Ao infinito e além. Foi com essas palavras que Maria Elizabeth Martins Ribeiro, gerente administrativo-financeira da Escola Sesc de Ensino Médio, finalizou sua fala no evento de lançamento da campanha Escola Sesc Nossa Casa, ocorrido na tarde de quarta-feira, 13 de junho, em um teatro lotado de estudantes, docentes e funcionários.

As estrelas principais da tarde, no entanto, foram os egressos Ananda Marques, Lucivânia Oliveira e Lucas Sperb. Os ex-estudantes voltaram à Escola Sesc como especialistas convidados nas áreas de Ciências Políticas, Biologia e Tecnologia, respectivamente, para proferir palestras com o tema Comunidade global: ontem, hoje e amanhã, a fim de apresentar um panorama sobre quem somos e o que estamos fazendo no mundo.

Ananda falou sobre a presença do mito em diferentes culturas. Lucivânia dividiu seus conhecimentos sobre a Teoria do Caos sob a ótica do meio ambiente. E Lucas apresentou novidades tecnológicas e a relação humana a partir dos novos gadgets.

Além de esbanjar conhecimentos, os jovens emocionaram a comunidade escolar ao testemunhar como a Escola Sesc é um espaço mágico e transformador para quem nela mora, estuda e/ou trabalha.

“Esta Escola é, para mim, o que eu reconheço como mais próximo do sagrado. É meu templo. Aqui me sinto segura, amada e protegida. Por isso, defendo esse projeto com toda a minha força. Esses alunos que hoje estão aqui são o meu legado”, disse piauiense Ananda, que ingressou na Escola na primeira turma, em 2008.

Gratidão também surgiu nas apresentações seguintes. “Obrigada pela oportunidade de poder voltar a esse lugar, que sempre será nossa casa, para falar com os novos moradores”, disse a acreana Lucivânia, dona da matrícula 001. O gaúcho Lucas – aniversariante do dia seguinte – também agradeceu: “Obrigado por nos darem essa experiência de presente. Energias recarregadas!”.

Após as apresentações dos convidados, Renata Wagner, coordenadora de Comunicação da Escola Sesc, apresentou a razão do encontro: a campanha de comunicação Escola Sesc Nossa Casa, cujo principal objetivo é despertar a consciência de toda a comunidade escolar acerca da importância de cuidar do campus, do patrimônio, do meio ambiente e das pessoas. “Sustentabilidade, consumo consciente, responsabilidade e mudança são algumas palavras que vamos ouvir ao longo dessa campanha, que vai nos acompanhar por alguns meses”, disse.

Ao fim das apresentações, toda a comunidade recebeu garrafinhas (squeezes) feitos de fibra de coco, com menor impacto ecológico em sua produção e destinadas à diminuição do consumo de copos descartáveis na Escola.

Escola, doce lar

Dividida em quatro meses não consecutivos, a campanha Escola Sesc Nossa Casa começa com o mote Escola, doce lar. A ideia é sensibilizar cada um para que cuidado seja a tônica em relação às atitudes nesta grande escola-casa. Cuidar, amar, respeitar e pertencer são algumas das palavras-chave que nortearão todas as ações de comunicação que vão ocorrer ao longo do ano.

A mensagem encontrou emissores apropriados naqueles que vivenciaram a Escola Sesc no seu início e retornam ao campus uma década depois da formatura. O olhar cheio de gratidão pelos frutos que colheram desde que pisaram aqui pela primeira vez emocionou a todos que presenciaram o início dessa campanha de comunicação. A cada um que faz parte desse espaço cabe entender o próprio papel nas mudanças de hábito – atitude fundamental para cuidar e preservar a Escola Sesc, nossa casa.

 

%d blogueiros gostam disto: