Na tarde do dia 5 de julho, os estudantes da Escola Sesc de Ensino Médio, Marco Junio Godinho (2a série – GO), Mauri Dutra (2a série – SC) e Matheus Rongetta (3a série – ES), acompanhados pelo professor Juan Pablo Martin, visitaram a Creche Municipal Rio Novo Rio das Flores, situada na comunidade Rio das Pedras (RJ). A instituição atende 153 crianças.

O projeto anual da unidade é sobre Música Popular Brasileira e, a cada bimestre, um personagem da música brasileira é escolhido como fio condutor do trabalho junto aos pequenos. Neste trimestre, Luiz Gonzaga foi o homenageado. Além da obra musical do compositor e intérprete, toda riqueza da cultura nordestina foi trabalhada. Uma vez que a comunidade local é composta, na sua maioria, por descendentes de nordestinos, tal ação visa também o fortalecimento das relações de identidade e pertencimento. Objetivando o desenvolvimento integral dos estudantes, a escola busca promover, a cada culminância, vivências que propiciem experimentações concretas das criações musicais dos artistas escolhidos, contribuindo assim na construção significativa de conhecimento. Sabendo disso, os estudantes da Escola Sesc de Ensino Médio prepararam repertório com obras do compositor Luiz Gonzaga para serem apresentadas às crianças. A tradicional formação instrumental conhecida como “Trio Pé de Serra”: sanfona, zabumba e triângulo foi adaptada, uma vez que foram utilizadas duas sanfonas.

A atividade foi dividida em duas partes: primeiro, os três estudantes passaram de sala em sala da creche e, após ver e ouvir a execução de uma obra de Luiz Gonzaga, as crianças eram convidadas a investigar os instrumentos utilizados. As crianças tocaram nos instrumentos, experimentaram a produção sonora nos mesmos, e fizeram perguntas. A segunda parte da atividade consistiu em reunir todas as crianças para fruição do repertório preparado. A apresentação teve duração aproximada de 50 minutos. As crianças foram estimuladas a participar cantando e dançando. Os jovens da Escola Sesc avaliaram positivamente a ação, mencionando a relevância da mesma na formação cidadã, em consonância com a missão da Instituição, sobretudo, na dimensão do compromisso social.