As cerca de 600 poltronas do Teatro da Escola Sesc de Ensino Médio rapidamente foram ocupadas no fim da tarde de 13 de dezembro. Pais, mães, irmãos, avós, responsáveis e amigos dos 161 formandos e formandas da Turma 2015-2017 encheram o espaço de alegria e excitação para prestigiar a cerimônia de formatura dos jovens. Docentes e servidores da Escola também estiveram presentes.

A apresentação coube aos professores Mônica Corbucci e Milton Alves Jr., que conduziram toda a cerimônia. “Hoje é uma noite especial. É a celebração de uma nova passagem, dentre as muitas realizadas pelos nossos queridos formandos, que partem rumo a novas conexões”.

De início, os apresentadores saudaram os gestores do Departamento Nacional do Sesc, Carlos Artexes Simões, diretor-geral, e Claudia Fadel, diretora de Educação e também diretora da Escola Sesc. Representando o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, estavam sua esposa Graça Oliveira Santos e seu filho Marco Antonio Oliveira Santos. Diversos diretores de Departamentos Regionais do Sesc estavam presentes: os dos estados do Acre, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte (representado pelo gerente regional de Educação), Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe; bem como os presidentes da Fecomércio no Ceará, de Pernambuco e do Rio Grande do Sul.

Após as saudações iniciais, os mestres de cerimônia chamaram ao palco “a nova geração daqueles que farão diferença no mundo”. Os estudantes atravessaram a plateia iluminando tudo ao redor com largos sorrisos e ocuparam cadeiras no palco. Os primeiros oradores da noite foram os alunos Mateus Lemos (MG) e Marieli Fernandes (RS), que homenagearam aquele que primeiro vislumbrou a Escola Sesc: Antonio Oliveira Santos, presidente da CNC. “Tudo começou com um sonho: de mudar o país, de um futuro melhor… O senhor começou a pavimentar as vias da sociedade para o futuro. Todos nós, formandos, agradecemos ao senhor pela oportunidade de mudarmos o mundo – e a nós mesmos”. (Relembre a história da Escola Sesc na página do Centro de Memória)

O diretor-geral do DN, Carlos Artexes, recebeu homenagens proferidas pelos alunos Maria Laura Andrade (PE) e Lucas Amazonas (AM), “pelo engajamento na luta pela educação brasileira”. Ao subir ao palco, Artexes falou sobre o “momento mágico” que é a formatura, “no qual se decide rumos individuais e também da sociedade”, e deu conselhos aos jovens: “Sejam perseverantes. Vocês vão precisar disso na vida. E tenham tolerância. Esta Escola ensinou vocês a respeitar outros seres humanos. Não se esqueçam disso”.

Citando o poeta Cacaso (apelido de Antônio Carlos de Brito, 1944-1987) – “Toda felicidade é memória e projeto” –, os professores Mônica e Milton convidaram ao palco os oradores Gutemberg Sousa (PI) e Rafaela Pinheiro (PR) para render loas à diretora da Escola Sesc, Claudia Fadel. “Os dez anos desta Escola só foram possíveis porque há pessoas como você, que acreditam na educação como instrumento de transformação”. “Você é exemplo de força e luta que valoriza o papel da mulher em nossa sociedade”, elogiou Rafaela.

Em seu discurso de agradecimento, Claudia Fadel também celebrou a primeira década de existência da Escola: “São dez anos de muitas vivências e desafios, mas também de muitas realizações. Dez anos de tantas passagens e caminhos. Do sonho à concretude. Foi preciso coragem”. E também deu uma recomendação aos formandos: “Da passagem de um sonho ao outro, meus jovens, meu conselho é este: tenham coragem e confiança”.

Presença ilustre

Tão logo terminava suas palavras, Claudia Fadel exaltou a chegada de Antonio Oliveira Santos, que foi ovacionado de pé por formandos e plateia. “Meu coração está com vocês, jovens. Sejam muito felizes. Nos veremos proximamente”, disse o presidente. O aluno Gilmar Moreira (ES) fez um discurso de agradecimento ao criador da Escola Sesc: “Eu poderia falar em capixabês, mas prefiro falar na linguagem do amor e da gratidão – ao senhor e a todos os que fazem da Escola Sesc o melhor lugar do mundo”.

Os Departamentos Regionais do Sesc em todo o país receberam também os agradecimentos dos estudantes por meio das palavras de Luísa Klix e Bruno Bachmann (ambos do RS). “Os Regionais foram a ponte com nossos estados enquanto estivemos aqui, e por isso o sentimento de pertencimento que temos por nossos locais de origem se manteve intacto”.

Agradecimentos à equipe

Em seguida, os estudantes Igor Almeida (PE) e Laura Cruz (MG) dirigiram suas palavras de gratidão a todos os servidores da Escola Sesc – a “rede humana que trabalha incansavelmente para que nossa vida na Escola seja feliz”. Nomeando todos os setores que integram ou integraram o organograma da Instituição, Igor e Laura continuaram: “São verdadeiros heróis que ajudaram a mudar nosso mundo para que nós possamos mudar o mundo. Muito obrigado!”.

O gerente acadêmico, Luiz Fernando de Moraes; a gerente administrativo-financeira, Maria Elizabeth Ribeiro; e os coordenadores gerais de Vida Residencial, Luciano Moreira, e de Cultura, Leonardo Minervini, assim como os coordenadores de área – em especial a coordenadora da 3ª série, Edir Mello, receberam a gratidão e o carinho dos estudantes por meio dos oradores Gabriela Buzzi (SC) e Felipe Randel (AP).

Todos os docentes da Escola Sesc foram homenageados pelas palavras de Matheus Ishizuka (MT) e Izabela Costa (TO): “É incomensurável nossa gratidão. Vocês são aqueles em quem nos espelhamos diariamente, nosso porto seguro. Quantos diálogos, sorrisos e abraços compartilhados! Vocês nos mostraram o quão melhor nós podemos ser. Lembrem-se de nós como amigos dispostos a retribuir todo o bem que nos fizeram”.

Música e lágrimas

A voltagem da emoção aumentou ainda mais com o momento musical da noite, no qual a professora de Inglês Ligia Cavalcante cantou Se Todos Fossem Iguais a Você (de Tom Jobim e Vinicius de Moraes), acompanhada ao violão pelo professor de Música e coordenador de Artes, Juan Pablo Martin, e pelo professor do Projeto Uzina, Francisco Costa, ao saxofone. Enquanto a música rolava, estudantes distribuíram rosas vermelhas aos presentes.

Lina Augusta e Lucas Bruce (ambos do AM) pronunciaram palavras de agradecimento aos pais, mães e responsáveis. “Esperamos que vocês digam sim à nossa nova versão e que se lembrem de nossa essência. Nós sabemos que sempre haverá um caminho de volta para casa”.

Muitos dos 161 formandos da Turma 2015-2017 não contiveram as lágrimas com as palavras de Tarciso Monteiro (RN) e Ana Beatriz Soares (RJ), endereçadas aos colegas. “Só quem passou por estes voos sabe a conexão que nos une. Cada laço criado aqui se torna mais forte. Cada irmão não será esquecido”.

Solenidade e celebração

O juramento solene foi proferido pelos estudantes Tricsy Ramos (MS) e João Victor Bufáiçal (GO) – e repetido por todos os alunos presentes. “Juramos nunca esquecer de tudo o que aqui passamos”, dizia o texto. Em seguida, representantes da Escola e dos Departamentos Regionais subiram ao palco, em duplas, para a entrega simbólica dos diplomas a todos os formandos.

“Este momento singular contém em si a eternidade dos sonhos, projetos e realizações. Hoje, a Turma 2015-2017 encerra e inaugura um novo ciclo. Ficamos aqui, esperançosos de que vocês ajudarão a construir uma sociedade mais justa, pacífica e igualitária. Estamos aqui, de braços abertos, orgulhosos e confiantes de que cada um leva um pouco de nós para adiante”. Com estas palavras, os apresentadores Mônica e Milton encerraram a cerimônia de formatura, coroada com jogo de luzes coloridas, balões e chuva de papel colorido.

A celebração ainda prosseguiu noite adentro, com um jantar de gala no Restaurante, com a presença de toda a comunidade escolar, e show com a banda Rio Night Hits. Estudantes, pais e servidores dançaram com animação nos diversos estilos musicais – rock, pop, sertanejo, forró e samba, ritmo que encerrou a festa, por volta de 23h30. Entre abraços emocionados de despedida, a certeza de que, depois de embarcar no 15 e decolar no 17, é chegada a hora de viajar até o infinito.

Fotos: Jackeline Nigri

%d blogueiros gostam disto: