Na tarde de 25 de junho, o Teatro da Escola Sesc de Ensino Médio se encheu de meninos e meninas sorridentes, vestidos em trajes esporte fino e cheios de expectativa. A razão dos corações acelerados era a entrega do Troféu Transformadores Socioambientais, iniciativa que dá destaque a trabalhos realizados por estudantes da 1ª série, divididos em cinco categorias: Mídias e campanhas, ONGs, Política, Vídeo e Roteiro para professores.

Troféus Transformadores Socioambientais

O evento foi a culminância da primeira etapa do projeto O Nosso Vizinho Rio – Análise do Entorno, trabalho de campo que tem como objetivo analisar e diagnosticar os impactos socioambientais no Rio Arroio Fundo, que passa em frente à Escola Sesc. Realizado desde 2015, o trabalho busca conscientizar os estudantes sobre os problemas causados pelo forte impacto ambiental e capacitá-los para agir como agentes de transformação.

Este ano, pela primeira vez, os trabalhos – que envolvem saberes construídos em aulas de várias disciplinas, como Química, Física, Geografia, Artes, Biologia e Língua Portuguesa, e resultam em autonomia intelectual, pensamento crítico e criatividade – foram consolidados em um documento final.

+ Leia sobre a atividade do Dia Mundial do Meio Ambiente

Empoderados de conhecimento, cerca de 160 estudantes ocuparam as cadeiras do Teatro para conhecer os trabalhos destacados. A cerimônia de entrega dos troféus foi apresentada por vários docentes da Escola Sesc: Carla Rênes e Vinicius Carvalho (de Química), Claudio Spada e Fernando Ramos (de Biologia), Alex Dias e Marcelo Goulart (de Física), além da participação da coordenadora da 1ª série, Simone Xavier.

A primeira categoria a ganhar o Troféu Transformadores Socioambientais foi Mídias e campanhas, que propunha a criação de uma ação de comunicação – campanhas em redes sociais ou matérias em veículos tradicionais – voltada à conscientização da sociedade. O destaque na categoria foi dado ao trabalho Pesquisando e aprendendo, desenvolvido pelos estudantes André Vinicyus de Souza e Armando Júlio Bastos (turma 1I), Júllia Cristine Zanon, Luciano Endrigo Watthier e Ana Cecília Coêlho (turma 1J).

Professor Marcelo Goulart e o grupo do trabalho “Pesquisando e aprendendo”

A categoria ONGs visava ao desenvolvimento de ações que atraíssem a atenção de organizações não governamentais para as questões sociais decorrentes dos problemas ambientais do Arroio Fundo. Nessa categoria, ganhou destaque o trabalho River changers, elaborado pelos jovens Adrian Oliveira e Gabrielly Blasques (turma 1A), Luan Teles (turma 1B), Matheus Kaiky Brito (turma 1C) e Júlia Pereira de Souza (turma 1D).

Professor Cláudio Spada e o grupo do trabalho “River changers”

Incentivar a participação cidadã de todos, mesmo em um cenário de crise e falta de esperanças na política: esse era o foco dos trabalhos na categoria Política, que consistiam em cartas de apelo aos vereadores do município do Rio de Janeiro. O destaque foi para o trabalho Pró-Fundo, desenvolvido pelos estudantes Janryê Albarello Pacheco (turma 1F), Gabriel Batista de Souza, João Leonardo Larrosa e Gabriel Patrício Loiola (turma 1G), Albert Rodrigues, Carlos Eduardo Fernandes, Gabriel da Costa Lins e Raphaela Bianco Rodrigues (turma 1H).

Professor Alex Dias e grupo do trabalho “Pró-Fundo”

Na categoria Roteiro para professores, a proposta era a construção de roteiros didático-pedagógicos que possibilitem a reprodução da atividade realizada na Escola Sesc em outras instituições de ensino, disseminando uma boa prática. Ana Luiza Viterbino, Júlia Ferreira Nogueira, Millena Aguiar dos Santos, Nykolas Estrella e Regina Patrícia Silva do Bomfim (turma 1E), Caio Gabriel Vicentim (turma 1F) e Artur Paganotti Dal Molin (turma 1G) ganharam o troféu pelo Projeto Análise do Rio.

Professora Carla Renes e grupo do trabalho “Projeto Análise do Rio”

O último destaque entregue na cerimônia foi para a categoria Vídeo, que propôs a realização de um audiovisual para publicação em uma plataforma digital – atendendo à crescente demanda por informações no ambiente tecnológico. O destaque nessa categoria foi o trabalho Mac Arroio, elaborado pelos estudantes Alexandre Diniz, Iasmin Sousa, Júlia Peixoto, Letícia Pandolfi, Luís Honda, Marcio Pantoja (turma 1E), Alice Valiente Caetano, Ana Luiza Rezende de Souza, Arthur Diniz, Gabriela Pereira Karkow, Marcos Vinícius de Almeida (turma 1F) e Maria Eduarda Horta (turma 1G).

Grupo do trabalho “Mac Arroio”

Após a entrega dos troféus, a banda Aquele Projeto Lá, formada também por estudantes da 1ª série, encheu o Teatro com rock’n’roll e atitude. Até o professor Fernando Ramos entrou na dança e soltou a voz em Geração Coca-Cola, da Legião Urbana.

Banda Aquele Projeto Lá e o professor Fernando Ramos

Muitas palmas e gritos de comemoração marcaram uma cerimônia que, acima de tudo, premia a dedicação e o comprometimento de docentes e discentes em relação a um trabalho criativo no qual o conhecimento é construído multidisciplinarmente pelos próprios estudantes – e chega para ficar. Assim, ninguém sai perdendo: “Todos são vencedores”, decretou o professor Vinicius Carvalho.

Estudantes e docentes reunidos