Vida Acadêmica

Educação Híbrida

A Educação Híbrida sugere que sejam (re)pensados os tempos e os espaços da escolarização. Sugere também que haja (re)organização dos currículos e das metodologias de ensino e que os processos sejam personalizados e plugados na rede de dados/informações que a Internet oferece. Sem esquecer, claro, de convidar alunos e alunas para a construção, de modo colaborativo, dessas novas propostas pedagógicas.

Para os educadores, a entrada nesse mundo de performances virtuais não é menos complicada do que a já desafiadora sala de aula física, na qual o carisma, o domínio dos conteúdos específicos e suas possíveis articulações com outras áreas do conhecimento, capacidade de expressão e comunicação são também fundamentais.

O professor do Terceiro Milênio deve pensar-se membro do rizoma que se relaciona às circunstâncias histórico-sociais e não às verdades absolutas, atuando como parte dessa rede humano-mundo formada pelos ambientes online e off-line. Deve valorar as coisas (animadas ou inanimadas) não apenas pelo que guardam em si, mas pela sua potência de conexão e compartilhamento. E ainda, reconhecer-se como um fazedor dessas coisas (do real-virtual e do real-concreto), implementando suas ações educativas com produtos (materiais e imateriais) que expressem a força da invenção, da autenticidade e da originalidade.

A equipe pedagógica da Escola Sesc de Ensino Médio tem refletido sobre os desafios da formação docente, compartilhando os atalhos, sugestões, sucessos e resistências para a ação educativa em uma perspectiva híbrida, necessária para despertar o desejo de aprender nessa incomparável geração de jovens do século 21. Juventudes digitais que têm apresentado uma inteiramente nova forma de ser-jovem, a partir do contato com uma sociedade altamente tecnologizada e essencialmente conectada pela rede de dados, informações e (potência de) construção de conhecimentos que a Internet proporciona.