Respeitável público! É com grande alegria que anunciamos a segunda edição do Som & Circo!

No retorno das férias de julho, a turma do Biribinha chega na Escola Sesc de Ensino Médio, trazendo diversas atrações para divertir, emocionar e festejar. Palhaçaria, mágica, música e muito humor prometem encantar e divertir toda a plateia.

Em 2018, a programação se amplia para sete dias, com espetáculos, intervenções, shows, oficinas, debate e cinema. Pegue sua pipoca e garanta seu lugar na arquibancada, o espetáculo já vai começar!

PROGRAMAÇÃO:

5 de agosto, domingo

15h – Domingueira Artística com aulão de malabares

Para entrar no clima circense, a Domingueira Artística promove uma aula aberta para que todos possam experimentar a prática de malabares.

*Atividade exclusiva para os residentes da Escola Sesc de Ensino Médio. Não requer conhecimentos prévios.

18h – A Sanfonástica Mulher-Lona | Lívia Mattos

A Sanfonástica Mulher-Lona não é apenas uma performance cênica circense: ela é o circo em si. É a charanga de uma mulher só. Vestida de picadeiro e lona de circo, em uma estrutura-vestimenta autônoma, a artista Lívia Mattos (e sua inseparável sanfona) realiza um miniconcerto ambulante. É uma intervenção em forma de instalação sonora que une o universo fantástico do circo com a harmonia da música. Um delírio ambulante.

 

 

19h30 – Gramophone 2000 | Palhaça Rubra

Lu Lopes, a Palhaça Rubra, apresenta Gramophone 2000, espetáculo de música e improviso totalmente interativo. Nesta obra, a artista só tem definida a primeira cena, na qual recebe o público com canções tocadas no Gramophone, em vinis rotação 78, e um texto inicial que localiza os presentes que o que está por vir será improvisado. Assuntos tecnológicos e do cotidiano dão o tom ao roteiro e fazem uma brincadeira bem-humorada sobre o mundo atual. Assim a palhaça começa a criação dos 50 minutos seguintes, reunindo música, dança e improviso. A dramaturgia é uma surpresa a todos – incluindo a artista.

 

6 de agosto, segunda

15h – Tudo por causa do Tobias | Turma do Biribinha

Nesta divertida trama, o Palhaço Biribinha vive um chefe de família que, um dia, resolve cair na farra com o seu melhor amigo. Só não esperava que sua amante fosse procurá-lo em sua própria casa. Uma comédia com muita bagunça e confusão.

*Atividade exclusiva para grupos agendados.

19h30 – CineCirco: O Palhaço, de Selton Mello

Benjamim (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José) formam a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Mas Benjamin passa por uma crise existencial e decide deixar o circo e mergulhar numa nova aventura para realizar um grande sonho.

 

7 de agosto, terça

15h – Palhaçaria Circo Show | CHAP – Companhia Horizontal de Arte Pública

Palhaçaria CircoShow é uma comédia de circo-teatro para toda a família. Premiada como melhor direção e melhor espetáculo infantil na 4ª edição do Fest & Arte Rio 2016, a história narra a aventura do Palhaço Trombada Trompete Trombone da Silva 3º e seus irmãos, os gêmeos acrobatas Arnaldo Rodolfo 23 e Arnaldo Rosário 24. Juntos, travam uma divertida batalha contra os monstros do mau humor.

*Atividade exclusiva para grupos agendados.

 

16h30 – Oficina de traquinagens em traquitanas, com Teófanes Silveira (Turma do Biribinha)

A arte da palhaçaria tradicional tem sob a lona sua mais forte forma de transmissão. Mas com os mestres, é possível adquirir alguns conhecimentos dessa arte secular. A oficina de traquitanas é uma oportunidade de o estudante aprender a confeccionar e utilizar elementos cênicos usados pelos palhaços tradicionais e, dessa forma, entender o efeito e o valor de cada uma delas para as cenas e para a construção do comportamento do palhaço.

Público-alvo: atores e palhaços

Duração: 4 horas

Número máximo de participantes: 10

Inscrições aqui.

18h30 – Jogo dos Magos | Grupo Fundo Falso

Cinco magos vestidos de preto propõem ao público um jogo de caça ao tesouro por meio da magia. Com os rostos cobertos e sem falar uma só palavra, os Magos Mudos das Sombras estão espalhados pelo espaço da intervenção. Cada um carrega pistas, envelopes e alguns objetos mágicos que indicam onde está o próximo mago. O objetivo do público-jogador é seguir as pistas para encontrar todos os Magos Mudos das Sombras e assistir a um efeito mágico diferente de cada um deles.

*Atividade exclusiva para os residentes da Escola Sesc de Ensino Médio. Não requer conhecimentos prévios.

8 de agosto, quarta

9h às 13h – Intercâmbio artístico

Com o objetivo de promover a troca de saberes entre artistas locais e convidados, a Turma do Biribinha, grupo homenageado no Circuito Especial do Palco Giratório 2018, participa de uma vivência artística com os integrantes da Chap – Companhia Horizontal de Arte Pública, que desenvolve trabalhos circenses na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

*Atividade exclusiva para os artistas convidados.

15h – Oficina de iniciação às acrobacias de solo, com Felipe Abreu e Romina Sanchez (Turma do Biribinha)

Nesta atividade, os participantes poderão ter contato com as primeiras noções, os jogos e o repasse das técnicas.

Público-alvo: iniciantes. Não requer conhecimento prévio.

Duração: 4 horas

Número máximo de participantes: 10

Inscrições aqui.

19h30 – Flamingos de Fuego Trio | The Pambazos Bros

Apresentado pelo conjunto cômico-músico-tropical Flamingos de Fuego Trio, o espetáculo apresenta cenas construídas sobre acurado repertório, a partir das técnicas de clown excêntrico, unindo música, humor, manipulações e mágicas. A instrumentação, em sua totalidade acústica, composta por contrabaixo, clarinete, maracas, acordeão e serrote, cria os timbres e as melodias capazes de transportar o público a um lugar de romantismo, ritmo e alegria. Uma festa para assistir e dançar!

 

9 de agosto, quinta

19h30 – Clov’s o Internacionável | Fabiano Peruchi – Teatro Lá nos Fundos

Clov’s, um palhaço falastrão e exigente, chega para executar sua grandiosa composição musical na apresentação de encerramento de sua turnê mundial. Entre interação com a plateia e jogo cênico, Clov’s, de forma lúdica, com muito humor e simpatia, transforma sua exigência no mais risível dos ridículos, mostrando que ser famoso é só um ponto de vista.

 

10 de agosto, sexta

15h – Magia | Turma do Biribinha

Produzir e dirigir um filme sem elenco e sem dinheiro? Só se for com magia! E assim começa a saga de um palhaço que é contratado para este desafio. Sem a mínima condição, mas também sem poder abrir mão da oportunidade, Biribinha usa velhos truques de mágica aprendidos no circo para fazer o filme e tentar colorir mais uma vez a sua vida, que estava meio sem cor. Nesta jornada, ele descobre que é dentro de si, mais precisamente em seu coração, que está a verdadeira fonte da transformação. Descobre que o amor, o riso, a fé e as brincadeiras podem levá-lo a uma jornada cheia de surpresas, divertidos momentos em que o público atua como elenco e o ajuda a vencer esse grande desafio.

*Atividade exclusiva para grupos agendados.


19h30 – O Circo Fubanguinho | Trupe Lona Preta
 

O Circo Fubanguinho é um espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. Na trama, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir a qualquer custo. O roteiro é uma sequência de cenas clássicas de palhaço, costuradas por amplo repertório musical que comenta, pontua e estranha as ações. A elaboração das palhaçadas e das músicas se baseia nas tradições populares, com ênfase nos aspectos sociais, históricos e políticos. A pesquisa preza por colher o mais saudável da tradição ou, para ser mais exato, extrair o núcleo sadio do senso comum.

 

11 de agosto, sábado

19h30 – Go East Orkestar

A alegria, a festividade e o caráter popular marcam os shows da Go East Orkestar (GEO) que, em 60 minutos de música, leva o público a uma viagem sonora pelos sons folclóricos dos Balcãs e do Leste Europeu, com uma pitadinha de brasilidade. Seja em apresentações em praças públicas, cortejos ou teatros para grande ou pequena plateia, suas performances são um convite à catarse coletiva: uma grande celebração ao som de músicas instintivas, inspiradas, alegres e extremamente vigorosas. Em seu repertório, a GEO apresenta músicas tradicionais da Europa Oriental, cheias de referências ciganas, eslavas, turcas e judaicas, e canções tradicionais brasileiras arranjadas no estilo folclórico do Leste Europeu, além de obras compostas pelos integrantes da banda.

[.$?*|{}() 0=”%91″ _i=”1″ _address=”1″ /][^; _i=”2″ _address=”2″ /][1 _i=”3″ _address=”3″ custom_padding=”0|undefined|undefined|undefined|false|false” /]

%d blogueiros gostam disto: