De uma casa para outra. Assim sentiam-se muitos dos estudantes que ocuparam as cadeiras do Teatro do Espaço Cultural Escola Sesc na tarde de 1º de agosto. Na ocasião, realizou-se cerimônia oficial de boas-vindas aos jovens que voltavam das férias, em suas casas, novamente para a escola-residência e os estudos do segundo semestre letivo.

Teatro lotado de estudantes

Os cerca de 500 jovens foram acolhidos com o carinho de sempre por toda a comunidade escolar, bem como por representantes do Departamento Nacional do Sesc – entre os quais estavam Carlos Artexes, diretor-geral do Sesc DN; Claudia Fadel e Cynthia Rodrigues, respectivamente diretora e gerente de Educação.

A cerimônia foi aberta pela coordenadora de Comunicação da Escola Sesc de Ensino Médio, Renata Wagner, que convidou os presentes a ficarem de pé para a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, chamou ao palco o diretor Carlos Artexes. Ele relembrou sua trajetória profissional como docente e gestor educacional, e falou de sua felicidade por ver o campus novamente repleto de estudantes. O professor chamou ao púlpito Claudia Fadel, a quem se referiu como “mulher de força e positividade ímpares”.

Claudia Fadel e Carlos Artexes

Artexes comunicou que sua colega, a partir daquela data, não mais responde pela direção da Escola Sesc, passando a dedicar-se exclusivamente à Diretoria de Educação do Departamento Nacional. “Ela cuidará de outras tarefas, com a mesma competência e o mesmo comprometimento. Isso não é uma ruptura, mas um deslocamento”, completou.

Alegria, orgulho e gratidão

A contribuição de Claudia Fadel para a Escola Sesc de Ensino Médio começou no ano 2000, no qual, já servidora do Sesc, tornou-se gestora da implantação do campus. Quando a Escola começou a funcionar, em 2008, assumiu o posto de diretora da Instituição – cargo que ocupou por uma década.

“Tenho enorme alegria, orgulho e gratidão por ter podido contribuir para as vidas de tantos jovens como diretora desta Escola”, declarou Claudia, bastante emocionada. “A Escola Sesc é como um filho em minha vida”.

Artexes e Claudia, então, anunciaram o novo diretor da Instituição: Luiz Fernando de Moraes Barros, docente de Língua Portuguesa desde a fundação da Escola Sesc e, nos últimos meses, seu gerente acadêmico. “Vivo, neste momento, muitas emoções embaralhadas e verdadeiras – tão verdadeiras como o amor que sinto por esta Escola, na qual vivi as melhores experiências educacionais da minha vida”, disse o novo gestor ao subir ao palco e após receber uma longa e calorosa ovação dos colegas e estudantes presentes.

Luiz Fernando de Moraes

Luiz Fernando apresentou um pouco de sua história de vida – sua família e sua formação acadêmica, realizada em instituições públicas do Rio de Janeiro –, no intuito de tornar-se mais íntimo e aproximar-se ainda mais da comunidade escolar.

Autonomia intelectual, criatividade e compromisso social

“Ser diretor desta Escola é, antes de tudo, zelar pelo cumprimento da missão institucional”, declarou Luiz Fernando, remetendo-se à missão da Escola Sesc: Educar jovens brasileiros para autonomia intelectual, criatividade e compromisso social.

Após salientar a importância e a responsabilidade de todos os educadores deste campus – não apenas os docentes, mas todos os colaboradores –, o novo diretor falou do amor pelo ato de educar que vive em todos os membros desta comunidade escolar. E finalizou: “Não há aprendizado sem afeto, leveza, alegria, inovação, garra e parceria”. De mãos dadas, todos – gestores, funcionários, docentes e estudantes – iniciam mais um semestre da caminhada de sucesso da Escola Sesc.