Espaço Cultural Escola Sesc

Abril, Jazz!

Transformando o palco do teatro num ambiente que remete às casas de jazz, a mostra reúne artistas para shows em formato intimista.

Arte da Palavra

Busca oferecer ações que atuem em toda a cadeia da Literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.

Arte Sesc

Projeto nacional que promove a circulação de exposições.

Coletivos Artísticos

Projetos artísticos desenvolvidos por estudantes, sob a supervisão dos professores de Artes da Escola Sesc. As atividades têm por objetivo estimular a criatividade e o protagonismo juvenil.

A proposta do trabalho com Cia. de Teatro é promover uma imersão num processo de prática de montagem que permita a ampliação do olhar estético do aluno, assim como a visão do funcionamento do mercado teatral no Brasil. A ideia é capacitar o estudante tecnicamente na linguagem e fazê-lo entender os diferentes campos e funções de trabalho na área das Artes Cênicas.

A Orquestra Escola Sesc é formada por 43 alunos residentes na Escola Sesc, das três séries do Ensino Médio, além de estudantes externos, participantes dos cursos de música oferecidos no projeto Uzina – Laboratórios de Artes. O conjunto é composto por cordas, madeiras, metais, percussões e sessão rítmica.

O Coletivo de Moda e Arte foi inaugurado em 2016 como um espaço de criação e reflexão sobre moda sustentável, consumo consciente e produção artística, funcionando como um braço teórico e prático do Brechó Cabide. O principal objetivo é integrar questões estudadas nas disciplinas de Artes Visuais e de Moda, orientadas para a elaboração de materiais que provoquem um pensamento crítico sobre a situação do planeta, sobretudo em relação à cultura do descartável.

Concurso Jovens Dramaturgos

Concurso nacional dedicado a jovens de 15 a 27 anos. Os autores contemplados têm seus textos publicados e participam de uma residência na Escola Sesc, incluindo oficinas, palestras e a leitura encenada das obras.

Domingueira Artística

Atividades artísticas realizadas no primeiro domingo de cada mês que visam fortalecer o sentimento comunitário por meio de práticas de convivência e sociabilidade.

Encontro de Bibliotecas Escolares

Seminários temáticos reunindo especialistas nos temas para aprofundamento e apresentação de modelos inovadores de gestão em bibliotecas escolares.

Escola Vive Cultura

Dedicado a estudantes da 1ª série da Escola Sesc, oferece atividades prévias seguidas de fruição artística, a fim de contribuir para a formação do hábito cultural entre os jovens.

Etnias

Tendo como objetivo principal contribuir com a promoção da equidade nas relações etnicorraciais na educação, o projeto é composto por seminários e mesas de debates com pesquisadores e estudantes

Festa! – Festival Estudantil de Artes

Projeto de conclusão dos cursos de Produção Cultural e Mídia da Qualificação Profissional. Todas as etapas do projeto são executadas pelos estudantes, sob supervisão da Coordenação de Cultura da Escola Sesc.

Festival Palco Giratório

Maior projeto de difusão das artes cênicas do Brasil, o Palco Giratório reúne, no Espaço Cultural Escola Sesc, grupos de todas as regiões brasileiras para espetáculos, oficinas e intercâmbios.

Intercâmbios de Arte e Cultura

Ações que visam à difusão das produções artísticas dos estudantes, promovendo, por meio de parcerias com instituições de ensino nacionais e internacionais, a circulação dos trabalhos produzidos pelos alunos em outras localidades.

 

Literópolis

A Feira Literária da Escola Sesc estimula a produção artística dos estudantes, promovendo o intercâmbio de ideias com autores consagrados e da nova geração.

 Mostra de Cinema

Mostra temática composta por exibição de filmes, oficinas, mesas de debate e experimentações audiovisuais.

Mostra Nacional de Música

A programação é composta por grupos artísticos oriundos de todas as regiões brasileiras, indicados pelos curadores da Rede Sesc de Música. O projeto contempla apresentações oficinas, intercâmbios e mesas de debate.

Pangeia

Encontro de cultura e arte internacional composto por apresentações, lançamentos de livro, leituras encenadas, shows e intercâmbios de música, artes cênicas, literatura e artes visuais.

Programa de Público Dirigido

Programa de formação de público com estudantes da rede pública de ensino. O projeto visa incentivar o hábito cultural entre os jovens, por meio de atividades prévias de sensibilização e a oferta de transporte para os espetáculos. Saiba mais…

Sesc Partituras

Concertos de abertura dos semestre letivos de música. Repertório de música brasileira, organizado a partir das obras disponíveis no site Sesc Partituras.

Som & Circo

Lona e pipoca, música e palhaço. A partir desses elementos o projeto visa estimular a convivência no campus da Escola Sesc por meio da ludicidade da arte circense.

Sonora Brasil

Mostra temática que visa a valorização da diversidade brasileira e a formação de ouvintes musicais. Os temas, grupos e repertórios são definidos por uma curadoria nacional composta por representantes de música do Sesc de todo o Brasil.