REGULAMENTO

INFORMAÇÕES GERAIS

Com o objetivo de expandir horizontes e aguçar a percepção e a atuação crítica dos agentes culturais do seu entorno (regiões administrativas de Jacarepaguá e Cidade de Deus, no Rio de Janeiro), o Espaço Cultural Escola Sesc abre inscrições para que agentes locais possam participar da Qualificação Profissional em Produção Cultural. Serão disponibilizadas 15 (quinze) vagas. A participação no processo seletivo é gratuita, bem como a participação nas aulas. O processo seletivo ocorre em três etapas: Habilitação (eliminatória), Pré-seleção (eliminatória) e Entrevista (classificatória). O curso tem duração de 160 horas, distribuídas ao longo de 6 meses, sendo 130 horas de aulas presenciais e 30 horas de atividades complementares. As aulas ocorrem no Espaço Cultural Escola Sesc, aos sábados, das 8h30 às 13h00. Além das aulas regulares, 1 vez por mês haverá uma aula complementar, também aos sábados, no turno da tarde. A previsão de realização do curso é de 23 de março a 21 de setembro de 2019, podendo ser ajustado pela coordenação observando a carga-horária obrigatória. O Espaço Cultural Escola Sesc não se responsabiliza por quaisquer despesas de deslocamento, alimentação ou aquisição de materiais escolares de uso pessoal.

PÚBLICO-ALVO

Agentes diversos da Zona Oeste (estudantes, artistas, animadores, produtores, mediadores, pesquisadores, educadores etc.) que queiram adquirir formação inicial sobre as diversas linguagens artísticas e sobre as práticas no campo da produção cultural. Terão prioridade no processo seletivo os candidatos que residam e/ou desenvolvam iniciativas culturais na Cidade de Deus ou em Jacarepaguá.

OBJETIVOS E METODOLOGIA

A Qualificação Profissional em Produção Cultural é um curso de curta duração, focado nos aspectos práticos da profissão, que busca proporcionar aos alunos um contato inicial com as diversas realidades do cotidiano de um produtor cultural. São objetivos do curso: – ampliar o repertório dos alunos sobre as diversas linguagens artísticas; – propiciar uma atualização acerca do cenário cultural brasileiro; – discutir critérios e processos de curadoria e programação; – apresentar processos de planejamento estratégico e elaboração de projetos culturais; – apresentar práticas sobre produção executiva. O curso consiste de aulas expositivas, participativas e dialógicas, abordando conceitos e práticas e propondo exercícios e vivências. Também fazem parte do processo a interação com profissionais da área, a realização de dinâmicas e simulações, a utilização de vídeos e a participação em atividades externas.

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A avaliação do curso será feita de maneira contínua e permanente. Todo o material produzido em aula será avaliado, assim como o envolvimento e a participação dos alunos com as atividades propostas. Além disso, para ser considerado aprovado o estudante deve obter no mínimo 75% de frequência sobre o total da carga horária proposta.

PROCESSO SELETIVO 2019

PRÉ-REQUISITOS

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá:

1. Ser maior de idade. Caso seja selecionado para a entrevista, deverá apresentar documento oficial com foto e data de nascimento (RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho);

2. Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio;

3. Residir e/ou desenvolver ações culturais nas Regiões Administrativas de Jacarepaguá e/ou da Cidade de Deus. Caso seja selecionado para a entrevista, deverá apresentar uma das opções abaixo: 3.1. – Residentes: conta de luz/gás/telefone ou declaração da associação de moradores; 3.2. – Agentes culturais: declaração da associação de moradores ou de instituições vinculadas às ações desenvolvidas ou registros de ações desenvolvidas (materiais de divulgação impressos ou online, vídeo-registro, clipping etc.).

4. Possuir vivência na área cultural compatível com a proposta do curso, comprovada por meio de apresentação pessoal e declaração de intenção escrita (limite de 2.000 caracteres) ou em vídeo (máximo de 2 minutos). Se o candidato optar pela versão escrita, deverá preencher a declaração no formulário de inscrição. Caso opte pela versão em vídeo, deverá informar no formulário um link válido para acesso ao vídeo online.

5. Ter ciência integral da proposta, por meio da leitura da apresentação do curso e das regras do processo seletivo, disponíveis no site: http://espacocultural.escolasesc.com.br

6. Possuir disponibilidade total de horário para acompanhar presencialmente as aulas.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no período de 28 de janeiro a 11 de fevereiro de 2019, exclusivamente pelo link: http://bit.ly/qualificacaoproducaocultural

SELEÇÃO

O processo seletivo será realizado em três etapas:

1ª Etapa – Habilitação (eliminatória) Verificação se o candidato preencheu a ficha de inscrição corretamente e cumpre os pré-requisitos estabelecidos neste edital.

2ª Etapa – Pré-seleção (eliminatória) Avaliação da carta ou vídeo de apresentação, considerando a vivência do candidato na área cultural, sua relação com a região em que atua e suas expectativas sobre o curso.

3ª Etapa – Entrevistas (classificatória) Os candidatos pré-selecionados na 2ª etapa serão convocados para uma entrevista, a fim de identificar sua adequação ao perfil do curso. A convocação será realizada por e-mail, no dia 21 de fevereiro de 2019. As entrevistas serão realizadas nos dias 23 e 25 de fevereiro de 2019. No dia da entrevista os candidatos deverão apresentar original e xerox dos documentos que comprovem que cumprem os pré-requisitos da convocatória.

RESULTADOS

Os alunos selecionados serão convocados por e-mail, no dia 27 de fevereiro de 2019. Caso haja desistência, o Espaço Cultural Escola Sesc poderá, a seu critério, convocar candidatos suplentes. Os resultados do presente processo seletivo serão válidos apenas para o preenchimento das vagas estipuladas nesta convocatória, não havendo, em hipótese alguma, reserva de vagas para processos futuros.

MATRÍCULA

Para efetivação da matrícula e acesso à primeira aula, os alunos selecionados deverão assinar o termo de compromisso no qual se comprometem a seguir as normas da Escola Sesc de Ensino Médio, colaborar para o bom andamento da qualificação e frequentar o curso com assiduidade ao longo dos seis meses de aula.

PENALIDADES

Caso o aluno apresente frequência ou rendimento inferior a 75% do programa proposto, ficará impedido de participar das ações de formação da Escola Sesc de Ensino Médio pelo período de 18 meses, salvo casos excepcionais, desde que apresentada e comprovada justificativa de força maior.

DISPOSIÇÕES GERAIS

O Espaço Cultural Escola Sesc reserva-se o direito de prorrogar o processo seletivo, alterar datas e horários ou cancelar as turmas, com aviso prévio aos candidatos, por eventuais necessidades. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Espaço Cultural Escola Sesc.

Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 2019.

%d blogueiros gostam disto: