De 5 a 9 de fevereiro, aproximadamente 120 educadores de vários estados brasileiros reuniram-se na Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro, para participar do Formação Docente 2018, uma série de atividades voltadas ao aprimoramento profissional dos professores.

Docentes da Escola Sesc de Ensino Médio e educadores oriundos de Escolas Sesc no Amazonas, na Bahia, no Distrito Federal, em Goiás, no Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais, na Paraíba, no Paraná, em Pernambuco, Roraima, Santa Catarina e Tocantins foram recebidos, no Espaço Cultural Escola Sesc, às 8h da manhã de segunda-feira, para o início dos trabalhos.

O grupo foi recebido pelo diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, Carlos Artexes Simões, e pela diretora de Educação do Departamento Nacional e diretora da Escola Sesc de Ensino Médio, Claudia Fadel. Os gestores deram as boas-vindas e expressaram a alegria de receber os visitantes – tanto pela possibilidade da troca de experiências como pela oportunidade de estreitar e alinhar ainda mais os laços institucionais em âmbito nacional.

A primeira atividade do dia destinou-se a destacar a importância de iniciativas culturais no escopo de ações educacionais. As palestrantes Solange Utuari, escritora e mestre em Artes Visuais, e Pâmella Passos, doutora em História Social e professora do IFRJ, compartilharam suas experiências exitosas relacionadas à Cultura e Educação.

Após apresentação do coordenador geral de Cultura da Escola Sesc, Leonardo Minervini, os docentes foram organizados em grupos de trabalho e convidados à uma tarefa prática. A partir de cenários e orçamento definidos, montar uma programação cultural que dialogasse com os temas sugeridos: Unesco: década internacional dos afrodescentes (2015-2024); Unesco: patrimônio material e imaterial; Direitos humanos, diversidade e sexualidade; Identidade, pertencimento e sociedade; e Juventudes, tecnologia e meio ambiente. Os grupos e seus mediadores trabalharam até 16h, quando retornaram ao Espaço Cultural para a apresentação dos resultados.

As atividades prosseguem até dia 9, sexta-feira, com uma agenda intensa de programações. Além de trabalhos práticos e trocas de experiências, estão agendadas palestras com a diretora do Núcleo de Educação do Grupo Editorial Nacional, Andrea Ramal (com o tema Metodologias Ativas); a integrante da Associação Brasileira de Monitoramento e Avaliação, Thereza Penna Firme (tema Avaliação quantitativa com foco na aprendizagem); e a diretora do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Uerj, Eloiza Gomes (tema Aprendizagem criativa). O encerramento do Formação Docente 2018 ocorre com uma apresentação artística do grupo Jongo da Serrinha.

Confira, a seguir, fotos dos trabalhos em grupo e das apresentações.