O Rei de Ramos, dias 23 e 24/11 no Espaço Cultural Escola Sesc

O Rei de Ramos, de Dias Gomes, é uma comédia musical carioca inspirada nas burletas e nas revistas da Praça Tiradentes, que fizeram muito sucesso até a metade do século XX. Uma verdadeira comédia de costumes que denuncia de forma bem-humorada os valores morais da sociedade. O enredo se passa no final da década 70, em torno dos protagonistas Mirandão e Brilhantina, banqueiros do bicho que disputam os pontos de jogo mais lucrativos da cidade. A peça move-se a partir de um eixo principal: o capitalismo e seu o poder determinante. A rivalidade dos bicheiros não impede o caso de amor que nasce entre seus filhos, Taís e Marcos. As canções da peça, que desempenham importante papel dramático, levam a assinatura de Chico Buarque de Holanda e Francis Hime. A realização pelos “Coletivos Artísticos” da Escola Sesc de Ensino Médio conta com a participação de 110 estudantes. O espetáculo possui trilha sonora executada, ao vivo, com a banda e Orquestra da Escola. A Cia. teatral, responsável pela proposta de encenação, desenvolveu as etapas da produção do espetáculo por meio das disciplinas que integram o currículo hackeado de Artes. Dessa forma, professores e alunos de Cenografia, Dança, Figurino, Música e Teatro Musical contribuíram para o processo de criação do espetáculo.

Sobre a montagem A peça foi desenvolvida a partir de algumas influências expressas na obra do autor, que nortearam as pesquisas históricas e estéticas como o jogo do bicho e sua relação com a máfia italiana, o carnaval e as escolas de samba, o teatro de revistas, o movimento tropicalista e os hippies. As conexões e distanciamentos com a obra “Romeu e Julieta” de William Shakespeare, como também o repertório de Chico Buarque de Holanda, guiaram nosso processo de ensaios.

Coletivos artísticos da Escola Sesc A Cia. de Teatro da Escola Sesc visa promover uma imersão num processo de prática de montagem que permita a ampliação do olhar estético do aluno, assim como a visão do funcionamento do mercado teatral, no Brasil. A ideia é capacitar o estudante tecnicamente na linguagem e fazê-lo compreender os diferentes campos e funções de trabalho na área das Artes Cênicas. A Orquestra Escola Sesc é formada por 34 estudantes residentes na Escola Sesc, das três séries do Ensino Médio, além de estudantes externos, participantes dos cursos de música oferecidos no Projeto Uzina – Laboratório de Artes. O conjunto é composto por cordas, madeiras, metais, percussões e sessão rítmica. O Coletivo de Moda e Arte é um espaço de criação e reflexão sobre moda sustentável, consumo consciente e produção artística, funcionando como um braço teórico e prático do Brechó Cabide. O principal objetivo é integrar os temas estudados nas disciplinas de Artes Visuais e de Moda para a elaboração de materiais que provoquem um pensamento crítico sobre a situação do planeta, sobretudo em relação à cultura do descartável.