Regulamento – Jovens Dramaturgos 2018

O Espaço Cultural Escola Sesc torna público, para conhecimento dos interessados, o presente Regulamento, que estabelece as normas para a participação no VIII Concurso Jovens Dramaturgos.
1. OBJETIVOS
a. Fomentar a escrita dramatúrgica em jovens de 15 a 29 anos e, dessa forma, contribuir para a formação de novos(as) autores(as).

b. Proporcionar ao(à) jovem dramaturgo(a) a oportunidade de desenvolver sua habilidade literária e, com isso, oferecer ferramentas que sirvam de auxílio em sua orientação profissional.

c. Selecionar cinco (5) textos finalistas para compor a publicação anual do Concurso Jovens Dramaturgos, a ser lançada durante residência artística dos(as) autores(as), conforme descrito abaixo.

d. Oferecer a cinco (5) jovens dramaturgos(as) finalistas uma residência artística no período de 17 a 20 de outubro de 2018 (sujeito a alteração com aviso prévio) no Espaço Cultural Escola Sesc, no Rio de Janeiro.

e. Realizar a leitura encenada dos cinco (5) textos selecionados ao final do concurso. A leitura está programada para ocorrer durante a residência artística dos(as) autores(as), em data a ser divulgada.

2. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
a. Poderão se inscrever jovens de 15 a 29 anos completos até a data final da inscrição, que sejam brasileiros(as) natos(as) residentes no país, brasileiros(as) natos(as) residentes no exterior [dispostos(as) a arcar com os custos relativos à vinda para o Brasil no período de residência] ou estrangeiros(as) naturalizados(as).

b. Textos escritos em processos de criação coletiva poderão ser inscritos por meio da escolha de um(a) (1) autor(a) representante. Entende-se que todos(as) os(as) criadores(as) envolvidos(as) no processo criativo devem se enquadrar na faixa etária do concurso e, em caso de seleção, somente o(a) autor(a) representante terá direito a residência custeada pelo Espaço Cultural Escola Sesc. Caso os(as) demais autores(as) do texto tenham a intenção de participar das atividades da residência, deverão arcar com suas despesas pessoais/logísticas.

c. É vedada a participação de membros da Comissão Curadora e/ou seus familiares.

d. Somente serão aceitos textos inéditos e originais, em Língua Portuguesa. Entende-se por textos inéditos aqueles não publicados em meios de comunicação de massa com fins lucrativos, impressos com distribuição pública e não encenados comercialmente.

e. Adaptações de qualquer tipo serão desclassificadas.

f. Cada autor(a) só poderá inscrever um (1) texto para participar do Concurso Jovens Dramaturgos.

g. Serão aceitas inscrições de textos escritos por autores(as) selecionados(as) em edições anteriores do Concurso Jovens Dramaturgos.

3. INSCRIÇÕES

a. Os textos deverão ser apresentados na seguinte formatação: um (1) arquivo com o texto em PDF e um (1) arquivo com o texto em Word com mesmo conteúdo, fonte Arial, corpo 12 (doze), espaço duplo, folhas numeradas, no tamanho de papel A-4, com no mínimo dez (10) e no máximo quinze (15) laudas, identificados apenas pelo título da obra, sem identificação do(a) autor(a) e sem imagens, figuras ou ilustrações.

b. Textos que estejam fora da formatação exigida não serão considerados.

c. Em caso de textos escritos coletivamente, deve ser enviada uma declaração de todos(as) os(as) criadores(as), na qual expressam a concordância com as condições do concurso e com a escolha de um(a) dos(as) autores(as) como representante.

d. Deverá ser enviado um e-mail para concursojovensdramaturgos@gmail.com, contendo os seguintes anexos:

I. O texto salvo em PDF e o título da obra nomeando o arquivo.
II. O texto salvo em Word com o mesmo conteúdo do PDF.
III. Ficha de inscrição e autorização de publicação/imagem, completamente preenchida e assinada digitalmente ou escaneada.
IV. Ficha de declaração dos(as) autores(as) envolvidos(as) em processo coletivo indicando a concordância com a escolha de um(a) dos(as) autores(as) como representante, assinada digitalmente ou escaneada (apenas em caso de textos criados coletivamente).
V. Uma (1) cópia escaneada do documento de identidade.
VI. Arquivo contendo uma minibiografia do(a) autor(a), de até quinhentos (500) caracteres.

e. As fichas de inscrição, autorização de publicação/imagem e de declaração de criação coletiva podem ser obtidas por meio de download na página do Espaço Cultural Escola Sesc.

f. As inscrições devem ser enviadas de 2 de março a 7 de maio de 2018, às 23h59. Não serão consideradas as inscrições enviadas fora do prazo divulgado ou com documentação incompleta ou em formato diferente do estipulado no edital. PRAZO PRORROGADO PARA 14 DE MAIO DE 2018, ÀS 23h59. 

g. A inscrição somente será válida após o envio de e-mail de confirmação, que será realizado pela produção do concurso em até quatro (4) dias após o recebimento da mesma.

4. COMISSÃO CURADORA E AVALIAÇÃO
a. A avaliação e a seleção dos textos finalistas serão realizadas em duas etapas.

I. Primeira etapa: eliminatória – realizada por uma comissão de especialistas em dramaturgia e literatura, e técnicos(as) e curadores(as) da Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas, especialistas em teatro, dramaturgia e literatura.
II. Segunda etapa: classificatória – realizada por integrantes da Coordenação Geral de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio.

b. Objetivando estimular e contemplar a produção de jovens de diferentes idades, os textos serão divididos em duas (2) categorias, de acordo com a faixa etária dos(as) autores(as):

I. Categoria A: escritos por autores(as) de 15 a 21 anos; e
II. Categoria B: escritos por autores(as) de 22 a 29 anos.

c. A avaliação dos textos levará em consideração os seguintes critérios e pesos:

I. Originalidade e abordagem do tema tratado no texto (peso 2);
II. Qualidade da construção do texto e de elaboração de personagens (peso 2); e
III. Utilização de meios, linguagens e/ou suportes que dinamizem o discurso cênico (peso 1).

d. Não serão divulgadas as avaliações dos textos, bem como os resultados não serão passíveis de recurso.

5. SELEÇÃO E PREMIAÇÃO
a. Como finalistas, serão selecionados dois (2) textos da Categoria A e três (3) textos da categoria B.

b. A divulgação dos textos selecionados será realizada no dia 2 de agosto de 2018, no site do Espaço Cultural Escola Sesc.

c. A seleção dos(as) finalistas implica na publicação dos cinco (5) textos selecionados, na realização de uma leitura encenada das cinco (5) obras e na oferta de uma residência artística aos(às) autores(as).

d. Não haverá ordem classificatória entre os(as) finalistas.

e. Os(as) autores(as) finalistas deverão, obrigatoriamente, participar de uma residência artística que será realizada durante o período de 17 a 20 de outubro de 2018 (data sujeita a alteração com aviso prévio), no Espaço Cultural Escola Sesc, no Rio de Janeiro. Nessa residência, os(as) autores(as) contemplados(as) participarão de oficinas de dramaturgia, do lançamento da publicação anual do Concurso Jovens Dramaturgos e assistirão à leitura encenada de seus textos. As atividades da residência têm por objetivo ampliar o contato com a área teatral e aprimorar os conhecimentos de dramaturgia.

f. A Coordenação Geral de Cultura se responsabiliza pelo custeio de passagens aéreas nacionais, hospedagem e alimentação para que os(as) autores(as) participem da residência artística.

g. Os(as) autores(as) devem considerar a possibilidade de chegar um dia antes do início das atividades da residência e de partir um dia após seu término.

h. Havendo a seleção de um texto concebido coletivamente, a Coordenação Geral de Cultura se responsabiliza pela residência artística apenas do(a) autor(a) representante. Os(as) demais autores(as) poderão participar das atividades da residência, mas deverão arcar, com recursos próprios, os custos de logística, hospedagem e alimentação necessários à sua participação.

i. A publicação contendo os cinco (5) textos selecionados será lançada numa tiragem de setecentos (700) exemplares durante a residência artística dos(as) autores(as), em data a ser divulgada.

j. Cada autor(a) selecionado(a) receberá cinquenta (50) exemplares da publicação.

k. A leitura encenada dos textos selecionados ocorrerá durante o período de residência dos(as) autores(as) no Espaço Cultural Escola Sesc, em data a ser divulgada. Fica a cargo da organização do concurso a atribuição de outros benefícios, sendo os(as) autores(as) selecionados(as) informados com antecedência.

6. DISPOSIÇÕES FINAIS
a. No ato de inscrição, os direitos autorais de todas as obras serão cedidos à Escola Sesc de Ensino Médio, que poderá promover leituras e montagens (sem fins lucrativos) dos textos por até dois (2) anos, desenvolver produtos culturais para distribuição gratuita à comunidade e a instituições por tempo indeterminado. Os textos selecionados também poderão ser disponibilizados para download público. Esta cessão de direitos não configura exclusividade de uso da obra, que poderá ser negociada pelo(a) autor(a) junto a editoras, companhias e afins, desde que se mantenha inédita até o lançamento da publicação Jovens Dramaturgos 2018.

b. No ato da inscrição, os(as) participantes se comprometem com as atividades de lançamento da publicação e o não comparecimento dos(as) autores(as) selecionados implica o ressarcimento à Escola Sesc de Ensino Médio de todos os eventuais custos despendidos para tal.

c. A inscrição para participação no concurso implica a aceitação das normas deste regulamento.

d. A Escola Sesc de Ensino Médio, a seu exclusivo critério, reserva-se o direito de cancelar este presente Edital, considerando as questões operacionais e administrativas que o tornem inexequível.

e. Questões omissas a este Regulamento serão deliberadas por comissão determinada por representantes e/ou servidores(as) da Escola Sesc de Ensino Médio.

f. Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail concursojovensdramaturgos@gmail.com.

Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2018.