O Sonora Brasil é considerado o maior projeto de circulação musical do país, realizando aproximadamente 450 concertos por ano, passando por mais de 100 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. Em sua 22a edição, recebemos no Espaço Cultural Escola Sesc o tema Líricas Femininas: a presença da mulher na música brasileira, com apresentações dos quatro grupos temáticos que circulam por todo o país.

Os grupos Líricas Transcendentes, Líricas Modernas, Líricas Negras e Líricas Históricas são compostos somente por mulheres, com repertório exclusivo de compositoras, cada um trabalhando uma formação e recorte temático específico. O projeto possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, buscando despertar um olhar crítico, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical. Para isso, as apresentações musicais se dão em caráter essencialmente acústico, sem instrumentos elétricos ou microfonados, valorizando a autenticidade sonora das obras e de suas intérpretes.

Além da apresentação dos quatro grupos do circuito nacional, teremos uma apresentação de um grupo local, a coletiva Primavera das Mulheres, representando a rica e diversa cena de musicistas, intérpretes e compositoras do Rio de Janeiro.

23 DE SETEMBRO
LÍRICAS TRANSCENDENTES

Capacidade: 120 lugares

Trata de repertório relacionado às tradições musicais do meio rural e de composições inspiradas neste universo, considerando o uso da música como meio de comunicação com as divindades, sempre enfatizando o protagonismo da mulher neste contexto, seja como intérprete, seja como tema da obra. Nesta abordagem, a espiritualidade se sobrepõe à técnica e à estética, fazendo valer o aspecto transcendente da obra.
Voz, cuatro venezolano e percussão: Déa Trancoso (MG) • Voz, violão e percussão: Ceumar (MG) • Voz, violão e percussão: Cátia de França (PB)

24 DE SETEMBRO
LÍRICAS MODERNAS

Capacidade: 120 lugares

Aborda repertórios da atualidade, com estética mais próxima da música popular, porém ricos em elementos que os distinguem de obras consagradas nos meios de difusão, valorizando a experimentação e o uso de recursos expressivos inovadores, especialmente na voz.
Voz, violão e tambor: Lucina (MT) • Voz, violão e kalimba: Badi Assad (SP) • Voz e violão: Regina Machado (SP)

25 DE SETEMBRO
PRIMAVERA DAS MULHERES [GRUPO LOCAL – RJ]

Capacidade: 120 lugares

Composta por interpretes, compositoras e instrumentistas, a coletiva “Primavera das Mulheres” reúne artistas de diferentes gêneros musicais e diversas regiões da cidade do Rio de Janeiro. Em formato de uma rede constituída por mais de 40 mulheres, já se desenvolveu diferentes formatos de apresentação, como o Show-Manifesto, as Giras Primavera e os Saraus Primavera das Mulheres.
O repertório da apresentação é formado canções inéditas de Diana Nascimento, Laura Castro, Cristina Bhering, Ilessi, Manuela Trindade, Daniela Spilman, Iara Ferreira, Maíra Freitas, Marcela Velon, Elisa Addor, além de músicas de Dona Ivone Lara e Chiquinha Gonzaga, costuradas pela perspectiva das temáticas ligadas às lutas das mulheres e sua representatividade na música autoral contemporânea da cidade.
Violão, piano e voz: Cristina Bhering • Percussão e cavaquinho: Diana Nascimento • Voz: Flavia Souza• Percussão: Georgia Camera • Voz: Glauce Pimenta Rosa • Dançarina: Jessica Castro • Cenografia: Ligia Tammela • Violão, cavaquinho e voz: Manuela Marinho • Voz e piano: Marcela Velon • Flauta e sax: Maria Souto • Dançarina e figurinista: Nina Monteiro.

26 DE SETEMBRO
LÍRICAS NEGRAS

Capacidade: 120 lugares

Apresenta repertório de músicas relacionadas às tradições religiosas de matriz africana e obras que remetem aos elementos estéticos da cultura africana, somando vozes de resistência a elementos percussivos. Mas também traz obras de compositoras negras que exploraram outras abordagens, em contextos que se relacionam com a música de concerto e com a música popular.
Vibrafone e percussão: Georgia Câmara (RJ) • Voz e clarinete: Vanessa Melo (BA) • Voz e caixa: Rosa Reis (MA) • Voz e percussão: Negravat (SP).

27 DE SETEMBRO
LÍRICAS HISTÓRICAS

Capacidade: 120 lugares

Com uma abordagem cronológica, apresenta repertório que traz à luz a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira, especialmente a de concerto, muitas delas sem reconhecimento público, apesar de uma produção relevante.
Voz: Gabriela Geluda (RJ) • Voz, kalimba e pandeirão: Anastácia Rodrigues (PE) • Violão e viola caipira: Priscilla Ermel (SP) • Harpa: Vanja Ferreira (RJ)

Os ingressos gratuitos devem ser retirados a partir de 18h30, no dia da atração, na bilheteria do Espaço Cultural Escola Sesc.

Confirme presença no evento do Facebook e convide seus amigos! #SonoraBrasil