Vida Acadêmica

Projeto Social

Caracterizada pelo comprometimento social que assume com os estudantes que chegam das mais diversas regiões do país para estudar e morar no campus, a Escola Sesc de Ensino Médio, por meio do Espaço Cultural Escola Sesc, propõe uma série de atividades para que esses jovens tenham contato com a arte e com pessoas da comunidade, de diferentes faixas etárias e costumes.

No Projeto Social, os estudantes e pessoas da comunidade realizam atividades em conjunto. Essa é uma ação de articulação social por meio de ações artísticas e culturais que promovem e estimulam a cidadania do público-participante.

São oferecidos os seguintes laboratórios:

LABORATÓRIO DE GERAÇÕES E SOCIABILIDADES

Práticas cênicas com foco no resgate de memórias e nas relações intergeracionais, entre os jovens alunos da Escola Sesc e participantes da 3ª idade de comunidades do entorno.

LABORATÓRIO DE ESPORTE E SOCIABILIDADES

Práticas esportivas que estimulam a sociabilidade, a cooperação, o respeito às diferenças e o sentimento de pertencimento social.

LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO POPULAR

Práticas de comunicação popular nos contextos dos movimentos sociais e comunitários. Uso de novas tecnologias da comunicação na democratização da produção e do acesso à informação. Ênfase nas práticas de produção de baixo ou nenhum impacto ao Meio Ambiente.

LABORATÓRIO DE MEIO AMBIENTE

Desenvolvimento de plano de ações sobre práticas sustentáveis aplicáveis ao campus e aos bairros vizinhos à Escola. Conceitos como coleta seletiva de lixo, consumo sustentável, reaproveitamento de materiais, cidadania e cooperativismo são abordados.

LABORATÓRIO DE TEATRO E MEMÓRIA

Práticas cênicas, jogos teatrais e de contação de histórias direcionados a crianças em situação de risco social, residentes em orfanatos e abrigos.

LABORATÓRIO MÃO NA RODA

Capacitação sobre inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência. Os alunos e alunas vivenciam práticas sobre lazer acessível, desporto adaptado e desenvolvem mapeamento de acessibilidade no campus e nos bairros adjacentes.

LABORATÓRIO DE MODA ÉTICA

Capacitação, sob a ótica de conceitos sustentáveis, em customização de roupas, reaproveitamento e renovação de peças. O laboratório, por meio de intercâmbios e vivências entre moradores de comunidades da Zona Oeste e os alunos e alunas da Escola Sesc, promove o pensamento sobre consumo, uso responsável dos recursos naturais e geração de renda.

LABORATÓRIO DE GRAFITTI

Intervenções urbanas em contextos de exclusão social, por meio do graffiti, com foco na criação de novas interlocuções entre os seus usuários. Os participantes vivenciam experiências comunicativas, políticas e estéticas que geram novos olhares sobre o espaço urbano e ampliam as relações de afetividade com a cidade.