Vinte e cinco espetáculos, sete oficinas, dois intercâmbios entre grupos e um debate, movimentando 24 diferentes agrupamentos artísticos de todas as regiões brasileiras: esta é a síntese da programação do Festival Palco Giratório, que ocupa o Espaço Cultural Escola Sesc durante o mês de maio. Ação do Sesc em âmbito nacional, o Palco Giratório tem a Escola Sesc de Ensino Médio uma das sedes cariocas, com programação gratuita e variada – peças, performances e espetáculos de dança e de circo – de 2 a 30 de maio.

A primeira atração do Festival (dia 2, às 19h30) veio de São Paulo: foi a peça-show Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens. Criada pelo Coletivo Negro, o espetáculo faz uma homenagem ao legado dos Racionais MCs e rendeu a Jé Oliveira, um dos fundadores do grupo, a contemplação no 6º Prêmio Questão de Crítica, em 2017.

Aproximadamente 300 pessoas prestigiaram a noite de abertura, entre as quais estavam nomes conhecidos na área teatral, como o crítico Gilberto Bartholo (do blog O Teatro Me Representa) e a produtora cultural Ana Luisa Lima (curadora do Prêmio Shell), bem como profissionais de comunicação, como Carla Ficcos (CDD Acontece) e Valéria Barbosa (jornal CDD Por Quem Vive). Além de estudantes da Escola Sesc, assistiram ao espetáculo alunos de escolas parceiras, convidados por meio do projeto Público Dirigido: CAIC Euclides da Cunha, do Rio das Pedras (38 pessoas, entre docentes e estudantes do Ensino Médio) e Escola Municipal Pio X, do Tanque (46 pessoas ligadas a EJA).

Público no teatro da Escola Sesc

Além dos espetáculos, oficinas e debate gratuitos e abertos à comunidade integram a agenda de atrações. A programação completa, bem como os formulários de inscrições para as oficinas, está disponível no site da Escola Sesc.

Sobre o Festival

Desde 1998, o Palco Giratório é reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio de artes cênicas. O projeto intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, bem como promove (com oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras) trocas de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o país e gerando emprego e conhecimento. Saiba mais no site do Festival.

Cena da peça-show “Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens”