Espaço Cultural Escola Sesc

EDITAL UZINA – LABORATÓRIOS DE ARTES

CURSOS REFERENTES AO 2° SEMESTRE DE 2018

1. O PROJETO UZINA

O Projeto Uzina – Laboratórios de Artes foi elaborado pela Coordenação Geral de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio a fim de oferecer ao público em geral atividades educacionais de investigação e criação artístico-cultural, proporcionando oportunidades de ampliação de repertórios e conhecimentos técnicos em arte e cultura para iniciados e iniciantes.

São ofertados cursos gratuitos em linguagens artísticas e manifestações culturais que visam ao desenvolvimento cultural tanto na esfera individual – subjetividade – como coletiva – na comunidade em que cada participante se insere.

2. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1. O processo de concessão de vagas do Projeto Uzina é regido por este Edital.

2.2. As vagas anunciadas na atividade são gratuitas.

2.3. Serão abertas vagas para o processo seletivo em quantidade três (3) vezes superior ao número de vagas disponíveis em cada curso oferecido.

2.4. A pré-inscrição para preenchimento das vagas é realizado a partir do preenchimento, pelo/a candidato/a ou seu/sua representante, em formulário eletrônico disponibilizado no site da Escola Sesc de Ensino Médio.

2.5. Cada candidato/a só poderá inscrever-se em até dois (2) cursos distintos, desde que as aulas não ocorram no mesmo horário.

2.6. O preenchimento do formulário eletrônico não garante a participação do/a candidato/a no(s) curso(s) selecionado(s), sendo imprescindível ao/à candidato/a a participação no primeiro dia de aula, conforme item 4.1 deste Edital.

2.7. O formulário eletrônico de inscrição estará disponível na internet a partir das 9h do dia 23 de julho de 2018, permanecendo disponível até as 18h do dia 26 de julho do mesmo ano, impreterivelmente.

3. REQUISITOS BÁSICOS PARA PRÉ-INSCRIÇÃO

3.1. Poderá se matricular em um dos cursos do Projeto Uzina o/a candidato/a que atender aos seguintes requisitos:

a) possuir documento de identidade com foto;

b) apresentar CPF próprio ou do/a responsável legal;

c) ter no mínimo 13 anos completos no ato da pré-inscrição (nascidos/as até 23 de julho de 2005).

4. EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO

4.1. O/A candidato/a deverá comparecer na Escola Sesc de Ensino Médio no primeiro dia de aula, no(s) dia(s) correspondente(s) ao(s) da(s) aula(s) do(s) curso(s) em que se inscreveu para confirmar sua pré-inscrição e participar do processo seletivo com o/a(s) professor/a(es/as) do(s) curso(s).

5. DISPOSIÇÕES ESPECÍFICAS

5.1. Sobre os laboratórios, a Coordenação Geral de Cultura e os ministrantes:

  1. a) a Coordenação Geral de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio é a responsável pela realização, produção, organização e administração das atividades de todos os laboratórios;
  2. b) os/as ministrantes dos laboratórios são profissionais qualificados/as e experientes em suas áreas de atuação. Seus objetivos são contribuir e direcionar a formação dos/as estudantes;
  3. c) poderão ser convocadas pela Coordenação Geral de Cultura / Uzina reuniões periódicas ou extraordinárias com a presença de estudantes e ministrantes, sendo a convocação por meios eletrônicos ou presenciais;
  4. d) todo e qualquer material escrito, intelectual e/ou obras artísticas resultantes dos laboratórios ou neles produzido será de domínio e usufruto da Coordenação Geral de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio, sem qualquer ônus à instituição, que poderá fazer uso, de forma não comercial, em seus projetos e atividades voltados às comunidades interna e externa.

5.2. Sobre horários, frequência e conduta dentro das instalações da Escola Sesc:

  1. a) ausências e atrasos deverão ser comunicados com antecedência mínima de 24h (vinte e quatro horas) diretamente à Secretaria da Uzina;
  2. b) serão toleradas somente 25% de faltas por laboratório e estas deverão ser comunicadas, por escrito, à Secretaria da Uzina. Após a terceira falta, o/a estudante será, automaticamente, desligado/a do laboratório;
  3. c) a tolerância de atraso é de 10 minutos. A cada dois atrasos de 10 a 30 minutos será contabilizada uma falta. Não será permitida a entrada de estudantes com atraso de mais de 30 minutos;
  4. d) as faltas só serão abonadas mediante apresentação de atestado médico, falecimento na família, apresentação de declaração de cumprimento de obrigações previstas em lei ou em casos específicos que serão julgados por equipe pertinente da Coordenação Geral de Cultura da Escola Sesc;
  5. e) será observado o uso excessivo de atestados e declarações no cômputo final de cada laboratório, realizado após a última aula do mesmo;
  6. f) não é permitido fumar ou consumir bebidas alcoólicas ou substâncias ilícitas em nenhum local do campus da Escola Sesc de Ensino Médio, inclusive no teatro e nos camarins;
  7. h) não é permitido circular de chinelo no campus da Escola Sesc de Ensino Médio;
  8. i) não é permitida a entrada de convidados/as de estudantes. Casos específicos deverão ser informados previamente à coordenação do projeto;
  9. j) será permitida a entrada de pais, mães e irmãos/ãs como acompanhantes aos/às estudantes menores de idade;
  10. k) para trânsito de participantes dos laboratórios na Escola Sesc de Ensino Médio, devem ser observadas sempre as orientações dos funcionários da Coordenação Geral de Cultura ou de qualquer servidor da Escola Sesc.

5.3. Sobre permanência e conclusão:

  1. a) o/a estudante que cumprir a carga horária mínima de 75% de frequência no curso e for aprovado pelo/a ministrante ao término do laboratório receberá um certificado de conclusão emitido pela Escola Sesc de Ensino Médio;
  2. b) no caso de abandono do curso ou excesso de faltas no período, o/a participante ficará impedido/a de participar das atividades do Uzina durante um ano;
  3. c) quaisquer outras questões referentes ao funcionamento e normas dos laboratórios serão ponderadas, julgadas e respondidas pela Coordenação Geral de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio e seus representantes.

DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. A pré-inscrição do candidato implica na aceitação prévia das normas estabelecidas neste Edital.

6.2. A vaga concedida ao candidato não compreende qualquer espécie de auxílio financeiro para transporte ou alimentação no decorrer do curso.

6.3. A Escola Sesc de Ensino Médio reserva-se o direito de cancelar, adiar ou remanejar turmas que não alcancem o número mínimo de inscrições para realização do(s) curso(s).

6.4. A Escola Sesc de Ensino Médio, a seu exclusivo critério, reserva-se o direito de cancelar este presente Edital, considerando as questões operacionais e administrativas que o tornem inexequível.

6.5. Questões omissas a este Edital serão deliberadas por comissão determinada por representantes e/ou servidores/as da Escola Sesc de Ensino Médio.

Rio de Janeiro, 5 de julho de 2018.

Coordenação Geral de Cultura
Escola Sesc de Ensino Médio

CURSOS E VAGAS DISPONÍVEIS

ARTES CÊNICAS

Cenografia
2ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 10 (dez)

Criação da cenografia para um espetáculo teatral. Processos de análise dramatúrgica, pesquisa teórica, cronograma de execução, orçamento, montagem e desmontagem. Criação de planta baixa, maquete e adereços cênicos. Construção do cenário. Registro, em portfólio, de todas as etapas da criação.

Teatro musical
2ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 7 (sete)

Relações entre teatro e música, canção e texto dramático. Trajetória do teatro musical no Brasil. Origens e influências. Pesquisa e a análise dramatúrgica de obras teatrais musicais. Técnicas de interpretação e criação pertinentes ao gênero. Mercado teatral.

Teatro II
2ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 5 (cinco)

Técnicas teatrais: exercícios vocais, expressão corporal, análise e pesquisa dramatúrgica, improvisação e criação cênica. Jogos teatrais com foco na relação entre a atuação e os demais elementos cênicos. Análise de obras teatrais: criação e fruição. Construção de personagens. Indicado para estudantes com conhecimentos mínimos no tema, sujeitos à avaliação.

Dança contemporânea
4ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 10 (dez)

O corpo na dança. Jogos e improvisações que visam estimular o autoconhecimento, a criatividade e as relações interpessoais. Processo coletivo de criação coreográfica. Ênfase em aspectos como: senso rítmico, concentração, energia, coordenação motora, domínio do espaço e qualidade dos movimentos.

Palhaçaria e malabares
5ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 10 (dez)

Técnicas circenses: expressão corporal, malabares e palhaçaria. Jogos e desafios afetivos que visam promover um olhar do mundo sob a ótica da comicidade. Mercado circense: Brasil e mundo.

MÚSICA

Trompete/Trombone I
3ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 4 (quatro)

Estudos das técnicas instrumentais básicas para respiração, emissão e afinação. Introdução a leitura e escrita musical para o instrumento. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Formação de repertório com ênfase em música brasileira. Improvisação por centros tonais e modais. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Canto coral
3ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 20 (vinte)

Uso da voz como ferramenta de musicalização e desenvolvimento da percepção musical. Anatomia da voz. Estudos das técnicas vocais básicas para respiração, emissão e afinação. Introdução à leitura e escrita musical. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Formação de repertório com ênfase em música brasileira.

Acordeom I
3ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 4 (quatro)

Estudos das técnicas básicas para mão direita e mão esquerda. Introdução à leitura e escrita musical para o instrumento. Execução de melodias e acompanhamentos simples. Estudo das dimensões sonoras (altura, duração, intensidade e timbre) e musicais (rítmica, melódica e harmônica). Improvisação por centros tonais e modais. Formação de repertório com ênfase em música brasileira. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

Cajón
6ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 5 (cinco)

O instrumento de percussão de origem afro-peruana e sua aplicação nos diversos gêneros musicais brasileiros e internacionais. Noções básicas de técnica, leitura, criação rítmica e improvisação por meio de prática em grupo (“roda de cajóns”). Desenvolvimento de repertório com ênfase em música brasileira. Indicado para estudantes totalmente iniciantes.

ARTES VISUAIS

Arte contemporânea
4ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 5 (cinco)

Estudo dos movimentos da arte contemporânea, do pós-Segunda Guerra aos dias atuais. Exploração das diferentes propostas, como pintura, colagem, instalação, performance e demais técnicas, e suportes para a criação artística. Análise da quebra ou alargamento de fronteiras no fazer artístico, como apropriações e ressignificações.

Desenho e ilustração
4ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 5 (cinco)

Estudo direcionado à criação de personagens, com exercícios de ritmo anatômico, expressões, funcionamento dos elementos do rosto. Pesquisa exploratória e com processo de três etapas com referência de foto, mais processo de três etapas sem referência de foto. Estudo de desenhos em miniatura e de desenhos de gestos. Análise da anatomia de animais e de estilização de objetos. Estudo de pintura pelo olhar de um pintor clássico. Desenvolvimento de projeto individual final.

História geral da Arte (turma 1)
3ª feira | 16h50 às 18h30
Vagas: 8 (oito)

História geral da Arte (turma 2)
3ª feira | 18h50 às 20h30
Vagas: 8 (oito)

Estudo dos conceitos fundamentais da Arte ocidental e as suas transformações ao longo da História. Análises formal e iconográfica, e as suas especificidades no contexto de sua produção. Pesquisa sobre o naturalismo desenvolvido na Grécia clássica, a sua difusão no Império Romano e, posteriormente, consolidado com o advento da fotografia. Discussão sobre os termos “naturalismo”, “esquematismo” e “expressionismo” a partir da matriz grega de representação. Os períodos de ruptura com o modelo clássico e as reações de restabelecimento da tradição. A Arte moderna e as novas formas de apresentação do mundo.