Na noite do dia 14 de junho, a Biblioteca da Escola Sesc de Ensino Médio sediou o lançamento de dois livros publicados pela Editora Senac São Paulo: Educação Profissional no Brasil: Síntese Histórica e Perspectivas, de Francisco Aparecido Cordão Francisco de Moraes, e Currículos Integrados no Ensino Médio e na Educação Profissional: Desafios, Experiências e Propostas, de Francisco de Moraes e José Antônio Küller.

Muito sorridentes, os autores receberam cerca de 150 convidados, entre funcionários e gestores dos Departamentos Nacionais do Sesc e do Senac, professores e gestores da Escola Sesc e educadores de diferentes instituições de ensino. O espaço recebeu ainda gestores de vários Departamentos Regionais do Senac, que participavam do Encontro de Diretores de Educação Profissional da Instituição.

Entre os presentes estavam Carlos Artexes, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc; Claudia Fadel, diretora de Educação do Sesc DN e diretora da Escola Sesc; Robson Pereira da Costa, diretor de Administração e Finanças; Cynthia Rodrigues e Edna Sá Ambrosio Mayrink, gerentes de Educação e de Infraestrutura e Serviços do Sesc DN; Luiz Fernando de Moraes e Maria Elizabeth Martins Ribeiro, respectivamente gerente acadêmico e gerente administrativo-financeira da Escola Sesc. Do Departamento Nacional do Senac vieram, entre outros, Eladio Asensi Prado, secretário especial da direção geral; Antonio Henrique Borges, assessor de Relações Institucionais; Ana Beatriz Waehneldt e José Carlos Cirilo, diretores, respectivamente, de Educação Profissional e de Operações Compartilhadas.

Ao longo do evento, estudantes da Escola Sesc de Ensino Médio, participantes do Projeto Bandas, fizeram apresentações musicais e abrilhantaram o momento com um repertório de clássicos internacionais e da MPB. Mostraram seus talentos o tocantinense Rafael Noleto (violão), o sul-mato-grossense Alexandre Diniz (contrabaixo elétrico), o goiano João Rasmussem (violão) e o sul-mato-grossense Arthur Diniz (flauta), da 1ª série; o paraense Hugo Maia (sax e flauta), o goiano Marco Junio (violão de sete cordas) e o catarinense Mauri Dutra (acordeom), da 2ª série; e o capixaba Matheus Rongetta (percussão), da 3ª série do Ensino Médio.

Em um agradável momento de integração, a atividade trouxe para a Escola Sesc de Ensino Médio seu antigo conselheiro, o Professor Cordão, mais uma vez compartilhando de seus conhecimentos e rendendo-lhe uma merecida homenagem.

Publicações de relevância

A mais importante premiação editorial brasileira – Prêmio Jabuti – elegeu Currículos Integrados no Ensino Médio e na Educação Profissional, de Moraes e Küller, como ganhadora na terceira colocação da categoria Educação e Pedagogia em sua 59º edição.

Já a obra Educação Profissional no Brasil, dos professores Cordão e Moraes, apresenta um panorama histórico da educação profissional no país, identificando os componentes culturais e as políticas vigentes em cada período, bem como seu reflexo no mundo globalizado contemporâneo.

Com décadas de dedicação à educação e à política pública, os três autores aplicaram suas experiências e conhecimentos em significativas análises da educação profissional e das condições de ensino oferecidas no Brasil.