O Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados gerais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e as notas por escola. Das 20 instituições com maior Ideb do Brasil no ensino médio, somente duas são públicas: a Escola de Aplicação do Recife (FCAP UPE), da rede estadual; e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), que é federal e se localiza em Barbacena, Minas Gerais.

Esta é a primeira vez que o Ideb é calculado por escolas no ensino médio.

O Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos, a aprovação escolar e o aprendizado em português e matemática.

Os dados do Ideb, principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil representado numa escala de 0 a 10, são calculados a cada dois anos. Eles avaliam os períodos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio. Para compor o Ideb, O MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de fluxo, compilados pelo Censo Escolar.

Também foi divulgada a lista das escolas do estado do Rio de Janeiro, e a Escola Sesc de Ensino Médio aparece entre as primeiras. Motivo de orgulho para todos, o projeto inovador aliado ao compromisso social fazem de nossa Escola uma referência. Fazer parte desse projeto transformador é uma experiência única para estudantes, funcionários e residentes.

Entretanto, vale lembrar que os índices nacionais são preocupantes e que o país, infelizmente, está longe de alcançar os índices característicos da nossa realidade. Ainda é preciso muito trabalho e empenho de toda a sociedade para que outras escolas atinjam metas significativas.

Por isso, o Sesc, preocupado com o bem-estar social, acompanha e atua para desenvolver a educação no Brasil, seja ela formal ou informal, em seus Departamentos Regionais, atingindo comerciários (nosso público prioritário) e o público em geral.

Parabéns a toda a Comunidade Escolar por fazer da nossa Escola um dos melhores projetos de educação do país!