Performance Preta no Brasil é um processo de pesquisa que parte de encontros entre artistas pretxs, mediados por Dinho Araújo e SaraElton Panamby, residentes em São Luís, Maranhão. Entre os dias 25 e 29 de novembro, a ação acontecerá no Espaço Cultural Escola Sesc, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

A proposta são laboratórios onde artistas compartilham seus processos de vivência e giram a roda para que as pessoas interessadas nas diferentes localidades visitadas abram também suas pesquisas e vidas. A partir de experiências sensíveis e proposições desde as linguagens da fotografia, lambe-lambe, arte sonora e performance, busca-se a encruzilhada entre diferentes realidades, modos de criar e poéticas latentes, estabelecendo redes entre e com xs artistas conhecidxs durante o percurso.

A atividade compõe a ação Cena Expandida, parte do projeto Palco Giratório 2019, realizada pelo Sesc. A programação na Escola Sesc de Ensino Médio inclui duas oficinas, além de rodas de conversa e outros espaços para intercâmbio e trocas entre artistas.

25/11, segunda
Conversa Aberta: Performance Preta no Brasil
às 19h30, na Biblioteca da Escola Sesc

Pensar o colonial e seu desmantelamento por meio das discussões sobre raça/cor, perpassadas pelas questões de gênero e as memórias negras que engendram diferentes modos de ser e estar. A ação pretende debater algumas leituras sobre a produção negra contemporânea no universo da performance arte com o público geral, artistas, estudantes e pesquisadores.

26 a 28 /11, terça a quinta
Oficina 1: Escurescências – Laboratório audiovisual, com Dinho Araújo
de 14h às 18h, na Sala 26 da Ala Marrom – Ateliê de Artes visuais

Inscrições e informações em: http://bit.ly/PerformancePretaOficina1

26 a 28 /11, terça a quinta
Oficina 2: Aparições e Insurgências – Laboratório de performance, com SaraElton Panamby
de 15h às 19h, na Sala 24 da Ala Marrom – Sala de Teatro

Inscrições e informações em: http://bit.ly/PerformancePretaOficina2

29/11, sexta-feira
Roda de conversa: Trajetórias Pretas
às 19h30, no palco do Espaço Cultural Escola Sesc

Convidamos artistas pretxs e indígenas da localidade visitada para uma roda de conversa sobre suas trajetórias artísticas e exposição do processo de pesquisa realizado em São Luís/MA, Natal/RN, Poconé/MT, Belo Horizonte/MG, Manaus/AM, Florianópolis/SC, São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. A roda será aberta não só aos diálogos convencionais mas também à ações performativas e ativações sensíveis de um espaço de fala e escuta.

Endereço:
Espaço Cultural Escola Sesc
Av. Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá – CEP 22775-004

Sobre xs artistas:

Dinho Araújo é artista visual, curador e pesquisador natural cidade de Pinheiro/MA, residente em São Luís. Pesquisa performance a partir de suportes diversos, principalmente fotografia e lambe-lambe, pensando de outras maneiras a presença do corpo no mundo, no espaço púbico exposto ao tempo e às intempéries sociais.

SaraElton Panamby é artista do corpo e pesquisadorx, nascidx em São Paulo/SP. Atualmente desenvolve experimentações em arte sonora criando instrumentos eletroacústicos e dispositivos de captação, cruzando com seus processos de modificação corporal, performance ritual e maternidade. Reside em São Luís/MA