RESULTADO DA FASE HABILITAÇÃO E JULGAMENTO FINAL

O Polo Educacional Sesc informa o resultado da habilitação da licitação em epígrafe:

 

Empresa Habilitada:

TORRES ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA

 

Diante do exposto, O Polo Educacional Sesc informa o resultado Final da licitação acima referenciada:

Julgamento Final:  

TORRES ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA

 

Rio de Janeiro, 13 de setembro de 2021.

 

RESULTADO DA FASE DE CLASSIFICAÇÃO DE PROPOSTAS

O Polo Educacional Sesc, informa o resultado da análise das propostas comerciais da licitação em epígrafe, cujos envelopes “Proposta Comercial” foram abertos em reunião realizada no dia 19/08/2021 às 10 horas:

Empresas Classificadas:

TORRES ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA

CRATER CONSTRUÇÕES LTDA

ESPECTRO ENGENHARIA LTDA

 

Empresas Desclassificadas:

LUMINUS ELETRICIDADE, GERADORES E SERVIÇOS EIRELI

CONSTRUTORA BRASFORM LTDA

ZANELI SERVIÇOS ELÉTRICOS LTDA

 

Consequentemente, o Polo Educacional Sesc, informa a data e horário para abertura do envelope “Documentos de Habilitação”, conforme previsto no subitem 5.4.2 do Edital, no dia 02 de setembro de 2021, às 10:00 horas.

Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2021.

ADENDO IX

O Polo Educacional Sesc responde ao questionamento apresentado por empresa interessada em participar desta licitação.

Pergunta: Como forma de comprovação do vínculo profissional/empresa, para efeito de atendimento do item “b” do item 3.2 “Qualificação técnica” do edital, será aceita declaração de compromisso futuro de profissional detentor de atestado técnico compatível com o objeto do edital com a Licitante caso sejamos consagrados vencedores do certame, como já previsto em editais de processos licitatórios anteriores deste mesmo Sesc. Está correto nosso entendimento?

Resposta.: Não. O(s) profissional(is) que for(em) relacionado(s) para efeito de comprovação de capacidade técnica deverá(ão) possuir vínculo com a empresa proponente.

 

Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2021.

ADENDO VIII

O Polo Educacional Sesc informa:

Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2021.

ADENDO VII

O Polo Educacional Sesc responde aos questionamentos apresentado por empresas interessadas em participar desta licitação.

Pergunta: Ao analisarmos a Planilha de Serviços (referencial), verificamos que os itens tais como: Cabos de Média Tensão; Transformadores à Seco; Painéis de Baixa Tensão (itens: 2.1.1 , 2.1.1.2, 2.1.1.3, 2.1.1.4 / 2.3.4.3.1, 2.3.10.1 / 2.4.4.3, 2.4.4.3.1, 2.4.10.1 / 2.6.5.1.1), estão com preços abaixo do praticado atualmente no mercado. Isto posto, solicitamos a revisão/ atualização de preços destes itens conforme preços atuais de mercado.

Resposta.: Estamos republicando nesta data a planilha do orçamento de referência ajustada para compensar as defasagens apontadas.

Pergunta: Ao fazermos a verificação dos quantitativos, na planilha de quantidade do referido memorial descritivo, verificamos divergência entre o item 2.2.4.2.3 da planilha e o item 5.1.7-b do Memorial Descritivo. O Item 2.2.4.2.3 da planilha de preço – “Cabos elétricos 0,6/1kV constituído por condutor de cobre nu, têmpera mole, classe 5 extra flexível, isolação em composto termofixo HEPR 90°C e cobertura em composto termoplástico  não  halogenado,  conforme  normas  NBR  13248,  NBR  13570  e NBR 5410 de 150 mm2” – apresenta uma quantidade prevista de 2.500,00 metros enquanto o item 5.1.7-b do Memorial Descritivo, a metragem do cabo com diâmetro de 150mm2 foi previsto, para esta subestação, uma quantidade de 5.040,00 metros.

Resposta.: Deverá ser considerado na proposta as quantidades do orçamento de referência.

Pergunta: Qual a quantidade efetiva a ser considerada, visto que na descrição do referido item, preconiza que temos que estar em conformidade com o Memorial Descritivo?

Resposta.: Deverá ser considerado na proposta as quantidades do orçamento de referência.

 

Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2021.

A D I A M E N T O 

O Polo Educacional Sesc informa o adiamento da Reunião de Recebimento de Envelopes para:

19 de agosto de 2021, às 10 horas

Rio de Janeiro, 05 de agosto de 2021.

ADENDO VI

O Polo Educacional Sesc prorroga a data deste processo licitatório, conforme abaixo:

  • Prorrogação do prazo de visita técnica, item 3.2.2 do Edital – até 02/08/2021;
  • Adiamento da Reunião de Recebimento de Envelopes para o dia 09 de agosto de 2021, às 10:00 horas, item 5.1 do Edital;
  • Link de acesso aos documentos do Anexo Ia revisado com os projetos em DWG, item 8.16 do Edital;

Rio de janeiro, 27 de julho de 2021

ADENDO V

O Polo Educacional Sesc responde aos questionamentos apresentado por empresas interessadas em participar desta licitação.

Pergunta: De acordo com os documentos disponibilizados (Memorial descritivo, projetos), os Quadros Gerais de Baixa Tensão, Cubículos de Média Tensão e Transformadores que poderão ser substituídos serão alocados para um depósito ou será responsabilidade da Contratada efetuar o descarte devido dos itens?

Resposta: Os equipamentos que serão substituídos deverão ser avaliados previamente pela Contratante, caso não sejam do interesse da manutenção da Escola, deverão ser descartados sob total responsabilidade da Contratada.

Pergunta: Na formação de preços de homem-hora para equipe local, notamos que o cálculo foi feito com encargos complementares. Solicitamos conhecer o percentual utilizado para o cálculo destes encargos e se, nesta composição, o valor de periculosidade foi considerado.

Resposta: São utilizadas as composições, insumos e encargos sociais do SINAPI, publicados no site da caixa e de livre acesso a consultas de qualquer pessoa.

Pergunta: Dada a escassez de metal no mercado e variações de preço de equipamentos em função do dólar e euro, solicitamos conhecer a fórmula de reajuste de custo de produtos a ser utilizada para este projeto, caso aplicável.

Resposta: Não aplicável

Pergunta: Dado o peso significativo dos equipamentos e cabos no valor deste projeto (superior a 60% do custo global) e visando minimizar riscos de fluxo de caixa associado à compra de equipamentos e cabos, entendemos que os boletins de medição de avanço de obra devem andar a par e passo com a necessidade de fluxo de caixa da obra. Ou seja, o pagamento feito pelo SESC deverá ser back-to-back com as condições colocadas pelos fornecedores e isto pode significar, por exemplo, pagamento no fechamento do pedido e na entrega do equipamento, antes do comissionamento do equipamento. Favor confirmar entendimento.

Resposta: Poderemos atribuir um percentual referente ao peso de cada equipamento na composição de preços, e efetuar o pagamento contra a entrega dos mesmos.

Pergunta: Entendemos que as obras devem ser feitas de forma seriada (não paralelizadas). Favor confirmar entendimento.

Resposta: Positivo, pois não podemos prejudicar a funcionalidade da Escola

Pergunta: Entendemos que as obras devem ser feitas no período diurno, de 2a a 6a, mesmo que a operação do complexo SESC Barra esteja em operação normal. Favor confirmar entendimento.

Resposta: Positivo, entretanto serviços em finais de semana e jornada estendida poderão ser executados, seguindo os procedimentos operacionais do Sesc e a legislação trabalhista em vigor

Pergunta: Durante as obras, entendemos que uma determinada subestação que esteja fora de atenção será atendida por outra subestação. O escopo de interligação para by-pass desta subestação e o atendimento das cargas originalmente por ela atendidas não é escopo deste serviço. Favor confirmar entendimento.

Resposta: A alimentação poderá ser feita através de outra subestação que não esteja sob intervenção, entretanto o by-pass e a alimentação das cargas é parte do escopo da contratada, sendo que para tal existe verba específica na planilha orçamentária. Para a subestação SE-02 não há, à princípio, disponibilidade suficiente em outras SEs, devendo a contratada prever uma forma de alimentação provisória para tal. As cargas mais significativas na SE-06 são 3 (três) chillers de 300kW cada.

Pergunta: Entendemos que o SESC disponibilizará local, ainda que temporário, para descarte dos materiais e dos equipamentos a serem retirados, sendo responsabilidade do contratado dar o devido tratamento quanto ao descarte final dos materiais. Favor confirmar entendimento.

Resposta: Positivo, entretanto a prioridade para este descarte temporário será a área destinada ao canteiro de obras

Pergunta: Na composição 0077, entendemos que, após a avaliação dos transformadores, caso o laudo final indique a necessidade de troca dos mesmos, será de responsabilidade do SESC especificá-los, comprá-los e colocá-los no local conforme projeto. Favor confirmar o entendimento.

Resposta: Negativo, a especificação, aquisição e transporte até o local será de responsabilidade da contratada, que deverá apresentar laudo técnico justificando a necessidade da troca. A aquisição pela contratada, entretanto, somente deverá ser feita após a formalização de termo aditivo contratual.

Pergunta: Não estão disponíveis os desenhos em DWG para conferencias das medidas projetos/ planilhas, uma vez que o link está em PDF. Como ficariam as eventuais diferenças definidas nas planilhas em relação as reais quantidades dos materiais/componentes, como por exemplo, metragem de cabos, eletrocalhas.

Resposta: Estaremos disponibilizando os projetos em DWG para facilitar o levantamento e adiando a abertura dos envelopes para 09/08/2021, podendo as visitas ser realizadas até 02/08/2021.

Pergunta: Valeriam então os preços unitários das planilhas para os aditivos?

Resposta: Os preços unitários valerão para aditivos em caso de alterações de escopo após o contrato assinado, tendo como base de início a documentação enviada no edital.

Pergunta: Solicitamos definição/informação das correntes dos disjuntores reservas/vagos nos diversos QGBT’s, pois em função dos frames dos disjuntores reservas/vagos haverá alteração do dimensionamento, espaçamentos e bitola dos barramentos.

Resposta: Adotar um disjuntor com frame 25 a 100A como o padrão para os disjuntores reservas.

Pergunta: Estão representados em alguns dos circuitos de medição nos novos QGBT’s a serem fornecidos a utilização de TP’s para 380V (?) e ainda sem proteção dos circuitos de tensão dos multimedidores. Favor esclarecer.

Resposta: A utilização do TP tem como objetivo isolar o circuito de medição do restante da instalação.  Com relação a proteção, apesar de não indicada no desenho deve ser prevista através de disjuntores ou fusíveis conforme orientação do fabricante do multimedidor a ser fornecido.

Pergunta: Nos quadros de média tensão a serem fornecidos entendemos que deveram ser alteradas tanto a posição elétrica dos TC’s de proteção, bem como os indicadores buchas capacitivos dos indicadores de tensão. Favor esclarecer.

Resposta: O fornecedor pode propor alterações desde estas atendam aos requisitos normativos vigentes.

Pergunta: Embora não conste do atual escopo dos serviços o QGBT-SE-7.101 deverá ser revisto, no que tange as correntes dos disjuntores em linha, bem como da chave transferência automática motorizada, cuja a corrente nominal é incompatível com a potência do Nobreak.

Resposta: A  CEE – Central de Energia Estabilizada será objeto de contratação futura, naão fazendo parte do escopo desta Licitação.

Pergunta: Os intertravamentos dos disjuntores principais e respectivos Tie’s, de caixa moldada, são garantidos para não paralelismo momentâneo apenas utilizando-se dispositivos KIRK para os 3 disjuntores com 2 chaves e mesmo segredo, enquanto que o elétrico poderá eventualmente até permitir este paralelismo instantâneo. Seria aceito então apenas o intertravemento KIRK?

Resposta: Deverá ser utilizado intertravamento eletromecânico.

Pergunta: Notamos algumas divergências entre o MEMORIAL DESCRITIVO, PLANILHA DE QUANTIDADES e UNIFILAR GERAL, para qual solicitamos ratificação das potencias e serviços específicos nas respectivas subestações, conforme descrito na planilha abaixo:

SE

EQUIP. QUANT. PLANILHADE QUANTIDADE MEMORIAL DESENHO

SE‐1

TRAFO 02 2×500 kVA 2x300kVA

2x300kVA

SE‐2

TRAFO 02 2X1000kVA Testar/trocar se for o caso

2x1000kVA

SE‐2 TRAFO 02 2x750kVA 2x1000kVA

2x750kVA

SE‐4

TRAFO 02 2×112,5KVA Testar/trocar se for o caso 2×112,5kVA
SE‐5 TRAFO 02 2x500kVA Testar/trocar se for o caso

2x500kVA

SE‐6 TRAFO 02 2x225kVA Testar/trocar se for o caso

2x225kVA

 

Resposta: Os transformadores da SE-1 deverão ser substituídos por 2 trafos de 300kVA. 

Os transformadores existentes de 1.000kVA da SE-2 deverão ser substituídos para adequar as ligações do primário e secundário, mas manterão a sua potência, ou seja, 1.000kVA.

Os transformadores existentes de 750kVA da SE-2 bem como os transformadores das demais subestações deverão ser testados e sua troca somente ocorrerá se necessário, desde que devidamente justificado por Laudo técnico previamente aprovado pela Contratante.

Acerca do item 2.8.3 do anexo Ib: Fornecimento de alimentação provisória durante período de intervenção nas Subestações:

Pergunta: Solicitamos descrever detalhadamente as necessidades para manter a alimentação provisória das cargas alimentadas pelas Subestações durante a execução dos serviços. Entendemos que, além do transformador de 750 kVA detalhado na planilha analítica, iremos necessitar de cabos de BT e MT, painéis provisórios de BT e MT para atender ao solicitado no edital.

Resposta: Cada subestação é responsável pela alimentação elétrica de setores distintos no campus:

SE-01 alimenta os prédios da Coordenação, Casas de Professores e uma parte de iluminação externa. Estas cargas poderão eventualmente serem alimentadas provisoriamente através da SE-03 e para isto é preciso prever cabos de baixa tensão.

SE-02 alimenta todas as utilidades do campus, sendo as mais relevantes: Central de água gelada (3 chillers 300kW), Central de Vácuo e Bombas de Incêndio. Devido à potência dos equipamentos de água gelada, não há alternativa de alimentação à partir de outras SEs, sendo necessário prever uma fonte provisória (Trafo provisório ou gerador) e painéis provisórios de BT e MT.

SE-04 alimenta o Ginásio, iluminação das quadras, canteiros de obras e uma parte de iluminação externa. Estas cargas poderão eventualmente serem alimentadas provisoriamente através da SE-03 ou SE-02 e para isto é preciso prever cabos de baixa tensão.

SE-05 alimenta os prédios de Alojamento de alunos, Laboratórios, Salas de Aula e Centro de Liderança e uma parte de iluminação externa. Estas cargas poderão serem alimentadas provisoriamente através da SE-06 e para isto é preciso prever cabos de baixa tensão.

 SE-06 alimenta o Teatro e uma parte de iluminação externa. Estas cargas poderão serem alimentadas provisoriamente através da SE-05 e para isto é preciso prever cabos de baixa tensão.

SE-00 alimenta a Portaria e uma parte de iluminação externa. Estas cargas serão alimentadas definitivamente através das SE-01 e SE-06 (uma reserva da outra). Sugerimos que esta seja executada após a SE-01 ou SE-06.

Por ser uma escola residência, todas as subestações são críticas e o tempo de parada para transferência de carga deverá ser o menor possível preferencialmente, menor que 2 horas. Para o caso da SE-02, a criticidade é ainda maior, sendo que para a Central de vácuo o tempo de parada tolerável é menor do que 30 minutos.

ítem 7.2 o anexo 1b – Planilha de Serviços e Quantidades, explicita:

“A planilha de serviços quantificados e orçados que compõe os documentos de licitação deverá ser utilizada como referência para a apresentação de proposta comercial por parte das licitantes. Cabe ressaltar que as licitantes devem obrigatoriamente realizar levantamento próprio de todas as quantidades bem como orçar cada um dos itens e subitens de planilha”. (grifo nosso)

Em seu ítem 1.3.2 o anexo V – minuta de contrato, explicita:

“As quantidades indicadas no Edital do Processo Licitatório Concorrência nº 21E/0006CC são meramente orientativas, cabendo à CONTRATADA a responsabilidade pelo levantamento integral das mesmas”.

As quantidades definidas na planilha orçamentária, para serviços em equipamentos existentes, são resultado de nossa avaliação considerando suas condições atuais, sendo então definido para cada um uma composição de preços unitários.

Considerando que a real extensão dos serviços em equipamentos somente será possível após  inspeção detalhada da Contratada, lhe caberá informar à Contratante as divergência detectadas através de laudo técnico, caracterizando os desvios em relação aos quantitativos orçados.

Caso o pleito da Contratada seja aceito, estes serviços/fornecimentos somente deverão ser executados após a formalização de termo aditivo contratual.

Com relação aos demais quantitativos, estaremos disponibilizando os projetos em DWG para facilitar o levantamento e adiando a abertura dos envelopes para 09/08/2021.

 

Rio de janeiro, 27 de julho de 2021

ADENDO IV

O Polo Educacional Sesc prorroga a data deste processo licitatório, conforme abaixo:

  • Prorrogação do prazo de visita técnica, item 3.2.2 do Edital – até 21/07/2021;
  • 3.2.2. A Visita Técnica para vistoria é obrigatória, devido as características do local de execução das obras, devendo ser realizada no período de 09/07/2021 a 21/07/2021, com agendamento por meio do endereço eletrônico poloeducacional-compras@sesc.com.br, citando o número desta licitação. A visita será acompanhada por representante da Escola Sesc (Anexo IV).

 

Rio de janeiro, 15 de julho de 2021

ADENDO III

O Polo Educacional Sesc responde ao questionamento apresentado por empresa interessada em participar desta licitação.

Pergunta: No item 3.2.1. b), as ARTs (que contemplem “Execução de instalação ou reforma de subestações com tensão igual ou superior a 13,8kV”) constituintes do CAT com registro de atestado do profissional devem constar que a empresa licitante (a nossa empresa) efetuou o serviço, ou seja, foi a empresa contratada?

Por exemplo, se o profissional que compõe o nosso quadro técnico possui ARTs de “Execução de instalação ou reforma de subestações com tensão igual ou superior a 13,8kV”, mas realizou esses serviços sob outra empresa, o CAT com registro de atestado desse profissional vale de qualificação técnica para a nossa empresa participar dessa licitação?

Resposta: Sim, desde que o profissional comprovadamente capacitado através das ART/CAT faça parte do quadro da empresa, sendo necessária a comprovação de vínculo entre profissional e empresa.

Rio de janeiro, 14 de julho de 2021

ADENDO II

O Polo Educacional Sesc responde aos questionamentos apresentados por empresas interessadas em participar desta licitação.

Pergunta: Acerca do item 3.2 (qualificação técnica), alínea b:  Execução de instalação ou reforma de subestações com tensão igual ou superior a 13,8kV Unid: Kva  Quant: 2.800, solicitamos esclarecimentos em relação ao detalhamento do que deve conter na Certidão de Acervo técnico/ Atestado em nível de quantitativo de serviços, equipamentos etc… ?

Resposta: Esclarecemos que as comprovações da qualificação técnica deverão ser compatíveis em qualidade e quantidade em 50% do objeto desta licitação. Os principais itens que serão levados em conta na avaliação serão: Fornecimento e instalação de cabos de MT, inclusive execução de testes e ensaios de isolamento e tensão aplicada (aprox.. 1600 metros);

Fornecimento e instalação de cabos de BT, bitola maior ou igual a 95mm², inclusive execução de testes e ensaios de isolamento (aprox..  3.000 metros);

Fornecimento e instalação de painéis de média tensão com tensão igual ou superior a 13,8 kV e potência igual ou superior a 2800 kVA;

Fornecimento e instalação de painéis de baixa tensão tipo TTA e com potência igual ou superior a 2800 kVA;

Execução de manutenção, incluindo testes e ensaios em painéis e transformadores de força de MT com tensão igual ou superior a 13,8 kV e potência igual ou superior a 2800 kVA;

Execução de estudo de coordenação e seletividade de proteção em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 13,8 kV e potência igual ou superior a 2800 kVA;

Comissionamento de subestações e instalações elétricas com tensão igual ou superior a 13,8 kV e potência igual ou superior a 2800 kVA.

Rio de janeiro, 13 de julho de 2021

ADENDO I

O Polo Educacional Sesc informa:

  • Publicação de Anexo Ia revisado – 378-PLE1-RDCO-MAI21-00001-02 – MODERNIZAÇÃO DAS SUBESTAÇÕES.

Rio de Janeiro, 09 de julho de 2021.

CONCORRÊNCIA N.º 21E/0006CC

REUNIÃO DE RECEBIMENTO DE ENVELOPES

Dia 29 de julho de 2021, às 10:00 horas

O Polo Educacional Sesc, entidade de direito privado, sem fins lucrativos, comunica a realização de Licitação, na modalidade CONCORRÊNCIA, do tipo MENOR PREÇO EXEQUÍVEL em regime de empreitada por preço global. A presente licitação é regida pela RESOLUÇÃO SESC N.º 1252/12 de 06.JUN.12, publicada na seção III do Diário Oficial da União, n.º 144 de 26.JUL.12, para contratação de empresa especializada para execução das:

Obras de Modernização das Subestações Elétricas do Polo Educacional Sesc

VALOR DE REFERÊNCIA: R$ 5.582.749,16 (cinco milhões, quinhentos e oitenta e dois mil, setecentos e quarenta e nove reais e dezesseis centavos).

EDITAL E ANEXOS: Poderão ser retirados no endereço eletrônico www.escolasesc.com.br – em Licitações, e apresentar seus envelopes contendo os documentos e propostas no mesmo local, conforme data-hora acima especificada.

Rio de Janeiro, 07 de julho de 2021.

Clique aqui para acessar os anexos

 

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