Espaço Cultural Escola Sesc

REGULAMENTO UZINA 2019 – LABORATÓRIOS DE ARTES

1. O PROJETO UZINA

O Projeto Uzina – Laboratórios de Artes foi elaborado pelo Espaço Cultural Escola Sesc a fim de oferecer ao público em geral atividades educacionais de investigação e criação artístico-cultural, proporcionando oportunidades de ampliação de repertórios e conhecimentos técnicos em arte e cultura para iniciados e iniciantes.

São ofertados cursos gratuitos em linguagens artísticas e manifestações culturais que visam ao desenvolvimento cultural tanto na esfera individual – subjetividade – como coletiva – na comunidade em que cada participante se insere.

2. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1. O processo de concessão de vagas do Projeto Uzina é regido por este Edital.

2.2. As vagas anunciadas na atividade são gratuitas.

2.3. Serão abertas vagas para o processo seletivo em quantidade cinco (5) vezes superior ao número de vagas disponíveis em cada curso oferecido.

2.4. A pré-inscrição para preenchimento das vagas é realizado a partir do preenchimento, pelo/a candidato/a ou seu/sua representante, em formulário eletrônico disponibilizado no site da Escola Sesc de Ensino Médio.

2.5. Cada candidato/a só poderá inscrever-se em até dois (2) cursos distintos, desde que as aulas não ocorram no mesmo horário.

2.6. O preenchimento do formulário eletrônico não garante a participação do/a candidato/a no(s) curso(s) selecionado(s), sendo imprescindível ao/à candidato/a a participação no primeiro dia de aula, conforme item 4.1 deste Edital.

2.7. O formulário eletrônico de inscrição estará disponível na internet a partir das 10h do dia 11 de fevereiro de 2019, permanecendo disponível até as 18h do dia 18 de fevereiro do mesmo ano, impreterivelmente, ou até o esgotamento das vagas disponíveis em cada curso.

3. REQUISITOS BÁSICOS PARA PRÉ-INSCRIÇÃO

3.1. Poderá se matricular em um dos cursos do Projeto Uzina o/a candidato/a que atender aos seguintes requisitos:

a) possuir documento de identidade com foto;

b) apresentar CPF próprio ou do/a responsável legal;

c) ter no mínimo 13 anos completos no ato da pré-inscrição (nascidos/as até 11 de fevereiro de 2006).

4. EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO

4.1. O/A candidato/a deverá comparecer na Escola Sesc de Ensino Médio no primeiro dia de aula, durante a semana que se inicia no dia 18 de março (segunda-feira) até 22 de março (sexta-feira), no(s) dia(s) correspondente(s) ao(s) da(s) aula(s) do(s) curso(s) em que se inscreveu para confirmar sua pré-inscrição e participar do processo seletivo com o/a(s) professor/a(es/as) do(s) curso(s).

5. DISPOSIÇÕES ESPECÍFICAS

5.1. Sobre os laboratórios, o Espaço Cultural Escola Sesc e os ministrantes:

  1. a) o Espaço Cultural Escola Sesc é o responsável pela realização, produção, organização e administração das atividades de todos os laboratórios;
  2. b) os/as ministrantes dos laboratórios são profissionais qualificados/as e experientes em suas áreas de atuação. Seus objetivos são contribuir e direcionar a formação dos/as estudantes;
  3. c) poderão ser convocadas pelo Espaço Cultural Escola Sesc / Uzina reuniões periódicas ou extraordinárias com a presença de estudantes e ministrantes, sendo a convocação por meios eletrônicos ou presenciais;
  4. d) todo e qualquer material escrito, intelectual e/ou obras artísticas resultantes dos laboratórios ou neles produzido será de domínio e usufruto do Espaço Cultural Escola Sesc, sem qualquer ônus à instituição, que poderá fazer uso, de forma não comercial, em seus projetos e atividades voltados às comunidades interna e externa.

5.2. Sobre horários, frequência e conduta dentro das instalações da Escola Sesc:

  1. a) ausências e atrasos deverão ser comunicados com antecedência mínima de 24h (vinte e quatro horas) diretamente à Secretaria do Uzina;
  2. b) serão toleradas somente 25% de faltas por laboratório e estas deverão ser comunicadas, por escrito, à Secretaria do Uzina. Após a terceira falta, o/a estudante será, automaticamente, desligado/a do laboratório;
  3. c) a tolerância de atraso é de 10 minutos. A cada dois atrasos de 10 a 30 minutos será contabilizada uma falta. Não será permitida a entrada de estudantes com atraso de mais de 30 minutos;
  4. d) as faltas só serão abonadas mediante apresentação de atestado médico, falecimento na família, apresentação de declaração de cumprimento de obrigações previstas em lei ou em casos específicos que serão julgados por equipe pertinente do Espaço Cultural Escola Sesc;
  5. e) será observado o uso excessivo de atestados e declarações no cômputo final de cada laboratório, realizado após a última aula do mesmo;
  6. f) não é permitido fumar ou consumir bebidas alcoólicas ou substâncias ilícitas em nenhum local do campus da Escola Sesc de Ensino Médio, inclusive no teatro e nos camarins;
  7. h) não é permitido circular de chinelo no campus da Escola Sesc de Ensino Médio;
  8. i) não é permitida a entrada de convidados/as de estudantes. Casos específicos deverão ser informados previamente à coordenação do projeto;
  9. j) será permitida a entrada de pais, mães e irmãos/ãs como acompanhantes aos/às estudantes menores de idade;
  10. k) para trânsito de participantes dos laboratórios na Escola Sesc de Ensino Médio, devem ser observadas sempre as orientações dos funcionários do Espaço Cultural Escola Sesc ou de qualquer servidor da Escola Sesc.

5.3. Sobre permanência e conclusão:

  1. a) o/a estudante que cumprir a carga horária mínima de 75% de frequência no curso e for aprovado pelo/a ministrante ao término do laboratório receberá um certificado de conclusão emitido pela Escola Sesc de Ensino Médio;
  2. b) no caso de abandono do curso ou excesso de faltas no período, o/a participante ficará impedido/a de participar das atividades do Uzina durante um ano;
  3. c) quaisquer outras questões referentes ao funcionamento e normas dos laboratórios serão ponderadas, julgadas e respondidas pelo Espaço Cultural Escola Sesc e seus representantes.

6. DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. A pré-inscrição do candidato implica na aceitação prévia das normas estabelecidas neste Regulamento.

6.2. A vaga concedida ao candidato não compreende qualquer espécie de auxílio financeiro para transporte ou alimentação no decorrer do curso.

6.3. A Escola Sesc de Ensino Médio reserva-se o direito de cancelar, adiar ou remanejar turmas que não alcancem o número mínimo de inscrições para realização do(s) curso(s).

6.4. A Escola Sesc de Ensino Médio, a seu exclusivo critério, reserva-se o direito de cancelar este presente Edital, considerando as questões operacionais e administrativas que o tornem inexequível.

6.5. Questões omissas a este Edital serão deliberadas por comissão determinada por representantes e/ou servidores/as da Escola Sesc de Ensino Médio.

Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 2019.

Espaço Cultural Escola Sesc
Escola Sesc de Ensino Médio

CURSOS E VAGAS DISPONÍVEIS

AUDIOVISUAL

Produção e edição audiovisual

5ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 6 (seis)

Um filme no bolso: como fazer cinema com celular – “Um celular na mão, uma ideia na cabeça”. A popularização da tecnologia dos smartphones permite o surgimento de novos autores cinematográficos. Mas para dar potência à sua voz autoral, os novos cineastas precisam conhecer os conceitos básicos da arte cinematográfica: principais movimentos cinematográficos; argumento e roteiro; direção e direção de atores; fotografia; montagem; edição de som e trilha sonora; produção; distribuição e novos mercados.

Crítica de Cinema

5ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 6 (seis)

Um olhar crítico sobre o cinema – Este curso visa descortinar aos estudantes um panorama dos momentos mais expressivos da sétima arte. Os encontros irão alternar-se entre uma abordagem teórico-estética do cinema, a fruição de produções relevantes de hoje e de ontem, e a preparação e o exercício da escrita de uma crítica cinematográfica.

ARTES CÊNICAS

Cenografia

2ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 6 (seis)

Criação da cenografia para um espetáculo teatral. Processos de análise dramatúrgica, pesquisa teórica, cronograma de execução, orçamento, montagem e desmontagem. Criação de planta baixa, maquete e adereços cênicos. Construção do cenário. Registro, em portfólio, de todas as etapas da criação.

Dança contemporânea

4ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 6 (seis)

O corpo na dança. Jogos e improvisações que visam estimular o autoconhecimento, a criatividade e as relações interpessoais. Processo coletivo de criação coreográfica. Ênfase em aspectos como: senso rítmico, concentração, energia, coordenação motora, domínio do espaço e qualidade dos movimentos.

Hip-hop: introdução às danças urbanas

4ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 8 (oito)

História da cultura hip-hop no Brasil e no mundo. Consciência corporal e introdução aos movimentos básicos das linguagens das danças urbanas / street dance. Introdução aos estilos popping, locking e breaking, e outros subgêneros das danças urbanas.

Figurino

2ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 6 (seis)

História do vestuário e do figurino. Elementos que compõem um figurino. Estudo das diferenças do figurinista de cinema, teatro e vídeo. Criação, processo e elaboração do figurino da Companhia de Teatro da Escola Sesc.

Mergulho no circo – acrobacia

Turma I  – 5ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 10 (dez)

Turma II  – 5ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 10 (dez)

Técnicas circenses: acrobacias de solo e aérea. Aparelhos aéreos: tecido e trapézio. Jogos e desafios físicos. Trabalho em equipe e criação coletiva. Mercado circense: Brasil e mundo.

Mergulho no circo – palhaçaria e malabares 

5ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 10 (dez)

Técnicas circenses: expressão corporal, malabares e palhaçaria. Jogos e desafios afetivos que visam promover um olhar do mundo sob a ótica da comicidade. Mercado circense: Brasil e mundo.

NUPA – Núcleo de Pesquisa em Atuação 

4ª feira | 16h50 às 20h30
Vagas: 20 (vinte)

Pré-requisito: experiência anterior com teatro.

O NUPA é um núcleo de pesquisa e desenvolvimento das técnicas teatrais para estudantes de teatro e atores/atrizes em formação. O núcleo se propõe a trabalhar interpretação, expressões vocal e corporal, gêneros teatrais, análise dramatúrgica, elementos cênicos e construção colaborativa.

Módulo 1: Os Jogos teatrais e a criação da cena

Módulo 2: O corpo em cena

Módulo 3: A voz em cena

Módulo 4: A Máscara

Módulo 5: Teatro Gestual

Módulo 6: A Dramaturgia e a cena

Teatro I

Turma I – 5ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 8 (oito)

Turma II  – 5ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 8 (oito)

Técnicas teatrais: exercícios vocais, expressão corporal, improvisação e construção cênica. Jogos teatrais com foco em criatividade, confiança, desinibição, criticidade e trabalho em equipe. Análise de obras teatrais: criação e fruição.

Teatro II

2ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 8 (oito)

Técnicas teatrais: exercícios vocais, expressão corporal, análise e pesquisa dramatúrgica, improvisação e criação cênica. Jogos teatrais com foco na relação entre a atuação e os demais elementos cênicos. Análise de obras teatrais: criação e fruição. Construção de personagens.

Teatro musical I

2ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 6 (seis)

Relações entre teatro e música, canção e texto dramático. Trajetória do teatro musical no Brasil. Origens e influências. Pesquisa e a análise dramatúrgica de obras teatrais musicais. Técnicas de interpretação e criação pertinentes ao gênero. Mercado teatral.

Teatro musical II

2ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 6 (seis)

Relações entre teatro e música, canção e texto dramático. Trajetória do teatro musical no Brasil. Origens e influências. Pesquisa e a análise dramatúrgica de obras teatrais musicais. Técnicas de interpretação e criação pertinentes ao gênero. Mercado teatral.

ARTES VISUAIS

Arte e Artesanato
4ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 6 (seis)

A disciplina oferece espaço de criação com o desenvolvimento de projetos de pesquisa de técnicas, materiais e conteúdos diversos relacionados às artes aplicadas. Estudo de materiais sustentáveis e o conceito de artesanato. Composição de objetos funcionais utilizando os princípios básicos da criação artística, como elementos da forma e iconografia.

História da arte 

6ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 6 (seis)

Estudo dos conceitos fundamentais da arte ocidental e as suas transformações ao longo da História. Análises formal e iconográfica e as suas especificidades no contexto de sua produção. Pesquisa sobre o naturalismo desenvolvido na Grécia clássica, a sua difusão no Império Romano e, posteriormente, consolidado com o advento da fotografia. Discussão sobre os termos “naturalismo”, “esquematismo” e “expressionismo” a partir da matriz grega de representação. Os períodos de ruptura com o modelo clássico e as reações de restabelecimento da tradição. A arte moderna e as novas formas de apresentação do mundo.

Arte contemporânea

4ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 6 (seis)

Estudo dos movimentos da arte contemporânea, do pós-Segunda Guerra aos dias atuais. Exploração das diferentes propostas, como pintura, colagem, instalação, performance e demais técnicas e suportes para a criação artística. Análise da quebra ou alargamento de fronteiras no fazer artístico, como apropriações e ressignificações.

Desenho e ilustração

Turma I – 4ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 6 (seis)

Turma II – 4ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 6 (seis)

Estudo direcionado para a criação de personagens, com exercícios de ritmo anatômico, expressões, funcionamento dos elementos do rosto. Pesquisa exploratória e com processo de três etapas com referência de foto, mais 3 processo de três etapas sem referência de foto. Estudo de desenhos em miniatura e de desenhos de gestos. Análise da anatomia de animais e de estilização de objetos. Estudo de pintura pelo olhar de um pintor clássico. Desenvolvimento de projeto individual final.

Escultura

4ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 6 (seis)

Estudo da escultura dos movimentos pré-históricos aos dias atuais. Reflexão sobre o papel da escultura na história do homem e como ela colaborou para o processo de percepção do mundo. Análise e experimentação de técnicas, como esculpir e modelar, o uso de formas e demais processos ligados à história da escultura. Exploração do figurativo e do abstrato.

Experimentações artísticas

6ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 6 (seis)

Exploração de diferentes técnicas, materiais e temas para o desenvolvimento individual do estudante. Orientação para pesquisas e experimentações plásticas a partir de desafios oriundos de fatos cotidianos e de exemplos da história da arte. Prática e exercícios com os principais meios visuais, como pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, instalação e composição de objetos, entre outros. Reflexões teóricas para o embasamento dos projetos desenvolvidos, individuais e coletivos.

Criação e produção de moda

6ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 6 (seis)

História da moda nos séculos XIX e XX, seus principais estilistas e suas influências na moda. Análise de tecidos, estampas, cores, modelagem e costura. Processos de criação de moda: da ideia inicial a execução. Relação entre estilo, corpo e personalidade. Semelhanças e diferenças entre o produtor de moda, o figurinista e o estilista. Análise e reflexão sobre a moda conceitual, comercial, alta costura e fast fashion.

Tingimento natural

3ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 6 (seis)

Estudo da prática milenar que utiliza elementos da natureza para a pigmentação de tecidos. História dos pigmentos. Evolução dos pigmentos químicos. A industrialização da moda e seus malefícios. A importância do desenvolvimento da moda ética, na qual o meio ambiente e as pessoas são consideradas, respeitadas e preservadas. Atividades práticas orientadas no laboratório de química. Técnicas especiais de tingimento: tie dye e shibori.

Brechó Cabide

5ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 6 (seis)

O Brechó Cabide da Escola Sesc de Ensino Médio: conceito e trajetória. Contextualização histórica da moda nos séculos XIX e XX. Diferenças entre os brechós: como comprar, como vender e vantagens desse mercado. Repensar o consumismo, discutindo a importância da moda consciente e o papel dos brechós. Atividades práticas ligadas aos processos criativos (customização), operacionais e administrativos do Brechó Cabide (doações, vendas, mídias sociais, vitrine, divulgação e eventos).

Coletivo de Arte e Moda

4ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 12 (doze)

Pesquisa de técnicas de customização de roupas, produção de estampas, ressignificação de peças e experimentação com materiais comuns, inusitados e alternativos. Produção e organização de documentos (ensaios fotográficos, registros em vídeo, almanaques e catálogos) ligados a construção da memória visual e escrita das atividades do Brechó Cabide.

MÚSICA

Acordeom I

3ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 2 (duas)

Estudos das técnicas básicas para mão direita e mão esquerda. Introdução à leitura e escrita musical para o instrumento. Execução de melodias e acompanhamentos simples. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Improvisação por centros tonais e modais. Formação de repertório com ênfase em música brasileira. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Acordeom II

3ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 2 (duas)

Estudos técnicos para coordenação e independência entre as mãos. Padrões rítmicos para acompanhamento de gêneros musicais brasileiros. Desenvolvimento das técnicas de produção sonora, articulação e interpretação no instrumento. Desenvolvimento da leitura e escrita musical. Exercícios de percepção musical (intervalos, acordes e escalas). Desenvolvimento de repertório com ênfase em música brasileira. Introdução aos elementos de harmonia (escalas, intervalos e acordes: teoria, notação musical e prática). Improvisação por centros tonais e modais.

Bateria I

Turma I – 2ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 3 (três)

Turma II – 2ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 3 (três)

Turma III – 4ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 3 (três)

Estudo dos aspectos relativos à prática instrumental aplicada a repertório musical acessível ao aluno iniciante. Abordagem das técnicas necessárias à execução de bases rítmicas e desenvolvimento nos tambores (“viradas”). Introdução à leitura e escrita musical para o instrumento até semicolcheias (quartos de tempo). Estudo de gêneros musicais brasileiros (ex.: xote, toada, samba-canção, baião, ciranda) por meio do repertório selecionado. Desenvolvimento da criatividade e criticidade na produção e apreciação musical. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Bateria II

Turma I – 4ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 3 (três)

Turma II – 5ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 3 (três)

Desenvolvimento de bases rítmicas (“levadas”) e de “viradas” de bateria com maior grau de complexidade baseadas nas combinações de quartos de tempo (parciais de semicolcheias). Divisões ternárias: compassos compostos e quiálteras (tercinas e sextinas). Estudo de gêneros musicais brasileiros (ex.: samba, bossa nova, samba-funk, frevo e maracatu) por meio de repertório selecionado. Rudimentos de caixa e sua aplicação na bateria. Leitura rítmica para caixa e bateria.

Baixo elétrico

6ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 2 (duas)

Estudos técnicos para coordenação e independência entre as mãos. Introdução a leitura e escrita musical para o instrumento. Técnicas para construção de linhas de baixo para condução harmônica. Formação de escalas, acordes e suas digitações no braço do instrumento. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Improvisação por centros tonais e modais. Formação de repertório com ênfase em música brasileira. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Cajón

6ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 6 (seis)

O instrumento de percussão de origem afro-peruana e sua aplicação nos diversos gêneros musicais brasileiros e internacionais. Noções básicas de técnica, leitura, criação rítmica e improvisação por meio de prática em grupo (“roda de cajóns”). Desenvolvimento de repertório com ênfase em música brasileira. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Canto coral I

3ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 10 (dez)

Uso da voz como ferramenta de musicalização e desenvolvimento da percepção musical. Anatomia da voz. Estudos das técnicas vocais básicas para respiração, emissão e afinação. Introdução à leitura e escrita musical. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Formação de repertório com ênfase em música brasileira. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Canto coral II

3ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 10 (dez)

Uso da voz como ferramenta de musicalização e desenvolvimento da percepção musical. Anatomia da voz. Estudos das técnicas vocais básicas para respiração, emissão e afinação. Introdução à leitura e escrita musical. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Formação de repertório com ênfase em música brasileira.

Clarinete/Flauta I

3ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 2 (duas)

Estudos das técnicas instrumentais básicas para respiração, emissão e afinação. Introdução a leitura e escrita musical para o instrumento. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Improvisação por centros tonais e modais. Formação de repertório com ênfase em música brasileira. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Clarinete/Flauta II

3ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 2 (duas)

Desenvolvimento das técnicas de produção sonora, articulação e interpretação no instrumento. Desenvolvimento da leitura e escrita musical. Exercícios de percepção musical (intervalos, acordes e escalas). Desenvolvimento de repertório com ênfase em música brasileira. Introdução aos elementos de harmonia (escalas, intervalos e acordes: teoria, notação musical e prática). Improvisação por centros tonais e modais.

Hip-hop: Criação Musical no Rap

3ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 6 (seis)

História da cultura hip-hop no Brasil e no mundo. Introdução à linguagem musical a partir do rap (ritmo, harmonia e melodia; arranjos e instrumentações). O rap e seus subgêneros. Teorias e técnicas básicas para a produção e criação musical em rap/hip-hop: sequenciamento, programação, corte/sampling, scratching. O rap, o hip-hop e outras expressões musicais da diáspora negra, no Brasil e no mundo.

Percussão

Turma I – 3ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 6 (seis)

Turma II – 3ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 6 (seis)

Estudos das técnicas básicas. Padrões rítmicos para acompanhamentos de gêneros musicais brasileiros e universais. Introdução a leitura e escrita musical para o instrumento. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Exercícios de percepção musical (intervalos, acordes e escalas). Formação de repertório com ênfase em música brasileira. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Piano I

3ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 3 (três)

Estudos das técnicas básicas para mão direita e mão esquerda. Introdução a leitura e escrita musical para o instrumento. Execução de melodias e acompanhamentos simples. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Improvisação por centros tonais e modais. Formação de repertório com ênfase em música brasileira. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Piano II

3ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 2 (duas)

Estudos técnicos para coordenação e independência entre as mãos. Padrões rítmicos para acompanhamento de gêneros musicais brasileiros. Desenvolvimento das técnicas de produção sonora, articulação e interpretação no instrumento. Desenvolvimento da leitura e escrita musical. Exercícios de percepção musical (intervalos, acordes e escalas). Desenvolvimento de repertório com ênfase em música brasileira. Introdução aos elementos de harmonia (escalas, intervalos e acordes: teoria, notação musical e prática). Improvisação por centros tonais e modais.

Saxofone I

3ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 2 (duas)

Estudos das técnicas instrumentais básicas para respiração, emissão e afinação. Introdução a leitura e escrita musical para o instrumento. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Improvisação por centros tonais e modais. Formação de repertório com ênfase em música brasileira. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Saxofone II

3ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 2 (duas)

Desenvolvimento das técnicas de produção sonora, articulação e interpretação no instrumento. Desenvolvimento de leitura e escrita musical. Exercícios de percepção musical (intervalos, acordes e escalas). Desenvolvimento de 7 repertório com ênfase em música brasileira. Introdução aos elementos de harmonia (escalas, intervalos e acordes: teoria, notação musical e prática). Improvisação por centros tonais e modais.

Trompete/Trombone I

3ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 2 (duas)

Estudos das técnicas instrumentais básicas para respiração, emissão e afinação. Introdução a leitura e escrita musical para o instrumento. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Improvisação por centros tonais e modais. Formação de repertório com ênfase em música brasileira. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Trompete/Trombone II

3ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 2 (duas)

Desenvolvimento das técnicas de produção sonora, articulação e interpretação no instrumento. Desenvolvimento de leitura e escrita musical. Exercícios de percepção musical (intervalos, acordes e escalas). Desenvolvimento de repertório com ênfase em música brasileira. Introdução aos elementos de harmonia (escalas, intervalos e acordes: teoria, notação musical e prática). Improvisação por centros tonais e modais.

Violão/guitarra I

Turma I – 2ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 4 (quatro)

Turma II – 2ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 4 (quatro)

Estudos técnicos para coordenação e independência entre as mãos. Introdução a leitura e escrita musical para o instrumento. Técnicas para construção de conduções harmônicas. Formação de escalas, acordes e suas digitações no braço do instrumento. Improvisação por centros tonais e modais. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Formação de repertório com ênfase em música brasileira. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Violão/guitarra II

4ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 4 (quatro)

Tríades e tétrades diatônicas e suas extensões (tonalidades maiores e menores). Técnicas para construção de conduções harmônicas. Formação de escalas, acordes e suas digitações no braço do instrumento. Improvisação por centros tonais e modais. Desenvolvimento de leitura e escrita musical. Exercícios de percepção musical (intervalos, acordes e escalas). Desenvolvimento de repertório com ênfase em música brasileira.

Violão/guitarra III

5ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 2 (duas)

Desenvolvimento dos estudos de harmonia e improvisação. Análise harmônica e melódica. Formação de escalas, acordes e suas digitações no braço do instrumento. Técnicas para construção de conduções harmônicas. Exercícios de percepção musical (intervalos, acordes e escalas). Improvisação por centros tonais e modais. Desenvolvimento de repertório com ênfase em música brasileira.

Violino/Cello I

3ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 2 (duas)

Introdução aos estudos técnicos para uso do arco. Estudos técnicos para coordenação e independência entre as mãos. Estudos técnicos para afinação. O uso do pizzicato. Introdução a leitura e escrita musical para o instrumento. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Formação de repertório com ênfase em música brasileira. Improvisação por centros tonais e modais. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Violino II

3ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 2 (duas)

Desenvolvimento de estudos técnicos para uso do arco. Estudos técnicos progressivos para coordenação e independência entre as mãos. Desenvolvimento das técnicas de produção sonora, articulação e interpretação no instrumento. Desenvolvimento da leitura e escrita musical. Exercícios de percepção musical (intervalos, acordes e escalas). Desenvolvimento de repertório com ênfase em música brasileira. Introdução aos elementos de harmonia (escalas, intervalos e acordes: teoria, notação musical e prática). Improvisação por centros tonais e modais.