Tantos povos, muitas raças, diversas culturas… Para aprofundar as discussões sobre questões ligadas à diversidade étnica e cultural de povos, grupos e nações do Brasil e do mundo, o projeto Venturas promove, na Escola Sesc de Ensino Médio, em três quintas-feiras de junho (dias 14, 21 e 28), atividades culturais e formativas que ampliam debates sobre os modos de vida, línguas, territórios e expressões culturais destes povos.

Esta primeira edição oferece uma programação com atividades que trazem à tona essa rica e complexa temática, a partir da imagem de três povos em suas relações com a terra: os “donos da terra”, os povos originários, indígenas, quilombolas e demais populações e comunidades tradicionais do Brasil; os “povos em busca de uma nova terra”, as populações migrantes, que buscam construir novas vidas e histórias em outros territórios; os “povos cuja terra foi negada”, grupos e populações em situação de refúgio, em virtude das crises humanitárias, guerras, perseguições políticas e graves violações de direitos humanos.

A partir do encontro dessas diferentes narrativas e trajetórias, o Espaço Cultural Escola Sesc proporciona um profundo diálogo entre cultura e educação, orientado pela valorização da diversidade cultural, o fortalecimento do direito à cultura e a promoção do diálogo intercultural, por meio do debate sobre questões culturais e políticas da contemporaneidade.

Todas as atrações têm entrada gratuita, com distribuição de ingressos 1h antes de seu início.

 

PROGRAMAÇÃO

14 de junho
16h às 18h | Teatro

Debate Territórios físicos e simbólicos
Esta mesa de debate pretende discutir questões políticas e culturais, materiais e simbólicas, ligadas à manutenção de seus modos de vida. Aqui, as lutas por demarcação de terras e garantias de subsistência somam-se às políticas de salvaguarda de patrimônios imateriais e de práticas, hábitos e expressões culturais.

Participantes:

Michael Oliveira Baré é indígena Baré-Mawé, do Amazonas, professor de História e mestrando em História pela Uerj. Atuou no Centro Cultural Aldeia Maracanã (de 2009 a 2013).

Laura Santos é quilombola, formada em Pedagogia e militante em educação e cultura, com atuação em favor da educação no Quilombo do Campinho da Independência, em Paraty/RJ.

19h30 | Teatro

Sessão do filme Ex-Pajé
Documentário de Luiz Bolognesi, 2018. 80 min., livre

Um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois de seu primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca. No entanto, a missão evangelizadora comandada por um pastor intolerante é posta em xeque quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.

21 de junho
19h30 | Teatro

Show + bate papo com artistas Alma Síria (Síria) e Yannick Delass (República Democrática do Congo)

Encontro de trabalhos artísticos que, apesar das diferenças, compartilham entre si a experiência da criação que dialoga com suas raízes culturais em novos territórios.

Artistas:
O trio Alma Síria, composto por Myria Tokmaji (qanun), Abed Tokmaji (al oud) e Lucia Loxca (vocais), revela sons de sua terra natal por meio de instrumentos típicos da região e de canções entoadas em árabe. Com a guerra, o trio se refugiou no Brasil e a formação do grupo se tornou um manifesto da preservação da identidade dos três artistas, que buscam, com sua arte, quebrar preconceitos em relação às pessoas em situação de refúgio, mostrando a beleza da interculturalidade. O repertório é formado por canções tradicionais e antigas, além das músicas religiosas em aramaico.

Yannick Delass e sua banda trazem uma sonoridade única e original, fruto das andanças do artista entre Brasil e África. De origem congolesa e nacionalidade são-tomense, Yannick é compositor, cantor e guitarrista. Aos 20 anos de idade, deixou a República Democrática do Congo para conhecer o mundo e viver de sua música engajada. Em seu repertório dançante e contagiante, com as melhores músicas de seus três discos, Delass mistura blues, jazz, afrobeat, funk, reggae, rumba congolesa, soukous e sakadé.

28 de junho
16h às 18h | Teatro

Debate Fluxos, diásporas e direitos humanos
A partir do cenário de conflitos e embates globais em torno das crises migratórias e dos debates sobre etnicidade, diferença cultural e disputas por territórios, o encontro pretende promover um panorama crítico destes conflitos, com a participação de convidados que atuam nesta área por meio da pesquisa e do ativismo, assim como da vivência pessoal e trajetória de vida. 

Participantes:
Mariana Sacramento é graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio e mestre em Memoria Social pela UniRio. Faz parte da equipe de Vínculos Solidários no Cáritas Rio, trabalhando na mobilização de recursos da instituição.

Maria Elias El Warrack é venezuelana e está no Brasil desde 2015. Aqui, desenvolve um empreendimento de gastronomia árabe, com base em sua ascendência libanesa, e hoje expõe em feiras, produz jantares e atende encomendas.

 

19h30 | Teatro

Espetáculo Kaza, da Cia. Tecer Teatro

E se, de repente, você fosse obrigado a fugir do seu país, deixando para trás sua casa, sua família, levando apenas os pertences que consegue carregar? E se você não tivesse para onde ir? E se chegasse a um lugar onde ninguém consegue entender o que você fala, sente? A cada três segundos uma pessoa passa por situações similares, por causa de conflitos econômicos, políticos e sociais. Vivemos atualmente a mais grave crise de refugiados desde o fim da II Guerra Mundial, em 1945. De acordo com a ONU, são 75,6 milhões de pessoas fugindo de guerras, violência ou perseguição. Desse número de imigrantes 22,5 milhões são refugiados. Pessoas em situações de extrema adversidade como essas que perdem tudo, mas que, mesmo em meio ao caos, seguem lutando para manter a esperança e a dignidade inspiraram a criação deste espetáculo da Tecer Teatro, de Curitiba.

Direção e cenário: Cristine Conde. Idealização, produção e atuação: Fabiana Ferreira. Trilha Sonora: Tiago Constante. Preparação vocal: Edith de Camargo. Preparação corporal e coreografia: Carmem Jorge e Airton Rodrigues.

Duração: 45 minutos

%d blogueiros gostam disto: