Desenvolver nos estudantes o apreço pela pesquisa científica é resultado de um processo constante de descobertas em Ciências, que deve ser orientado pelo corpo docente e incentivado por toda a comunidade escolar. Na Escola Sesc de Ensino Médio, o Programa de Iniciação Científica (PIC) é parte especial do currículo.

Entendendo a pesquisa como princípio pedagógico indispensável, o PIC visa contribuir para o surgimento, nos estudantes, de atitude investigativa e curiosa diante do mundo, por meio da oferta de atividades acadêmicas formais às turmas de 1ª e 2ª série. As aulas, especialmente elaboradas, têm foco em pesquisa científica e práticas de investigação. Os jovens que desejam prosseguir com seus projetos de pesquisa ao longo da 3ª série podem tornar-se bolsistas do Programa Jovem Praticante, e contar com a orientação de professores especializados e o apoio da Instituição.

O mês de maio foi intenso para alguns dos estudantes da 3ª série que desenvolvem atividades de iniciação científica. No dia 8, o grupo composto por Vinícius Bórtoli, Felipe Rangel e Gabriel Santana, e orientado pela professora Andréa Lacerda, realizou visita técnica ao meliponário – coleção de colmeias de abelhas sem ferrão (meliponíneos) – do Jardim Botânico de Rio de Janeiro.

Guiada pela responsável pelo Laboratório de Fitossanidade do JBRJ, Maria Lucia Moscatelli, a atividade proporcionou orientação técnica à equipe, cujo objetivo é, por meio da Educação Ambiental, sensibilizar acerca da importância da conservação das espécies nativas sem ferrão, estimular práticas ecológicas e incentivar a integração entre ciência e sociedade.

Também em maio, os alunos Maurício Pereira, Gabryel Azevedo, Bruno Castro, Eric Gomes e Lucas Schaedler, orientados pelo professor Charles Pimentel, tiveram o trabalho Programação visual em blocos e letramento digital: uma investigação realizada por meio de um Programa de Iniciação Científica na Educação Básica aceito para apresentação no 3º Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018), que ocorrerá em Fortaleza, de 5 a 8 de junho deste ano.

O Ctrl+E 2018, cujo tema este ano é Cultura maker na escola: fazendo uma nova educação com tecnologias digitais, é um evento científico que tem por objetivo reunir professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais da Educação interessados na Informática como apoio ao ensino e à aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento. O trabalho dos alunos da Escola Sesc será apresentado no dia 7 de junho.

O Programa de Iniciação Científica prossegue ao longo de 2018. Nos encontros semanais, os professores orientadores aprofundam a bibliografia e avançam no aprimoramento das metodologias e análise de resultados. Em novembro, os trabalhos dos estudantes serão apresentados oralmente no Fórum Científico, que ocorre anualmente no campus da Escola Sesc.