O P.E.R.I.F.É.R.I.C.O – Dramaturgias Latino-americanas é um projeto que vem, desde 2011, publicando uma compilação de textos dramatúrgicos latino-americanos em edições bilíngues (espanhol e português), distribuídas sem fins comerciais. O objetivo é ampliar a oferta de textos dramatúrgicos procedentes de países da América Latina a estudantes, pesquisadores e profissionais das Artes Cênicas e da Literatura.

A 7ª edição (2018) contém quatro textos: Geni y el zepelin, do porto-riquenho José Luis Ramos Escobar, de 1993; Seis damas pecaminosas, do venezuelano Néstor Caballero, de 2010; Será Martes, do paraguaio Hugo Luis Robles, de 2015; Adicta al dramón, da equatoriana María Beatriz Vergara, de 2016 – obras que oferecem um vasto e diverso panorama da produção dramatúrgica na América Latina.

Uma programação* cultural e artística marca o lançamento da publicação, em 12 de setembro: palestra de abertura, leitura encenada dos textos publicados e a apresentação do espetáculo Dois amores e um bicho, do autor Gustavo Ott, texto publicado na primeira edição do projeto, em montagem da Notória Companhia de Teatro.

12 de setembro –  terça-feira

16h | Teatro (600 lugares)

Lançamento da publicação + Palestra de abertura, com Leonardo Munk 

Leonardo Munk é doutor em Teoria Literária pela UFRJ, com doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação na UniRio. Sua palestra trata do cenário contemporâneo da produção dramatúrgica latino-americana e, especificamente, sobre a circulação e tradução dessas obras no contexto brasileiro.

Haverá distribuição de exemplares para o público presente.

 

 

 

 

16h30 | Teatro (600 lugares)

Leitura encenada de trechos das obras Geni y el zepelin, Seis damas pecaminosas, Será Martes e Adicta al dramón. Direção de André Paes Leme e participação dos atores Ana Carbatti, Claudia Ventura, Natasha Corbelino, Rosana Reátegui e Alexandre Dantas.

19h30 | Teatro (600 lugares)

Espetáculo Dois amores e um bicho

Com texto do premiado dramaturgo venezuelano Gustavo Ott, o espetáculo narra a história de um pai de família que mata seu próprio cachorro a pontapés por achar que o animal é homossexual. O texto parte desse episódio para falar da violência, do preconceito e da intolerância que assolam a sociedade como um todo. O espetáculo mostra que também somos capazes de cometer atrocidades em nome de uma moral preestabelecida.

Dois amores e um bicho estreou em julho de 2017 no Sesc Copacabana; foi selecionado para participar do 10º Festival Niterói em Cena; cumpriu temporada de sucesso durante todo o mês de abril de 2018 no Teatro Glauce Rocha, como parte da Ocupação Dramaturgias Contemporâneas; e foi selecionado para o 28º Festival de Inverno de Garanhuns (PE).

Ficha Técnica: Dramaturgia: Gustavo Ott | Direção: Danielle Martins de Farias | Elenco: Ana Moura, Carla Guidacci e Lucas Gouvêa | Direção musical: Felipe Habib | Movimento: Toni Rodrigues | Iluminação: Renato Machado | Cenário: André Sanches | Figurino: Raquel Theo | Realização: Notória Companhia de Teatro | Produção: Notórias Produções

Duração: 70 minutos | Classificação: 14 anos

*A participação é gratuita e aberta ao público em geral. Os ingressos serão distribuídos a partir de 1h antes do início de cada atividade.

Você pode confirmar sua presença e convidar seus amigos clicando aqui.

 

%d blogueiros gostam disto: