A Escola Sesc de Ensino Médio promove nos dias 09, 16, 23 e 30 de agosto de 2019 a segunda edição do projeto Pangeia. O projeto se apresenta como um festival internacional multi-linguagem, reunindo artistas e grupos estrangeiros, nacionais e de estrangeiros residentes no país. Nos quatro dias de programação nosso espaço cultural receberá shows musicais, espetáculo de artes cênicas, sessão de cinema, além de muitos debates e intercâmbios culturais. Inspirados na imagem do supercontinente chamado Pangeia, existente há 200 milhões de anos reunindo os atuais continentes Américas, Europa, Ásia, África, Antártica e Oceania, buscamos promover encontros entre diferentes expressões artísticas, línguas e territórios. A programação é inteiramente gratuita, com distribuição de ingressos 1h antes de cada atividade.

Com essa iniciativa, a Escola Sesc de Ensino Médio, por meio de sua Coordenação Geral de Cultura, reafirma seu compromisso com uma educação do século XXI, conectada com as questões globais por meio do encontro entre povos, identidades, línguas e sotaques, promovendo a diversidade cultural e o direito à cultura.

9 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA

“ENTONCES BAILEMOS”, DE MARTÍN FLORES CÁRDENAS [BRASIL/ARGENTINA] + BATE PAPO COM ELENCO

Espetáculo teatral

Horário: 19h30

Local: Espaço Cultural Escola Sesc

Capacidade: 600 lugares

Classificação: 14 anos

Dois atores e duas atrizes, acompanhados por um músico cowboy, narram diferentes histórias de amor e dor, de perdas e ganhos, da solidão e da eterna busca do outro. Os relatos são permeados por canções embaladas por este músico e sua guitarra acústica. Histórias que poderão ser compreendidas por diferentes pontos de vista pelo público. Anedotas anônimas sobre memórias de amores frustrados, casais à deriva e relacionamentos à beira do fracasso. Com estética minimalista e contemporânea, o espetáculo Entonces Bailemos possui dramaturgia e direção do argentino Martín Flores Cárdenas. A premiada peça já foi montada em diversos lugares como Buenos Aires, México, Chile, além do Brasil.

16 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA

FATTÚ DJAKITÉ [CABO VERDE] + BATE PAPO COM A ARTISTA

Apresentação musical

Horário: 19h30

Local: Espaço Cultural Escola Sesc

Capacidade: 600 lugares

Classificação indicativa: Livre

Fattú Djakité é uma voz atlântica. Nascida em Bissau, Guiné-Bissau, Fattú Djakité adotou Cabo Verde como sua segunda pátria. Um dos nomes fortes surgidos recentemente na África Lusófona, Fattu transita por culturas, sonoridades e línguas diferentes com uma naturalidade comum aos grandes artistas. Revelada em participações em programas de televisão e reality shows em busca de talentos em Cabo Verde, ela agora traça seu próprio caminho artístico, na produção de seu primeiro álbum, intitulado “Minina D’oru”, reunindo suas diversas influências musicais, desde a música brasileira aos tradicionais cantos das batucadeiras de Cabo Verde, sem esquecer da base rítmica de sua Guiné natal. O repertório do show, baseado no disco a ser lançado ainda este ano, mostra que, além de uma intérprete de rara sensibilidade e energia, Fattú é também uma compositora promissora. Dois dos dez temas do álbum são de sua autoria, e buscam, acima de tudo reafirmar a sua identidade múltipla, plural, cosmopolita. Esta será a primeira apresentação deste novo repertório da artista em solo brasileiro.

23 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA

MESA DE DEBATE: “IDENTIDADES E FRONTEIRAS: CRIAÇÕES ARTÍSTICAS E COOPERAÇÕES CULTURAIS”

Horário: 15h às 16h30

Local: Biblioteca

Capacidade: 100 lugares

A proposta da mesa de debate é pôr em diálogo experiências de projetos e iniciativas que, a partir de identidades e questões culturais específicas, costuram articulações, circuitos artísticos e trocas culturais entre diferentes países e nacionalidades. Os debates sobre a presença das mulheres na música e sobre a presença da população negra no audiovisual são os exemplos escolhidos para a atividade.

Participantes:

Janaína Oliveira – Curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – África, Caribe e Brasil.

Deh Mussulini, coordenadora geral, e Marcela Velon, coordenadora local do Sonora – Festival Internacional de Compositoras.

Mediação: Vinícius Terra – rapper, pesquisador do hip-hop lusófono e fundador do Festival Terra do Rap.

SESSÃO DE CINEMA: “O TRADUTOR”, DE RODRIGO E SEBASTIÁN BARRIUSO + BATE PAPO APÓS A SESSÃO

Horário: 19h30

Local: Espaço Cultural Escola Sesc

Capacidade: 600 lugares

Malin, um professor universitário de literatura russa, vê sua vida transformada ao ser designado como tradutor na ala infantil de um hospital cubano. Ele deve servir de intérprete entre os médicos e vítimas do acidente nuclear de Chernobil que acabam de chegar a Havana. Relutante a princípio, Malin passará por uma profunda mudança. “O Tradutor” conta a história real dos pais dos dois diretores, os cubano-canadenses Rodrigo e Sebastián Barriuso. O longa foi exibido na última edição do Festival de Sundance.

Direção: Rodrigo Barriuso e Sebastián Barriuso • Elenco: Rodrigo Santoro, Maricel Álvarez, Milda Gecaite e etc. • Roteiro: Lindsay Gossling • Produção Executiva: Louis O’Murphy, Lindsay Gossling. • Produção: Louis O’Murphy, Lindsay Gossling, Sebastián Barriuso e Karen Harnisch • Distribuidor: Galeria Distribuidora

Serviço:

Gênero: Drama Duração: 107 min País: Cuba, Canadá Classificação indicativa: 12 anos

30 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA

VITORU KINJO E BANDA [BRASIL/JAPÃO] + BATE PAPO COM ARTISTA

Apresentação musical

Horário: 15h

Local: Anfiteatro

Capacidade: 200 lugares

Classificação indicativa: Livre

O show apresenta o universo transcultural de Vitoru Kinjo e sua brasilidade uchinanchudiaspórica (o povo indígena do Japão). É o boi nipo-maranhense, jongo pop, ciranda afroamarela, ijexá, choro, baião, maracatu e rock. Indicado ao Prêmio da Música Brasileira 2018, o cantor, compositor e pesquisador paulistano interpreta músicas de seu primeiro disco KINJO (Matraca Records/YB Music, 2017), canções de Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Mercedes Sosa, além do single Flores para o Coração da Gente, lançado em 2019. Uma performance musical LGBT+ asiático-brasileira que narra sobre identidade, diversidade e natureza, e defende afeto e resiliência como políticas do presente.

Voz e teclas: Vitoru Kinjo • Violão: Paulo de Tarso • Baixo e viola: João Antunes • Guitarra: Moita Mattos • Percuteria: Ivan Banho • Percussões: Ariel Coelho • Flauta e sax: Marina Beraldo • Voz e intervenções de dança: Eduardo Colombo

VOX SAMBOU [HAITI/CANADÁ] + BATE PAPO COM ARTISTA

Apresentação musical

Horário: 19h30

Local: Espaço Cultural Escola Sesc

Capacidade: 600 lugares

Classificação indicativa: Livre

Considerado o embaixador do hip hop haitiano, Vox Sambou retorna ao Brasil para apresentar show com seu quarto trabalho, o EP Eritaj (2018). Letrista habilidoso e perspicaz, o artista, nascido em Limbé (Haiti), se envolveu com a música quando foi morar em Montreal, no Canadá. Em seu trabalho solo, lançou os seguintes registros Lakay (2008), Dyasporafriken (2013), The Brasil Session (2016), além do EP Eritaj (2018). Com letras em criolo, francês, inglês, espanhol e português, o artista envolve o público com melodia e carisma contagiantes em faixas que fazem uma mistura de hip hop com afrobeat, grooves latinos e batidas de reggae, além de buscar elementos musicais do Haiti.

%d blogueiros gostam disto: