INFORMAÇÕES GERAIS:

Com o objetivo de expandir horizontes e aguçar a percepção e a atuação crítica dos agentes culturais do seu entorno, em 2020 o Espaço Cultural Escola Sesc abre inscrições para que agentes locais possam participar da Qualificação Profissional em Produção Cultural.
O curso terá duração de 160 horas, sendo 130 horas de aulas presenciais e 30 horas de atividades complementares.
As aulas ocorrerão na Escola Sesc de Ensino Médio, aos sábados, de 21 de março a 10 de outubro de 2020. As aulas regulares serão realizadas das 08h30 às 13h e uma vez por mês haverá uma aula expandida, das 08h30 às 18h.
Serão disponibilizadas 15 vagas.
A participação no processo seletivo é gratuita, bem com a participação nas aulas para os alunos selecionados.
O Espaço Cultural Escola Sesc não se responsabiliza por quaisquer despesas de deslocamento, alimentação ou aquisição de materiais didáticos.

PÚBLICO ALVO:

Agentes diversos (produtores, artistas, animadores, mediadores, pesquisadores, educadores, etc) que atuem na área cultural e queiram adquirir formação inicial sobre as diversas linguagens artísticas e sobre as práticas no campo da produção cultural.

OBJETIVOS E METODOLOGIA:

A Qualificação Profissional em Produção Cultural é um curso de curta duração, que busca proporcionar aos alunos um contato inicial com as diversas realidades do cotidiano de um Produtor Cultural. São objetivos do curso:

– Ampliar o repertório dos alunos sobre as diversas linguagens artísticas;
– Propiciar uma atualização acerca do cenário cultural brasileiro;
– Discutir critérios e processos de curadoria e programação;
– Apresentar processos de planejamento estratégico e elaboração de projetos culturais;
– Apresentar práticas sobre produção executiva.

Para isso, serão realizadas aulas expositivas, participativas e dialógicas, abordando conceitos e práticas e propondo exercícios e vivências. Também farão parte do processo a interação com profissionais da área, a realização de dinâmicas e simulações, a utilização de vídeos e a participação em atividades externas.

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A avaliação do curso será feita de maneira contínua e permanente. Todo o material produzido em aula será avaliado, assim como o envolvimento e a participação dos alunos com as atividades propostas. Além disso, para ser considerado aprovado o estudante deve obter pelo menos 75% de frequência sobre o total da carga horária proposta.

PROCESSO SELETIVO 2020

PRÉ-REQUISITOS

Para participar do processo seletivo o candidato deverá:
1. Ser maior de idade – Caso seja selecionado para a entrevista, deverá apresentar documento oficial com foto e data de nascimento (RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho);

2. Residir e/ou desenvolver ações culturais nas Regiões Administrativas de Jacarepaguá e/ou da Cidade de Deus. Caso seja selecionado para a entrevista, deverá apresentar uma das opções abaixo:
2.1 – Residentes: conta de luz/gás/telefone ou declaração da associação de moradores;
2.2 – Agentes culturais não residentes: declaração da associação de moradores ou de instituições vinculadas às ações desenvolvidas ou registros de ações desenvolvidas (materiais de divulgação impressos ou on-line, vídeo-registro, clipping, etc).
3. Possuir vivência na área cultural compatível com a proposta do curso, comprovando através de apresentação pessoal e declaração de intenção escrita (limite de 2.000 caracteres) ou em vídeo (máximo de 2 minutos). Se o candidato optar pela versão escrita, deverá preencher a declaração no formulário de inscrição. Caso opte pela versão em vídeo, deverá informar no formulário um link válido para acesso ao vídeo on-line.

4. Ter ciência integral da proposta, através da leitura da apresentação do curso e das regras do processo seletivo, disponíveis no site: http://espacocultural.escolasesc.com.br/

INSCRIÇÕES:

As inscrições são gratuitas e serão realizadas somente pela internet, no período de 14 de janeiro a 13 de fevereiro de 2020. O formulário de inscrição está disponível no link: http://bit.ly/producao2020

SELEÇÃO:

O processo seletivo será realizado em 3 etapas:

1ª Etapa – Habilitação
Conferência se o candidato preencheu a ficha de inscrição corretamente e cumpre os pré-requisitos estabelecidos neste edital.

2ª Etapa – Pré-seleção
Avaliação da carta ou vídeo de apresentação, considerando a atuação do candidato na área cultural, sua relação com a região em que atua e suas expectativas sobre o curso.

3ª Etapa – Entrevistas
Os candidatos pré-selecionados na 2ª etapa serão convocados para uma entrevista com o objetivo de identificar a adequação do candidato ao perfil do curso.
A convocação será realizada por e-mail, nos dias 02 e 03 de março de 2020.
As entrevistas serão realizadas entre 04 e 07 de março de 2020, conforme agenda disponibilizada pela coordenação do curso.

RESULTADOS

Os alunos selecionados serão convocados por e-mail e/ou telefone, no dia 13 de março de 2020.
Caso haja desistência, o Espaço Cultural Escola Sesc poderá, a seu critério, convocar candidatos suplentes.
Os resultados do presente Processo Seletivo serão válidos apenas para o preenchimento das vagas estipuladas nesta convocatória, não havendo, em hipótese alguma, reserva de vagas para processos futuros.

MATRÍCULA

No dia 21 de março de 2020, para efetivar sua matrícula e ter acesso à primeira aula, os alunos selecionados deverão assinar o termo de compromisso no qual se comprometem a seguir as normas da Escola Sesc de Ensino Médio, colaborar para o bom andamento da qualificação e frequentar o curso com assiduidade ao longo dos 07 meses de aula.

PENALIDADES

Caso o aluno apresente frequência ou rendimento inferior a 75% do programa proposto, ficará impedido de participar das ações de formação da Escola Sesc de Ensino Médio pelo período de 18 meses, salvo casos excepcionais desde que apresentada e comprovada justificativa de força maior.

DISPOSIÇÕES GERAIS

O Espaço Cultural Escola Sesc reserva-se ao direito de prorrogar o processo seletivo, alterar datas e horários ou cancelar as turmas, com aviso prévio aos candidatos, por eventuais necessidades.
Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio.

Contatos para informações gerais:
Tel: (21) 3214-7404 (Bruna ou Marcelo)
E-mail: espacocultural@escolasesc.net.br

%d blogueiros gostam disto: