O PISA – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Programme for International Student Assessment), é uma avaliação internacional que mede o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de Leitura, Matemática e Ciências.

É coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com o apoio de uma coordenação nacional em cada país participante. Hoje, 36 países fazem parte da organização e as avaliações são realizadas a cada três anos.

O objetivo do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participante estão preparando seus jovens para exercer o papel de cidadãos na sociedade contemporânea.

Confira o relatório do PISA da Escola Sesc de Ensino Médio. Boa leitura!