“Prelúdio” é o projeto de abertura da programação do Espaço Cultural Escola Sesc no ano de 2020, com o objetivo de diversificar as vivências do público e ampliar suas referências por meio de suas atividades e atrações artísticas.

A curadoria do projeto busca trazer para a Escola Sesc de Ensino Médio uma variedade de expressões da produção cultural contemporânea, valorizando a diversidade da cultura brasileira e também abrir espaço para a fruição de produções e artistas atuantes na cidade do Rio de Janeiro. Três shows musicais, um espetáculo de teatro e uma sessão de cinema compõem essa diversa programação, distribuída ao longo de cinco dias do mês de março.

A proposta é fazer uma pequena introdução do que será a programação do Espaço Cultural nesse ano. Assim, convidamos você a conhecer as atrações e atividades, gratuitas abertas a todos os públicos, do Espaço Cultural Escola Sesc.

Para todos os espetáculos, retire seu ingresso gratuitamente na bilheteria do Espaço Cultural 1 hora antes do início da apresentação.

Sábado, dia 7 de março

GERALDO AZEVEDO

Música / Classificação: Livre

Palco do Espaço Cultural

Sobre o show: O cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo abre nossa programação. O repertório será o do álbum “Solo Contigo – Ao Vivo”, lançado em 2019, e que contém grandes sucessos como ‘Dia Branco’, ‘Táxi Lunar’ e ‘Dona da Minha Cabeça’, além de novas canções, como “A Saudade Me Traz”. Conhecido por seus grandes sucessos e por projetos como “O Grande Encontro” e “Cantoria”, Geraldo pertence à geração de artesãos da canção popular brasileira, que produziu e ainda produz o que há de mais inspirador, relevante e belo em nossa música.

Quarta, dia 25 de março

PIETÁ

Música  /  Classificação: 12 anos

Palco do Espaço Cultural

Sobre o show: Formada pelos cariocas Frederico Demarca e Rafael Lorga e a natalense Juliana Linhares, Pietá propõe diálogos entre a teatralidade e a criação musical, transitando entre diferentes ritmos e temáticas da nova música brasileira. Seu primeiro álbum, “Leve o que quiser” (2015,) teve participações de Chico César, Carlos Malta, Claudio Nucci e Beto Lemos.  Os singles “Com os pés no futuro” (2017), “Virará” (2018) e “Jabaculê” (2018) precederam o lançamento de “Santo Sossego” (2019), álbum com produção de Jr Tostoi e participações de Josyara, Khrystal, Lívia Nestrovski, Ilessi e Caio Prado.

Quinta, dia 26 de março

FAVELA É MODA

Direção: Emílio Domingos

Cinema

Duração: 75 min

Brasil, 2020

Classificação: 10 anos

Palco do Espaço Cultural

Sobre o filme: O documentário aborda o surgimento de agências de modelos em territórios periféricos e morros do Rio de Janeiro. Tais agências buscam a representação de jovens negros na indústria têxtil e, a partir do conceito de “Moda Resistência”, enfrentam o padrão estético estabelecido pela mídia e pela moda, que são nichos majoritariamente ocupados por modelos brancos, altos e magros.

Sexta, dia 27 de março

A INVENÇÃO DO NORDESTE

Com: Grupo Carmin (RN)

Teatro  /  Duração: 60 minutos

Classificação: 12 anos

Palco do Espaço Cultural

Sobre o espetáculo: Um diretor é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para o último teste. Durante as sete semanas de preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.

Direção e figurino

Quitéria Kelly

Texto

Henrique Fontes e Pablo Capistrano

Atuação

Henrique Fontes, Mateus Cardoso e Robson Medeiros

Desenho de luz, assistente de direção e direção audiovisual

Pedro Fiuza

Trilha

Gabriel Souto e Toni Gregório

Cenografia

Mathieu Duvignaud

Consultoria

Durval Muniz de Albuquerque Jr.

Sábado, dia 28 de março

RUBEL

Classificação: Livre

Palco do Espaço Cultural

Sobre o show: Com dois álbuns lançados, “Pearl” (2013) e “Casas” (2018), o cantor e compositor Rubel tornou-se um dos mais requisitados e respeitados artistas de sua geração. Consolidou parcerias com os rappers Emicida e Rincon Sapiência, e o duo Anavitória. Teve três músicas em trilhas de novelas da Rede Globo e, em 2018, foi indicado ao Grammy Latino pelo disco “Casas”. Ultrapassou a marca de 40 milhões de visualizações com o clipe da canção “Quando Bate Aquela Saudade” e mais de 10 milhões com “Partilhar”, parceria com Anavitória.

Exposição fotográfica “Jovens Olhares”

Uma oficina de fotografia para jovens entre 15 e 29 anos, voltada exclusivamente para moradores da Cidade de Deus, tendo como objetivo aprender técnicas básicas, conhecer noções de curadoria e realizar experimentos fotográficos. A exposição “Jovens Olhares” busca vislumbrar um outro olhar sobre a Cidade de Deus por meio do protagonismo juvenil.

Abertura da exposição: Sábado, dia 7 de março às 18h.

Período de Visitação: de 7/3 a 27/4.