Além de todas as descobertas com as quais os estudantes da 1ª série vêm se deparando desde que chegaram à Escola Sesc de Ensino Médio, o primeiro domingo de abril (dia 8) teve ainda mais novidades para os jovens: a realização de uma Domingueira Artística, atividade mensal promovida pela Coordenação-Geral de Cultura.

Criada com o intuito de fortalecer o sentimento comunitário por meio de práticas de convivência e sociabilidade, a Domingueira de abril consistiu em passeios a dois locais da região de Jacarepaguá com grande importância histórica e arquitetônica: a Colônia Juliano Moreira e a Igreja Nossa Senhora da Penna.

Os estudantes, agrupados por tutoria, foram organizados em dois grupos para uma saída na parte da manhã e outra à tarde, sempre na companhia de educadores.

Além de conhecer melhor sobre o entorno da Escola Sesc, os alunos e alunas puderam apreciar a riqueza arquitetônica dos dois sítios. Antigo hospital psiquiátrico da União, a Colônia Juliano Moreira, com uma área do tamanho do bairro de Copacabana (sete milhões de metros quadrados), remonta aos séculos XVIII e XIX, quando era ocupada pela fazenda Engenho Novo. Em 2000, em meio à reforma psiquiátrica no Brasil, passou para a administração do município do Rio de Janeiro. Hoje, os seus pavilhões históricos, o aqueduto e os casarões são praticamente ruínas à espera de restauração – exceção é a Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, do século XIX, reformada por iniciativa dos moradores que habitam a vila existente na região. (leia mais)

Já a Igreja de Nossa Senhora da Penna, fundada em 8 de setembro de 1661 (uma das mais antigas da cidade), fica no cume de uma colina de 170 metros de altura, circundada pelos maciços da Tijuca, da Gávea e pelas serranas de Guaratiba, e de onde se descortina uma ampla visão de Jacarepaguá. A ladeira de acesso é íngreme – construída pelos escravos – e calçada em pedras pé de moleque. Mesmo após algumas reformas, a igreja ainda é a mesma e foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. (outras informações)

Concurso fotográfico

Para sensibilizar o olhar estético dos jovens e incrementar a atividade, os organizadores da Domingueira Artística propuseram um concurso fotográfico intitulado Um olhar para o patrimônio cultural de Jacarepaguá. A ideia era publicar no Instagram fotos tiradas pelos alunos com seus celulares, usando a hashtag #domingueiraartistica. Cada equipe poderia publicar até dez fotos, identificando, na descrição, a qual tutoria pertencia. A publicação deveria ocorrer no mesmo dia da atividade.

Até às 13h20 do dia 12/4, foram escolhidas as seis fotos mais curtidas, de todas as equipes: três fotos do grupo matutino e três do vespertino. As imagens selecionadas foram publicadas no perfil da Escola Sesc no Instagram, expandindo os resultados da atividade também para familiares e amigos dos estudantes.

%d blogueiros gostam disto: