As poltronas do Teatro da Escola Sesc foram ocupadas, na manhã de sábado (28 de abril), por aproximadamente 60 integrantes da ONGs Bandeirantes Já, de Vargem Pequena, e Associação das Agentes Educadoras Comunitárias de Saúde (AECS), de Jacarepaguá. Os visitantes, somados aos cerca de 165 estudantes da 1ª série da Escola, participaram do seminário Cultura, Educação e Transformação Social.

O encontro foi uma ação do Projeto Social da Escola Sesc, cujo objetivo principal é formar uma rede de trocas entre os estudantes e moradores das comunidades do entorno da Escola, por meio de debates e outras atividades ligadas a cultura e educação.

Público no Teatro

O rapper, produtor cultural e comunicador Nyl MC deu início ao evento com uma apresentação musical. Em seguida, foi exibido o curta-metragem Favela que me viu crescer, feito em 2017 pelo coletivo Cafuné na Laje, com argumento de Leo Lima, pesquisa de JV Santos e Leo Lima, e direção de Paula Morena.

Nyl MC voltou ao palco para um debate, que contou com a participação de três convidados: Débora Vieira, educadora comunitária e gestora da ONG Bandeirantes Já, que desenvolve atividades de formação e ação sociocultural com crianças, jovens e adultos da comunidade Cesar Maia, em Vargem Pequena; Ricardo Fernandes, ator, professor e um dos fundadores do grupo cultural Os Arteiros, que promove atividades de formação artística, social e cultural para crianças e adolescentes da Cidade de Deus; e Gabriel Guedes, ex-aluno da Escola Sesc e participante do Projeto Social como egresso, graduando em História na PUC-Rio e estudante de Teatro na Escola Martins Penna.

Participantes do debate