“Qual é a importância de estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos estudantes?” – esta foi a pauta do #educa, programa produzido pelo canal MultiRio e transmitido ao vivo em 14 de agosto, às 12h30, pelo no canal 26 da NET e pela fanpage do programa no Facebook.

A apresentadora Flavia Lobo recebeu no estúdio Adriana Antunes, orientadora educacional da Escola Sesc de Ensino Médio, e Marisangela Siqueira, vice-diretora da Escola de Formação Paulo Freire, ambas no Rio de Janeiro, para um debate envolvendo questões como perseverança, empatia, comunicação não verbal, tolerância, entre outras, no ambiente escolar.

Adriana apresentou um breve retrato da realidade da Escola Sesc – considerada “um primor” pela apresentadora. “São muitos desafios para nossos estudantes: os acadêmicos, a saudade de casa… Uma das primeiras questões, assim que chegam, é lidar com a adaptação. São cerca de 500 jovens, de toda a Federação, que chegam ao campus e precisam aprender com a diversidade que pulsa aqui – até mesmo nos dormitórios, nos quais vivem com outras duas pessoas, com sotaques e crenças diferenças”, contou.

A orientadora educacional relatou também algumas das iniciativas da Instituição: “Questões como comunicação não-violenta e tomada de decisão são pensadas em aspectos múltiplos, não apenas no acadêmico. São feitas rodas de conversa, por exemplo, a partir de temas que os docentes e os próprios estudantes nos trazem. Essa e outras ações ocorrem esporadicamente. A Escola Sesc conta com uma equipe excelente, que tem uma escuta muito empática de nossos estudantes e está preparada e aberta para ajudar”.

O diretor da Escola Sesc, Luiz Fernando de Moraes Barros, comentou na rede social: “Tema essencial para o desenvolvimento das aprendizagens, em sentido ampliado e contextualizado. Agradeço à MultiRio pelo programa e parabenizo as convidadas. Adriana Antunes é uma excelente orientadora para as aprendizagens socioemocionais”.

O programa, que teve duração de 30 minutos, ainda pode ser assistido na fanpage da MultiRio no Facebook.

Adriana Antunes