Na nossa Escola, temos estudantes de todo o Brasil que se formam no 3º ano do Ensino Médio prontos para seguir diversos caminhos. Alguns retornam às suas cidades de origem, muitos mudam de estado, e outros vão para algum lugar fora do Brasil.

Pensando nisso, a Escola Sesc de Ensino Médio, por meio do programa Alumni, divulga a ação “ESEM no Mundo”, que consiste em compartilhar as trajetórias dos nossos ex-estudantes ao redor do globo. O sul-mato-grossense Caio Lima é um deles. Aos 24 anos, Caio é publicitário e jornalista formado pela PUC-Rio e atua como Executivo de Marketing, no Park Hyatt Dubai, localizado no Dubai Creek Golf & Yacht Club.

Na breve entrevista abaixo, Caio nos conta detalhes de sua trajetória e a importância da Escola Sesc de Ensino Médio na sua vida.

Você considera que ter estudado na ESEM foi importante para construir sua carreira?

Estudar na Escola Sesc de Ensino Médio me permitiu chegar onde eu estou. A educação integral, o ambiente multicultural, o ensino das línguas estrangeiras e as atividades extracurriculares são os diferenciais que eu jamais encontraria em outro lugar. O Festival de Criação Publicitária 2009 (FesCrip) foi o primeiro projeto de Comunicação e Marketing que eu realizei na vida; uma semente que germinou e se transformou numa carreira internacional. No FesCrip, eu descobri a imensidão do processo criativo, gestão de marca, estudos de público, texto, vídeo, fotografia, rádio, eventos, ativações e muito trabalho em equipe. O ensino intensivo da língua inglesa e espanhola me tornou um profissional diferenciado e com habilidades múltiplas. Ele me abriu muitas portas, que me permitiram estar em uma respeitada empresa multinacional, em uma unidade em Dubai – Emirados Árabes Unidos.

Como foi sua trajetória após se formar na Escola Sesc até chegar a Dubai?

Após me formar na Escola Sesc de Ensino Médio, em 2011, eu iniciei a faculdade de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na PUC-Rio, em 2012. Recém-chegado, ainda na terceira semana de aula, eu consegui meu primeiro estágio como repórter na Rádio Catedral FM, na Glória. Nesse momento, eu entendi como a comunicação social é uma ciência integrada e decidi fazer também a habilitação em jornalismo. Eu diria que depois de ter escolhido a ESEM para fazer o ensino médio, a opção em fazer duas habilitações foi a segunda melhor decisão que eu fiz na vida. As duas áreas combinadas me deram um sólido conhecimento da indústria e do mercado e me permitiram explorar subáreas. Após minha experiência em rádio, fui estagiário na Assessoria de Comunicação da PUC-Rio, Departamento de Gestão de Projetos do Museu de Arte do Rio, Comunicação da Copa do Mundo 2014 (Host Broadcast Service – HBS), Comunicação Internacional da Petrobras, Assessoria de Imprensa da Fundação Roberto Marinho e, por fim, Jornalismo no Canal Futura. No período entre Petrobras e Fundação Roberto Marinho, morei em Madri, Espanha, por seis meses, onde fiz intercâmbio acadêmico na Universidade Autônoma de Madri, no curso de Línguas Modernas, Cultura e Comunicação. O dia da minha colação de grau, no dia 13 de janeiro de 2017, foi também o meu primeiro dia como Assistente de Marketing no Grand Hyatt Rio de Janeiro (hotel 5 estrelas). Após um ano e 3 meses nessa posição, eu senti a necessidade de buscar desafios maiores e construir minha carreira internacional, que é uma das coisas mais interessantes da indústria hoteleira.  Após pesquisar uma série de países, custos, qualidade de vida, processos para visto, empregabilidade de profissionais estrangeiros e mercado de trabalho na área de comunicação e marketing, eu me mudei para os Emirados Árabes Unidos, uma referência em turismo e luxo, além de ser muito aberto para expatriados. Com uma mochila nas costas e um sonho em mente, eu me mudei para um país que eu nunca tinha visitado antes. Consegui uma recolocação na mesma marca, Hyatt, no segmento de luxo. Hoje, muito realizado com a minha trajetória, sou Executivo de Marketing no Park Hyatt Dubai, localizado no Dubai Creek Golf & Yacht Club.

Como está sendo seu trabalho em Dubai? Conte-nos mais sobre sua função e o prêmio que sua empresa recebeu.

Meu departamento atua em duas frentes principais: Marketing e Relações Públicas. Desenvolvemos todo a gestão de marca, reputação e promoções para o hotel, os 5 conceitos gastronômicos e o spa. Somos responsáveis por todo o trabalho relacionado à assessoria de imprensa, redes sociais, design, websites, comunicação digital, campanhas online e offline, prêmios, relacionamento com influenciadores digitais, conteúdo, fotografia e vídeo etc. Um dos nossos conceitos gastronômicos é o Traiteur Brunch, que foi eleito o melhor brunch da cidade pelo Time Out Dubai Restaurant Awards 2019. Não é fácil se destacar numa cidade com ofertas gastronômicas infinitas e opções luxuosas estonteantes. Foi uma grande conquista, fruto do trabalho duro e paixão de muita gente envolvida, principalmente das equipes de culinária e de alimentos e bebidas, mas também de todas áreas de suporte como serviços gerais, floristas, jardineiros, engenharia e manutenção, treinamento e desenvolvimento, entre outras. Como marketing, estivemos presentes no processo de renovação do conceito do Traiteur Brunch, desenvolvimento de conteúdo, fotografia, redes sociais, promoções, websites, relacionamento com a mídia etc.  O trabalho tem sido ótimo, com novos desafios e um processo de adaptação intenso. É uma grande mudança trabalhar integralmente em inglês em um país com diferenças culturais muito marcantes. Tem sido uma aventura muito enriquecedora. A equipe de Vendas & Marketing é composta por aproximadamente 25 membros de 20 nacionalidades distintas. Às vezes me sinto de volta à ESEM, quando éramos 15 alunos de estados diferentes por turma. É uma nostalgia gostosa que me faz lembrar de tantas pessoas incríveis que conheci e experiências memoráveis que vivi naqueles 3 anos.