Semana de troca de experiências com estudantes e professores marca inauguração do Caminho das Ciências

A Escola Sesc de Ensino Médio recebeu na última semana a visita ilustre do cientista Atico Chassot. O professor, que já conhecia a Escola, se hospedou ao longo desses dias no campus, convivendo intensamente com alunos e professores.

Os encontros, recheados de troca de saberes e experiências, discutiram temas como a integração dos saberes e iniciação científica. Chassot, que é licenciado em Química e tem mestrado e doutorado em Educação, leciona há 59 anos e se encanta com a Escola Sesc “Se alguém perguntasse para qualquer professor: diga a experiência mais utópica, a experiência mais criativa que você encontra para dar aula. Provavelmente a melhor descrição seria aquela que se aproxime da realidade que já existe. Esses alunos que estão nessa Escola fazem com que essa utopia seja a realidade”, afirmou.

Na terça-feira, dia 18 de junho, foi inaugurado oficialmente o Caminho das Ciências, também com a participação de Atico Chassot. Professores e monitores receberam cerca de trinta estudantes da E.M. Panamá, que se encantaram com as atividades. O projeto Caminho das Ciências, capitaneado pela equipe de docentes de Ciências da Natureza, recebe jovens de escolas públicas do Fundamental I e II para um mergulho em atividades práticas nos laboratórios. “A coisa mais significativa que vi foi o diálogo entre os estudantes da casa na ajuda e na recepção daqueles que estavam chegando. Souberam se colocar de lado e se retrair para dar a chance dos visitantes fazerem e apresentarem seus trabalhos”, comentou.

Com painéis explicativos e interativos criados pelo designer Rafael Macedo, os jovens passearam pelo mundo de átomos, energia, cores e sabores. E todo mundo quis fazer uma selfie ao lado das ilustrações de grandes cientistas!

Para completar o Caminho das Ciências, a exposição “Em cada canto um canto”, parceria de Ciências da Natureza com a equipe de Língua Portuguesa, com fotografias de pássaros habitantes do campus, mostra a rica fauna presente em nossa Escola. As imagens são do professor de Artes Gustavo Gavião e os textos da professora Adriana Gonçalves.

Você já conhece o Caminho das Ciências? Ele fica no térreo da Ala Marrom. Esperamos sua visita!