RESULTADO DA FASE DE HABILITAÇÃO E JULGAMENTO FINAL

A ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO informa o resultado da habilitação da licitação em epígrafe:

Empresas Habilitada: ESPECTRO ENGENHARIA LTDA

Empresas Inabilitada: CÂMARA COSTA ENGENHARIA INTEGRADA PROJETOS LTDA.

 

Diante do exposto, A ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO informa o resultado Final da licitação acima referenciada:

Julgamento Final

ESPECTRO ENGENHARIA LTDA

Rio de Janeiro, 08 de novembro de 2019.

CONCORRÊNCIA N.º 19E/0004CC

REUNIÃO DE ABERTURA DOS ENVELOPES CONTENDO OS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

Dia 29 de outubro de 2019, às 10:00 horas

Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2019.

RESULTADO DA FASE DE CLASSIFICAÇÃO DE PROPOSTAS 

A ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO informa o resultado da análise das propostas comerciais:

Empresas Classificadas: ESPECTRO ENGENHARIA LTDA e CÂMARA COSTA ENGENHARIA INTEGRADA PROJETOS LTDA

 Empresas Desclassificadas: LOPEZ MARINHO ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA e GEOLOGUS ENGENHARIA LTDA

Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2019

ADENDO III

No item 4.17 do edital,.  onde se lê:

“A licitante deverá apresentar a composição do preço unitário (orçamento analítico) de cada item e subitem da planilha orçamentária. Este orçamento analítico deverá conter os valores correspondentes aos insumos, mão de obra e encargos sociais de todos os preços unitários que compõem a proposta.”

Leia-se:

“A licitante declarada vencedora do certame deverá apresentar, em até cinco dias corridos após o término do prazo recursal, a composição de preços unitários (orçamento analítico) de cada item e subitem da planilha orçamentária. Este orçamento analítico deverá conter os valores correspondentes aos insumos, mão de obra e encargos sociais de todos os preços unitários que compõem a proposta.

Caso a composição de preços unitários não seja apresentada no prazo determinado, a critério da Comissão de Licitação, a Licitante poderá ser desclassificada.”

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2019.

ADENDO II

A Escola SESC de Ensino Médio, responde aos questionamentos apresentados por empresas interessadas em participar desta licitação e informa que o prazo previsto para envio de esclarecimentos está encerrado.

  1. Na Requisição de compra de nº SE1 OPE RDC 075, item 6.1, pagina 5 está escrito:

“Execução de Sondagens à Percussão e Mistas complementares nas áreas de estaqueamento, para confirmação dos dados necessários para o dimensionamento das estacas”

Como não encontramos na planilha de quantidades item referente a sondagem de qualquer tipo, entendemos que caso haja a necessidade para o mesmo esse serviço será contemplado em um aditivo contratual. Caso não seja, qual a quantidade de pontos e qual profundidade média devemos considerar em nosso orçamento?

Resposta: Entendemos que as sondagens realizadas e disponibilizadas pela ESEM são suficientes. Caso a Contratada julgue necessária a execução de mais sondagens, estes custos serão de sua responsabilidade e não serão pagos pela ESEM.

  1. Na Requisição de compra de nº SE1 OPE RDC 075, item 6.1, pagina 5 está escrito:

“As telhas de alumínio para construção dos tapumes serão cedidas pela ESEM à Contratada, e permanecerão como propriedade da Escola, após a conclusão dos serviços e desmobilização da Contratada.”

Entendemos que as telhas fornecidas pela ESEM, serão somente para a construção do tapume ao redor do canteiro de obras. Os tapumes necessários nas áreas onde serão executados os serviços serão novos e de responsabilidade da contratada. Está correto nosso entendimento?

Resposta: Entendimento incorreto. Todas as telhas a serem utilizadas nos tapumes das obras ou do canteiro serão de fornecimento da ESEM.

  1. Na Requisição de compra de nº SE1 OPE RDC 075, item 6.2.1, pagina 7 está escrito:

“Remoção, relocação e replantio (transplantes) de árvores e plantas que interfiram com as obras, em locais indicados pela Escola.”

Porém no item 6.6, pagina 26 está escrito:

“Não fazem parte do escopo desta RDC os seguintes serviços:

…Serviços de Paisagismo, incluindo plantio de grama, árvores, plantas etc”

Como não encontramos na planilha de quantidades item referente a remoção e(ou) plantio de vegetação. Entendemos que esse serviço quando necessário será executado pela ESEM. Está correto nosso entendimento?

Resposta: Entendimento correto.

  1. Na Requisição de compra de nº SE1 OPE RDC 075, item 6.2.2, pagina 8 está escrito:

“Em dias de chuva, a licitante deve considerar o rebaixamento do lençol freático/nível d’água, de forma que seja possível a execução dos serviços”

Entendemos que o trecho destacado esteja se referindo ao uso do sistema de bombeamento direto com o uso de bombas superficiais nas valas e escavações criadas para a execução do serviço. Caso seja necessária a utilização de sistemas mais complexos como o de ponteiras filtrantes, poços profundos, drenos horizontais ou qualquer outro de superior investimento será contemplado em um aditivo contratual. Está correto nosso entendimento?

Resposta: Entendimento incorreto. Os custos com rebaixamento, caso necessário, será de responsabilidade da Contratada.

  1. Na Requisição de compra de nº SE1 OPE RDC 075, item 6.3.7, pagina 16 está escrito:

“Execução de iluminação da quadra de vôlei de areia, considerando o fornecimento de novos postes, refletores e demais componentes de iluminação. A Licitante deve considerar ainda toda a infraestrutura necessária ao perfeito funcionamento da iluminação, incluindo eletrodutos, caixas de passagem, cabos, painéis de acionamento, interruptores etc;”

Como não encontramos na planilha de quantidades item referente ao fornecimento e execução da iluminação da quadra de vôlei concluímos que esse serviço não está contemplado nessa licitação. Está correto nosso entendimento?

Resposta: Entendimento correto.

  1. Na Requisição de compra de nº SE1 OPE RDC 075, item 6.3.8, pagina 16 e 17 está escrito:

“Fornecimento e montagem de estrutura metálica da cobertura do acesso da Piscina, sobre os acessos da Casa de Bombas. Deverá ser considerado no escopo além da montagem, a pintura de acabamento e o fechamento da cobertura em vidro temperado, no mesmo padrão da cobertura existente na área externa da Churrasqueira.”

“Fornecimento, instalação e montagem de complemento de cobertura metálica na área da piscina, próxima a saída dos dutos de troca de calor do sistema de aquecimento da piscina. A cobertura metálica deve seguir o mesmo padrão da existente na região da churrasqueira. A licitante deve considerar o fechamento lateral e superior em vidros temperados. As estruturas metálicas devem receber tratamento anticorrosivo e pintura de acabamento na cor marrom;”

Como não encontramos na planilha de quantidades item referente ao fornecimento e execução de nova estrutura metálica com esquadrais e vidros na área da piscina e também não encontramos projetos do mesmo. Concluímos que esse serviço não está contemplado nessa licitação. Está correto nosso entendimento?

Resposta: Entendimento correto.

  1. Na Requisição de compra de nº SE1 OPE RDC 075, item 6.3.8, pagina 17 está escrito:

“Reaterro e regularização das áreas de jardim, dentro das áreas de intervenção das obras. A Licitante deve considerar a limpeza geral do terreno, o fornecimento, espalhamento e regularização destas áreas, com material próprio para o plantio de gramas, plantas etc;”

Como não encontramos na planilha de quantidades item referente ao fornecimento do material necessário para execução da regularização das áreas de jardim. Concluímos que esse serviço não está contemplado nessa licitação. Está correto nosso entendimento?

Resposta: Entendimento incorreto. Aterro mecanizado com material próprio para plantio em toda a área de jardim, inclusive regularização, está previsto no item 5.1.7.

  1. Na Requisição de compra de nº SE1 OPE RDC 075, item 6.3.8, pagina 17 está escrito:

“Engenharia, Fabricação, Fornecimento e Montagem de nova Cobertura em lona da Portaria Principal e Pórtico nos acessos de pedestres e veículos. A licitante deve considerar no seu escopo o desenvolvimento de projeto detalhado de fabricação e montagem da estrutura e sua fixação e sustentação na estrutura do pórtico existente. Ainda faz parte do escopo a montagem e instalação da estrutura e da cobertura em lona, bem como o reparo e reaperto da estrutura do pórtico”

Considerando também o item 4.6.1 da planilha de quantidades fornecida no edital:

Item       Ref. Composição            Especificação                                                                               Unid        Quant

4.6.1      Composição 0063      Fornecimento e instalação de cobertura em lona tensionada             cj             1,00

Não encontramos nos documentos anexos ao edital os projetos necessários para execução do orçamento desse serviço. Nem tão pouco suas medidas e especificações técnicas do sistema e material utilizado para execução da lona tencionada. Observamos também que não foi contemplada na descrição acima o remanejamento da iluminação existente, que hoje se encontra fixa no pórtico em estrutura metálica e que após a execução da lona se tornaria ineficiente.

Entendemos que essas informações não foram fornecidas e visando o princípio da isonomia, solicitamos maior detalhamento desse serviço para que possamos executar um orçamento justo e garantindo que todos os concorrentes possam considerar os mesmos custos.

Resposta: A cobertura em lona tensionada consta do projeto básico ESEM-3.DES-2.11-12-HEB-003, enviado junto aos documentos de licitação. O detalhamento será de responsabilidade da Contratada. Não faz parte do escopo desta licitação, o remanejamento da iluminação existente.

  1. Na Requisição de compra de nº SE1 OPE RDC 075, item 6.4.3, pagina 19 está escrito:

“Execução de acabamento/polimento nível zero na superfície de concreto armado da laje, para posterior recebimento da pintura de revestimento da Quadra de Badminon.”

A composição do item na planilha quantitativa correspondente a execução desse serviço (Item 6.5.4.2 / Sinapi 98679) não contempla o polimento nível zero do piso cimentado.  A composição se refere a acabamento liso feito manualmente e não com o auxílio de equipamento mecanizado. Equipamento esse necessário para o polimento nível zero especificado na RDC.

Entendemos que faltou a inclusão desse serviço na planilha de quantidades fornecida. Está correto nosso entendimento?

Resposta: Considerar acabamento liso conforme planilha.

  1. Na Requisição de compra de nº SE1 OPE RDC 075, item 6.3.2, pagina 12 está escrito:

“Retirada, recuperação e reinstalação das luminárias existentes nas arquibancadas, incluindo a infraestrutura, tais como: eletrodutos, caixas de passagem, cabeamento etc.”

Entendemos que não faz parte do escopo o fornecimento de novas luminárias e sim somente a recuperação (reforma) e reinstalação das mesmas. Contudo caso o estado de conservação das luminárias seja considerado irrecuperável, entendemos que a contratada não será responsável pelo fornecimento de uma nova luminária. Está correto nosso entendimento?

Resposta: Entendimento correto.

  1. Na Requisição de compra de nº SE1 OPE RDC 075, item 6.4.2, pagina 21 está escrito:

“Fornecimento e cravação de estacas metálicas em perfis de aço de alta resistência, conforme especificações indicadas nos projetos. A Licitante deve considerar o emprego e mobilização de equipamento de vibrocravação, com martelos vibratórios pneumáticos”

Porém no item 5.2.1, da planilha de quantidades, está escrito:

“Estacas Perfil Metálico W 360 x 32,9 – ASTM A572, grau 50 – comp. estimado 19m -Execução com fornecimento de materiais. OBS.: A execução será obrigatoriamente do tipo vibro prensado”

Entendemos que possa haver diferença entre os equipamentos descritos, porém os dois equipamentos, “martelo vibratório pneumático” quanto os equipamentos para “execução tipo vibro prensada” contemplam as necessidades do projeto. Logo a utilização de qualquer um deles estará correta. Está correto nosso entendimento?

Resposta: O martelo vibratório pneumático é o equipamento utilizado para a execução de estacas vibro prensadas.

  1. Nos projetos enviados indica estaca injetada tipo raiz com comprimento estimado, e estaca metálica W360x32,9 com comprimento estimado. Devido a característica do solo, caso a profundidade seja maior ou menor que as indicadas no projeto, será feito um ajuste na medição? Ou seja, se for maior terá um acréscimo, e se for menor terá redução. Está correto nosso entendimento?

Resposta: Entendimento incorreto. Por se tratar de contratação na modalidade de preço global, as profundidades informadas são estimadas, não cabendo acréscimo ou redução na medição.  

  1. Informar onde será o canteiro de obras?

Resposta: O local do canteiro de obras será definido após a reunião de kickoff. Todavia, na requisição de compra nº SE1 OPE RDC 075, pagina 6, figura 3, são apresentadas duas possíveis áreas para Canteiro de Obras.

  1. Informar e fornecer um layout ou quantitativo para execução de tapume. Onde está previsto?

Resposta: A área a ser tapumada será definida após a reunião de kickoff e apresentação do planejamento a ser aprovado pela ESEM. O tapume será realocado em função da programação do desenvolvimento dos serviços. A quantidade estimada está prevista no item 1.1.12 da Planilha de Quantidades e Preços.

  1. Informar como será o esgotamento do canteiro de obras. Se a vácuo, onde está compreendido tal sistema na formação de preços?

Resposta: Conforme previsto na requisição de compra nº SE1 OPE RDC 075 as instalações provisórias de esgoto não serão à vácuo e são de responsabilidade da Contratada e seus custos deverão ser considerados na instalação de canteiro de obras.

  1. No caso de canteiro itinerante, em frentes de trabalho, onde estão incluídos na formação de preços banheiros químicos e limpa fossa?

Resposta: Todos os custos de canteiro estão previstos no item de serviços preliminares. A definição de executar frentes avançadas é da contratante que deverá arcar com os respectivos custos, a localização deverá ser acordado com a ESEM.

  1. Qual a distância e onde serão fornecidos pontos de energia para o canteiro. Onde, como e o que está considerado para ligação provisória elétrica?

Resposta: Os pontos de energia serão derivados da rede existente na Galeria Técnica que percorre todo o campus da Escola. O comprimento varia de acordo com o local, sendo o comprimento máximo desta nova derivação de 100m.

  1. Qual a distância considerada para o fornecimento de ponto de agua?

Resposta: Idem ao item anterior. 

  1. Caso não seja considerado o fornecimento de agua potável, onde considerar este fornecimento?

Resposta: Conforme previsto na requisição de compra nº SE1 OPE RDC 075, a ESEM será responsável pelo fornecimento da água bruta necessária à execução das obras, cabendo à Contratada o fornecimento de água potável para seus funcionários.

  1. A especificação informa a obrigatoriedade de técnico de segurança em tempo integral. Diante de várias frentes de trabalho, informar onde está compreendido na formação de preços um segundo ou terceiro técnico de segurança?

Resposta: Por solicitação da ESEM, a Contratada deverá manter um técnico de segurança em tempo integral atendendo às diversas frentes de trabalho. Caso a Contratada julgue necessário o acompanhamento de mais de um técnico para atendimento ao desenvolvimento dos serviços ou às Normas, este custo deverá ser considerado em seus custos indiretos.  

  1. Onde estão consideradas as interferências com as instalações existentes, como CIs, caixas de passagens diversas, caixas da rede de incêndio e caixas boca de lobo. Onde estão previstos os deslocamentos ou alteamentos devido ao aterro?

Resposta: Conforme previsto na requisição de compra nº SE1 OPE RDC 075, é de responsabilidade da Contratada a remoção de quaisquer interferências físicas eventualmente encontradas no desenvolvimento dos serviços. As áreas a serem aterradas serão áreas de ajardinamento e não terão caixas a serem deslocadas ou alteadas.  

  1. Onde estão inclusos a retirada de postes existentes?

Resposta: Previsto no item 5.3.9 da planilha de quantidades e preços. 

  1. Em vários locais existem postes amassados e balizadores que não existem, com quantidade inferior a quantidade real prevista. Onde está o custo e qual modelo a ser utilizado?

Resposta: Deverão ser reaproveitados os postes e balizadores existentes, sendo recuperados quando necessário. Não será necessário o fornecimento de novos postes ou balizadores.  

  1. Qual o critério de aproveitamento de quantidades de pavimentação a ser reaproveitada e a ser descartada da ciclovia (Inter travado) x calçadas (pedra portuguesa)?

Resposta: A área a ser pavimentada com reaproveitamento dos materiais é significativamente menor que a área existente atualmente, desta forma, 100% do material reassentado deverá ser proveniente de reaproveitamento, cabendo à Contratada o descarte do material não reaproveitado.  

  1. Como será realizado os serviços na portaria em relação a interferência com a Escola?

Resposta: Conforme informado na requisição de compra nº SE1 OPE RDC 075, a Licitante deverá considerar a execução das obras da portaria por partes, uma vez que o acesso de alunos, professores, visitantes, funcionários e terceirizados não poderá ser interrompido durante as obras, ou seja, a Licitante deverá concluir uma parte, para o posterior início das atividades da outra, garantindo assim a operacionalidade da portaria.

  1. O início dos serviços deverá ocorrer pela portaria?

Resposta: Sim, conforme previsto no cronograma referencial informado na requisição de compra nº SE1 OPE RDC 075.

  1. Como será feita a inspeção do pórtico metálico de entrada? Onde está prevista passarela para inspeção?

Resposta: Deverá ser utilizada a plataforma prevista no item 1.2.1 – Emprego de equipamentos necessários à execução dos serviços que compõem a obra.  

  1. Quem fara a remoção ou poda das arvores? Onde está previsto tal custo na formação de preços?

Resposta: Estes serviços não fazem parte do escopo da licitante. A responsabilidade de remoção ou poda de árvores é da ESEM. 

  1. Como serão os acessos as edificações dos blocos dos alunos durante as obras, onde a sequência pode gerar interrupções. Como serão isoladas essas áreas. Onde estão previstos esses custos?

Resposta: A programação dos serviços deverá ser apresentada pela Contratada, e aprovada pela ESEM, de forma a não gerar interrupções dos serviços ou bloqueio total dos acessos aos prédios. As áreas serão isoladas com a implantação de tapumes previstos na Planilha de Quantidades e Preços.

  1. Estacas metálicas W360 x 32,90: Na planilha de V.Sas. foi considerado uma profundidade de 14 metros (acesso portaria principal) e 19 metros (vias de acesso interna) sendo que nos projetos enviados informa uma profundidade de 23 metros. Estamos entendendo que devemos considerar as quantidades da planilha fornecida por V.Sas., e no caso estas quantidades sofram alteração, estas diferenças serão ajustadas tanto para mais, bem como para menos. Está correto nosso entendimento?

Resposta: O dimensionamento das estacas foi baseado nas sondagens realizadas pela ESEM, enviadas juntamente com os documentos de licitação. Por se tratar de contratação na modalidade de preço global, as profundidades informadas são estimadas, não cabendo acréscimo ou redução na medição.

  1. Estacas injetadas tipo raiz: Na planilha de V.Sas. foi considerado uma profundidade de 14 metros (acesso portaria principal) e 19 metros (vias de acesso interna) sendo que nos projetos enviados informa uma profundidade de 25 metros. Estamos entendendo que devemos considerar as quantidades da planilha fornecida por V.Sas., e no caso estas quantidades sofram alteração, estas diferenças serão ajustadas tanto para mais, bem como para menos. Está correto nosso entendimento?

Resposta: Conforme item anterior.

  1. Conforme edital item 4.17, a licitante deverá apresentar a composição do preço unitário (orçamento analítico) de cada item e subitem da planilha orçamentária. Solicitamos o envio das composições em arquivo editável (Excel).

Resposta: A Escola SESC de Ensino Médio não fornecerá as CPU’s em arquivo editável. Nosso entendimento é que as composições com seus insumos e respectivos índices de produtividade são de expertise de cada proponente, devendo deste modo serem desenvolvidos individualmente por cada empresa.

  1. Solicitamos o envio dos diagramas dos quadros elétricos;

QDL-SE-0.001

QDL-SE-1.001

QDL-SE-2.101

QDL-SE-3.101

QDL-SE-4.101

QDL-SE-5.101

QDL-SE-6.101

QDL-AX-4.101

Resposta: Os diagramas solicitados foram enviados por e-mail para as empresas que compareceram à visita técnica.

  1. Recebemos os desenhos, e ainda estão faltando diagramas dos quadros elétricos

QDL-SE-0.001

QDL-SE-1.001

QDL-SE-2.101

QDL-SE-3.101

Resposta: Os projetos foram enviados por e-mail conforme esclarecido acima. Solicitamos considerar a seguinte alteração na identificação dos quadros da SE-02 e SE-03: onde se lê QDL-SE-2.101 e QDL-SE-3.101, leia-se QDL-SE-2.001 e QDL-SE-3.001

  1. Solicitamos o envio do caderno luminotécnico referente as luminárias novas;

Resposta: Não faz parte do escopo o fornecimento de novas luminárias, apenas a remoção, reforma e reinstalação das luminárias existentes.

NOTA: Reiteramos que a contratação será na modalidade de preço global e, portanto, as quantidades informadas na planilha são estimadas, devendo ser conferidas pela licitante e, caso encontrada alguma divergência, comunicada à ESEM através de e-mail dentro do prazo previsto para envio de dúvidas.

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2019.

A D I A M E N T O 

A ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO INFORMA O ADIAMENTO DA REUNIÃO DE RECEBIMENTO DE ENVELOPES, PARA:

15 DE OUTUBRO DE 2019, ÀS 10 HORAS.

Rio de Janeiro, 30 de setembro de 2019

ADENDO I

A Escola Sesc de Ensino Médio apresenta novo prazo para realização de visita técnica até 04/10/2019 e novo prazo para solicitação de esclarecimentos até 08/10/2019.

Rio de Janeiro, 30 de setembro de 2019

CONCORRÊNCIA N.º 19E/0004CC

REUNIÃO DE RECEBIMENTO DE ENVELOPES

Dia 10 de Outubro de 2019, às 10:00 horas

A ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO, entidade de direito privado, sem fins lucrativos, comunica a realização de Licitação, na modalidade CONCORRÊNCIA, do tipo MENOR PREÇO EXEQUÍVEL. A presente licitação é regida pela RESOLUÇÃO SESC N.º 1252/12 de 06.JUN.12, publicada na seção III do Diário Oficial da União, n.º 144 de 26.JUL.12, para contratação de empresa para executar:

Obras de Reforço de Fundação dos Alojamentos dos Alunos, Vestiários da Piscina e Acessos da Portaria e Recuperação e Urbanização da Fase 3 da Escola Sesc de Ensino Médio.

VALOR DE REFERÊNCIA: R$ 21.755.129,87 (vinte e um milhões setecentos e cinquenta e cinco mil cento e vinte e nove reais e oitenta e sete centavos)

EDITAL E ANEXOS: Poderão ser retirados no endereço eletrônico www.escolasesc.com.br – em Licitações, e apresentar seus envelopes contendo os documentos e propostas no mesmo local, conforme data-hora acima especificada.

Rio de Janeiro, 19 de Setembro de 2019.

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