O Espaço Cultural Escola Sesc se iluminou de sorrisos e olhos curiosos na manhã de 9 de março para o evento de abertura do ano letivo 2018. Cento e sessenta novos estudantes da 1ª série, recém-chegados de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, se uniram aos veteranos da 2ª e 3ª séries – assim como equipes gestora, pedagógica e administrativa da Escola Sesc de Ensino Médio, além de visitantes do Departamento Nacional – e lotaram a plateia do Teatro.

A coordenadora de Comunicação, Renata Wagner, deu as boas-vindas a todos, em nome de toda a comunidade escolar, saudando especialmente os calouros: “Nossas boas-vindas mais do que especiais aos recém-chegados alunos da 1ª série, novos membros da nossa comunidade. Recebemos todos e todas com muito carinho”.

Depois da execução do Hino Nacional Brasileiro, a mestre de cerimônias convidou ao palco a diretora de Educação do Departamento Nacional do Sesc e diretora da Escola Sesc, Claudia Fadel. Em sua fala, a diretora convidou os veteranos a dizerem com ela a missão da Escola – Educar jovens brasileiros para a autonomia intelectual, criatividade e compromisso social – e acrescentou: “Isso, para nós, todos os dias, significa comprometimento com uma educação de excelência que encaminhe os jovens para uma vida plena, tanto no âmbito profissional como no pessoal. Uma vida que tenha como base valores sólidos como ética, cidadania, respeito, criatividade, justiça e afetividade”.

A diretora expressou seu carinho pelos jovens: “Eu e toda a comunidade escolar estamos de braços e corações abertos para acolher nossos estudantes, novos e veteranos. Que o dia de hoje marque mais um passo em direção a um futuro cheio de realizações”.

Após aplausos acalorados, a diretora deixou o palco e deu espaço para uma convidada: a professora e psicóloga Thereza Pena Firme. PhD em Educação e Psicologia da Criança e do Adolescente pela Universidade de Stanford (EUA), a palestrante revelou nunca ter falado para uma plateia tão grande e alegrou-se por ver o Brasil inteiro representado na Escola Sesc.

Esbanjando simpatia e bom-humor, e contando várias histórias pessoais, Thereza falou para estudantes e docentes sobre o processo educacional, com foco no processo de avaliação, apresentando a mudança de paradigma que novos modelos avaliacionais trazem para o fazer pedagógico: “Hoje não há mais espaço para uma avaliação impositiva. É fundamental que o professor negocie com o estudante. Para isso, é preciso que o docente observe com atenção e conheça seus alunos, e que os jovens tenham coragem de buscar o diálogo”. Os aplausos à convidada foram longos e carinhosos.

Renata Wagner subiu novamente ao palco para concluir o evento e dar o pontapé inicial no ano letivo de 2018: “Encerramos nossa apresentação com o desejo de que este evento seja o marco inicial de mais um ano intenso e repleto de conquistas. Bom ano para todos nós!”