INFORMAÇÕES GERAIS

Com o objetivo de expandir horizontes e aguçar a percepção e a atuação crítica dos agentes culturais do seu entorno (regiões administrativas de Jacarepaguá e Cidade de Deus, no Rio de Janeiro), a Escola Sesc de Ensino Médio amplia suas ações em 2018 e abre inscrições para que agentes locais possam participar da Qualificação Profissional em Produção Cultural.

Serão disponibilizadas 15 (quinze) vagas. A participação no processo seletivo é gratuita, bem com a participação nas aulas.

O processo seletivo ocorre em três etapas: Habilitação (eliminatória), Pré-seleção (eliminatória) e Entrevista (classificatória).

O curso tem duração de 160 horas, sendo 140 horas de aulas presenciais e 20 horas de atividades complementares. As aulas ocorrem na Escola Sesc de Ensino Médio, aos sábados, de 17 de março a 17 de novembro de 2018, das 8h às 13h30 (com intervalo de 30 minutos).

A Escola Sesc de Ensino Médio não se responsabiliza por quaisquer despesas de deslocamento, alimentação ou aquisição de materiais didáticos.

PÚBLICO-ALVO
Agentes diversos (produtores, artistas, animadores, mediadores, pesquisadores, educadores etc.) que atuem na área cultural e queiram adquirir formação inicial sobre as diversas linguagens artísticas e sobre as práticas no campo da produção cultural.
OBJETIVOS E METODOLOGIA

A Qualificação Profissional em Produção Cultural é um curso de curta duração, focado nos aspectos práticos da profissão, que busca proporcionar aos alunos um contato inicial com as diversas realidades do cotidiano de um produtor cultural.

São objetivos do curso:

– ampliar o repertório dos alunos sobre as diversas linguagens artísticas;
– propiciar uma atualização acerca do cenário cultural brasileiro;
– discutir critérios e processos de curadoria e programação;
– apresentar processos de planejamento estratégico e elaboração de projetos culturais;
– apresentar práticas sobre produção executiva.

O curso consiste de aulas expositivas, participativas e dialógicas, abordando conceitos e práticas e propondo exercícios e vivências. Também fazem parte do processo a interação com profissionais da área, a realização de dinâmicas e simulações, a utilização de vídeos e a participação em atividades externas.

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A avaliação do curso será feita de maneira contínua e permanente. Todo o material produzido em aula será avaliado, assim como o envolvimento e a participação dos alunos com as atividades propostas. Além disso, para ser considerado aprovado o estudante deve obter pelo menos 75% de frequência sobre o total da carga horária proposta.
PROCESSO SELETIVO 2018

PRÉ-REQUISITOS

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá:

  1. Ser maior de idade. Caso seja selecionado para a entrevista, deverá apresentar documento oficial com foto e data de nascimento (RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho);
  2. Residir e/ou desenvolver ações culturais nas Regiões Administrativas de Jacarepaguá e/ou da Cidade de Deus. Caso seja selecionado para a entrevista, deverá apresentar uma das opções abaixo:

2.1. – Residentes: conta de luz/gás/telefone ou declaração da associação de moradores; 2.2. – Agentes culturais: declaração da associação de moradores ou de instituições vinculadas às ações desenvolvidas ou registros de ações desenvolvidas (materiais de divulgação impressos ou online, vídeo-registro, clipping etc.).

  1. Possuir vivência na área cultural compatível com a proposta do curso, comprovada por meio de apresentação pessoal e declaração de intenção escrita (limite de 2.000 caracteres) ou em vídeo (máximo de 2 minutos). Se o candidato optar pela versão escrita, deverá preencher a declaração no formulário de inscrição. Caso opte pela versão em vídeo, deverá informar no formulário um link válido para acesso ao vídeo online.
  2. Ter ciência integral da proposta, por meio da leitura desta apresentação do curso e das regras do processo seletivo contifas nesta página.
INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e serão realizadas somente pela internet, no período de 7 a 21 de fevereiro de 2018, pelo formulário online disponível aqui.

SELEÇÃO

O processo seletivo será realizado em três etapas:

1ª Etapa – Habilitação (eliminatória)
Verificação se o candidato preencheu a ficha de inscrição corretamente e cumpre os pré-requisitos estabelecidos neste edital.

2ª Etapa – Pré-seleção (eliminatória)
Avaliação da carta ou vídeo de apresentação, considerando a atuação do candidato na área cultural, sua relação com a região em que atua e suas expectativas sobre o curso.

3ª Etapa – Entrevistas (classificatória)
Os candidatos pré-selecionados na 2ª etapa serão convocados para uma entrevista, a fim de identificar sua adequação ao perfil do curso. A convocação será realizada por e-mail, no dia 28 de fevereiro de 2018. As entrevistas serão realizadas no dia 3 de março de 2018.

RESULTADOS

Os alunos selecionados serão convocados por e-mail, no dia 10 de março de 2018. Caso haja desistência, o Espaço Cultural Escola Sesc de Ensino Médio poderá, a seu critério, convocar candidatos suplentes.

Os resultados do presente processo seletivo serão válidos apenas para o preenchimento das vagas estipuladas nesta convocatória, não havendo, em hipótese alguma, reserva de vagas para processos futuros.

MATRÍCULA
No dia 17 de março de 2018, para efetivação da matrícula e acesso à primeira aula, os alunos selecionados deverão assinar o termo de compromisso no qual se comprometem a seguir as normas da Escola Sesc de Ensino Médio, colaborar para o bom andamento da qualificação e frequentar o curso com assiduidade ao longo dos oito meses de aula.
PENALIDADES
Caso o aluno apresente frequência ou rendimento inferior a 75% do programa proposto, ficará impedido de participar das ações de formação da Escola Sesc de Ensino Médio pelo período de 18 meses, salvo casos excepcionais, desde que apresentada e comprovada justificativa de força maior.
DISPOSIÇÕES GERAIS

A Escola Sesc de Ensino Médio reserva-se o direito de prorrogar o processo seletivo, alterar datas e horários ou cancelar as turmas, com aviso prévio aos candidatos, por eventuais necessidades.

Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio.

Rio de Janeiro, 7 de fevereiro de 2018. 

Coordenação Geral de Cultura
Escola Sesc de Ensino Médio

%d blogueiros gostam disto: